Você já conhece a escritura pública digital?

Tendências jun 23, 2025

Uma novidade para te auxiliar a lidar com todos os tipos de burocracia da compra, venda e até transferência de imóvel é a escritura pública digital! Esse documento tem como principal função consagrar, atestar e formalizar todos os processos que envolva determinada propriedade por meio de uma conferência, onde as pessoas físicas ou jurídicas envolvidas no ato devem participar.

O mesmo pode ser dito de sua versão digital, que além de realizar e atestar todos esses fatores importantes, assim como o documento original, tem como vantagens e benefícios exclusivos o fato de ser digital. Ou seja, oferece muito mais praticidade e, até mesmo segurança, já que é conservado na nuvem e com muita tecnologia.

O que é escritura digital?

A escritura digital é uma versão digital do documento que atesta a compra, venda e transferência de imóveis. Esse é um dos documentos mais tradicionais quando o assunto é lidar com casas, terrenos ou qualquer outro assunto referente a imobiliária e, agora, ele existe em versão digital.

Como um documento online, ele permite as facilidades associadas a essa categoria. É possível assinar uma escritura digital em casa, sem a necessidade de ir até o cartório, por exemplo. É possível até mesmo acessá-lo remotamente, sem a necessidade de tê-lo fisicamente em mãos.

Para garantir toda a segurança necessária para um documento dessa natureza, a assinatura de uma escritura pública digital é realizada por meio de videoconferências, onde o certificado digital de ambas as partes é utilizado.

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Qual a importância de uma escritura?

A escritura é importante no ato da compra, venda e transferência de uma casa, terreno ou mesmo apartamento. Desse modo, essa operação é formalizada de uma vez por todas, e a autoridade sobre o imóvel é atribuída àquele que foi apontado como seu proprietário pela escritura pública.

Para que serve a escritura digital?

Em termos gerais, a escritura pública digital serve para o mesmo propósito que a comum: formaliza as operações realizadas com um imóvel. Com a diferença que dessa vez o documento é digital, assinado de maneira remota e pode até ser acessado posteriormente, sem a necessidade de cópia física.

Por que fazer a escritura pública digital online?

Existe uma série de fatores que fazem da escritura pública digital mais vantajosa que o documento comum, uma vez que pode ser assinada de casa ou do escritório, bastando ter acesso à internet e um certificado digital. Desse modo, você já tem o documento pronto e completo, com a mesma validade do documento convencional.

Todas as facilidades oferecidas, como a praticidade, economia de tempo, dinheiro e segurança estão presentes em uma escritura pública digital. Além de formalizar os mesmos aspectos que um documento original. Sem sombra de dúvidas, é um recurso indispensável para homens de negócios e empresas.

Quando fazer uma escritura digital?

Sempre que houver necessidade de assinar uma escritura, é possível optar pelo seu documento digital. Seu uso é mais rápido, prático e, ainda, permite que você possa realizar o processo de onde estiver, basta uma conexão com a internet e um certificado digital para conseguir acesso à sua assinatura.

Como eu faço o certificado digital e-notariado?

Obter seu certificado digital e-notariado é simples, basta se dirigir até um cartório com todos os seus documentos. Fique tranquilo, pois a emissão e registro são totalmente gratuitos! E esse é um recurso necessário para realizar a emissão de uma escritura pública digital.

No cartório de notas basta mencionar para o atendente o que deseja, que será agilizado o serviço do certificado digital. Atente-se quanto ao que é necessário para transcorrer sem problemas a sua solicitação!

  • Digitais;
  • Documento de identidade;
  • Foto;
  • Dados cadastrais como endereço.

Em posse de todas essas informações, dados e documentos você está pronto para realizar a emissão do certificado e-notariado. E, uma vez que tiver o certificado, pode assinar o documento de escritura pública digital sem qualquer problema. É possível realizar a solicitação do certificado e-notariado online, mas para isso é necessário ter um e-CPF.

E a parte da escritura pública digital, como fazer?

A escritura pública digital é sempre realizada por videoconferência, onde o tabelião e as partes se encontram e passam a realizar o procedimento. Todas as partes devem apresentar seus respectivos documentos, especialmente o certificado e-notariado, que é fundamental para assinar o documento.

Uma vez reunidos todos os requisitos e critérios para a assinatura online do documento, basta realizar a videoconferência com o tabelião. É um modo prático de ter a escritura em mãos sem necessitar passar por toda a burocracia ou mesmo se dirigir até um cartório físico e passar pelo procedimento padrão.

Vale mencionar que não é necessário estar no Brasil para realizar esse processo online. É possível realizar a mesma videoconferência de outro país para assinar de maneira virtual a sua escritura digital.

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Quais as vantagens em ter uma escritura pública digital?

Existem várias vantagens em optar por uma escritura digital, como a praticidade e, até mesmo, a segurança de assinar um documento eletrônico. É a união perfeita entre o útil, prático e necessário com o agradável, afinal, sem sair de casa, você tem acesso a todos os benefícios oferecidos por uma escritura.

Há, ainda, muitas outras vantagens e benefícios que podem ser associados à versão digital do tradicional documento. Veja cada uma delas abaixo e como é importante para você e sua rotina optar por este método.

Praticidade

De todas as vantagens a que mais se destaca é a praticidade do método, já que é possível assinar sua escritura digital de qualquer lugar do país sem sair de casa. Ou melhor, de qualquer lugar do mundo, já que os certificados digitais e os meios utilizados podem ser conectados independente do país.

Logo, se no meio de uma negociação para a compra de um imóvel você precisou sair de sua cidade ou realizou uma viagem a negócios, fique tranquilo. Por meio da escritura digital e desse modo facilitado de assinar o documento você pode obter a sua escritura de qualquer lugar.

Segurança

Um fator que chama a atenção na assinatura da escritura digital é toda a segurança empregada no processo. Muitos têm a impressão errônea de que por se tratar de um modo remoto de assinar um documento, esse processo é muito menos seguro do que o físico aonde as partes se reúnem.

Nada disso, uma escritura digital é tão ou mais segura do que a assinatura padrão do documento. Os certificados digitais garantem a lisura e legalidade de todo o processo.

Credibilidade

E não pense que pelo fato da escritura ser digital ela não tem a mesma validade e credibilidade que um documento assinado presencialmente. Ambas as formas garantem os mesmos princípios, com a diferença que uma é assinada de modo online, tendo todo o seu processo feito do conforto de sua casa.

Economia

Por fim, temos a economia, e pode não parecer, mas assinar uma escritura de modo digital é muito mais econômico do que presencial. Sem a necessidade de se dirigir até o cartório de notas, você pode economizar tanto tempo quanto dinheiro.

Outro fator que contribui para a economia é que o certificado digital e-notariado é totalmente gratuito. Ou seja, você não precisa pagar nada para obter um dos maiores requisitos para realizar o processo pela internet.

Opte pela escritura pública digital para realizar a assinatura do seu documento. Desta forma, é possível formalizar a compra e venda de um imóvel à distância. É a praticidade necessária que você necessita, tudo de maneira segura e bastante simples.

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