“Menos é chato”. É dessa frase do arquiteto Robert Venturi que o maximalismo começa a ganhar popularidade no mundo da decoração. Em uma clara contradição ao “menos é mais” do minimalismo, esse estilo de decoração tem como principal característica a liberdade, a criatividade e a expressão.
A decoração maximalista é para quem gosta de elementos excêntricos, como mistura de estampas, cores e épocas. É um estilo de decoração que deixa as pessoas livres para escolherem os componentes, então, se você gosta de ousar e está procurando um estilo que permite total liberdade, vem com a gente que vamos te explicar tudo!
Mas o que é o maximalismo?
O Maximalismo é um estilo que prioriza o exagero e a sobreposição de estilos e tendências. Com ele você pode abusar das cores e das texturas. Pense em tons de cores vibrantes, papeis de parede estampados, tapetes em camadas sobrepostas, cortinas coloridas e sofás gigantes.
A regra aqui é ouse decorar do jeito que você gosta. Use sua própria história com utensílios que transmitem afeto e objetos que remetem a boas lembranças.
Mas um aviso! Apesar de favorecer a exuberância, essa tendencia não é sinônimo de desorganização. O bom gosto, dosagem, contraste e harmonia são fundamentais para criar ambientes perfeitos, mas dentro do estilo. Por exemplo, tenha cuidado com as cores: muita cor, não significa muitas cores. Para não deixar o ambiente desagradável, siga sempre a regra de harmonia das cores, que você pode conferir em nossa matéria.
Veja a seguir algumas dicas de como trazer o maximalismo para seu apartamento!
Parede
Paredes na decoração maximalista podem seguir duas vertentes. Você pode preferir deixá-las coloridas, com cores vibrantes ou papeis de parede, ou pode enchê-las com outros acessórios, como quadros e cortinas.
Cores
Como já dissemos acima, pode abusar das cores, mas sempre seguindo as regras de harmonia! As cores não precisam ser da mesma paleta, mas no maximalismo uma dica é usar tons vibrantes. Seja na parede, nos móveis ou nos acessórios, uma casa colorida é uma casa feliz.
Objetos decorativos
Os acessórios decorativos podem ser os mais variados e não precisam seguir um padrão. Você pode misturar peças clássicas como esculturas, com quadros modernos, vasos antigos, estantes de livros, o céu é o limite.
Gostou das dicas? Aproveite essa matéria para aderir ao maximalismo e misture tendências, épocas, cores e estampas do jeito que você quiser!
E caso queira conhecer outras tendências como essa, é só acompanhar nossa editoria de Vanguard Lifestyle!