Ir para a Vanguard

Urban jungle: as plantas indoor propõe trazer mais verde para o apartamento

O paisagista Ivan Pona dá dicas para a escolha das plantas, os melhores ambientes e os cuidados no dia-a-dia

As plantas indoor – cultivadas dentro de casa – são uma tendência consolidada que ganhou ainda mais força agora que valorizamos mais o tempo passado em casa. O paisagista Ivan Pona avalia que tal hábito era comum no tempo dos nossos avós e agora volta repaginado, com a onda verde assumindo papel de protagonista em muitos projetos de decoração.

plantas indoor na sala

Ele vem acompanhando a tendência desde que se formou, há cerca de seis anos, por meio da chamada urban jungle, e aponta que houve uma intensificação desde meados de 2020.

Cuidar das plantas indoor é questão de treino

Para aqueles que acham que é preciso ter o tal “dedo verde” para cuidar das plantas em casa, Ivan Pona afirma que todos estão aptos a isso. “É questão de treino”, ensina. Claro que, segundo ele, algumas pessoas já nascem com o dom. Para todas outras pessoas, a observação é a chave para a manutenção.

plantas indoor na sala
Insight, Vanguard em Londrina

“Assim como os humanos, que não sobrevivem apenas com água e precisam de alimentos, as plantas também precisam da rega e de adubos”, lembra Pona. Uma dica importante do paisagista é para que se comece com poucas plantas, justamente para ir treinando.

#Pai de planta, #Crazy Lady Plant são algumas das hashtags divertidas que começaram a circular pelas redes sociais nos últimos tempos, tamanha paixão pelas plantinhas que vão mudando a relação do morador com a casa. E mudando até mesmo os espaços em si, que estão se adaptando às plantas.

Plantas indoor no decorado do Trend em Campinas

Dicas preciosas para manter o verde no apartamento

A iluminação solar faz toda diferença para as plantas. Por isso, Pona avisa que aquela plantinha no lavabo não vai sobreviver muito tempo. A posição dos vasos nos ambientes é das mais importantes para quem quer mais contato com a natureza. As plantas precisam de luminosidade, mesmo que indireta, para fazer fotossíntese. É desse processo que elas obtêm energia para crescer e florescer. Algumas, porém, se expostas a muito sol, perdem sua vitalidade. Outras já precisam de muita luz para serem bonitas e saudáveis.

espaço de churrasqueira com plantas indoor
Mind, Vanguard em Londrina

Ivan Pona ensina a, pelo menos uma vez por semana, dar atenção às plantas e observar se houve alterações em seu desenvolvimento. Caso elas não estejam indo bem, vale testar um novo posicionamento do vaso. “Mas faça isso de maneira gradativa. Não leve uma planta para um ambiente cuja intensidade de luz seja muito diferente de forma drástica”.

Outra dica do expert é com relação aos vasos. Devemos levar em consideração que as plantas precisam de espaço para a raiz e o caule se desenvolverem. E Ivan lembra que os melhores e mais indicados horários para realizar as regas são o período da manhã e o fim da tarde (depois das 17 horas). Não é interessante regar ao meio-dia, pois é um horário muito quente. Também não é recomendado realizar as regas durante a noite pois nesse período as folhas demoram muito a secar. Isso pode acarretar o acúmulo de fungos ou até mesmo apodrecimento da raiz.

E aqui vão três tipos de adubos caseiros direto da apostila de cultivo de plantas do paisagista Ivan Pona.

Adubo de borra de café

Passou o cafezinho de manhã? Pronto, agora deixe o pó esfriar e aproveite para adubar suas plantas. Essa receita não deve ser feita com o café seco, sem ter sido passado na água quente, pois suas propriedades só são ativadas em contato com o calor. A borra do café, além dos nutrientes relativos ao grão, tem uma boa quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio, sendo rica também em material orgânico. É recomendado para germinação e crescimento das plantas.

Adubo de casca de ovo

O adubo feito das cascas de ovos é rico em cálcio, potássio e magnésio, contendo também uma pequena quantidade de nitrogênio, alimentos fundamentais para suas plantas.Antes de começar, as cascas de ovos devem estar bem lavadas (para não dar mal cheiro e nem atrair insetos) e secas à sombra para não perder o nitrogênio.

 Adubo de casca de banana

Outra opção barata e funcional é a utilização do suco de casca de banana nas suas plantas, pois a fruta preferida pelos brasileiros é rica em fósforo e potássio, sendo recomendada para floração.


Gostou desse conteúdo super útil sobre plantas indoor? Então acompanhe a nossa editoria “Vanguard Lifestyle” que vamos sempre te deixar por dentro das tendências atuais de decoração!

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Download WordPress Themes
online free course
Avalie o post
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo