Na evolução das tendências em design de interiores e arquitetura, um aspecto é bem marcante: estamos buscando nos reconectar com a natureza.
O dia a dia emparedado pelo isolamento social decorrente da pandemia despertou como nunca a importância de trazer o verde para a rotina, numa sinalização muito clara de que vegetação e natureza são fundamentais para mais qualidade de vida, e fazemos isso através da decoração natural.
Quando falamos em decoração natural, abrimos um leque de vários elementos naturais cada vez mais inseridos nos nossos espaços, como o metal, a madeira, fibras naturais, cerâmica, tijolos expostos, tecidos de algodão, plantas ornamentais, aromáticas e outros materiais de origem orgânica. A valorização da luz natural, é claro, também faz toda a diferença.
Uma decoração natural traz bem-estar, versatilidade, e contemporaneidade aos espaços e inspira sensações relacionadas a ambientes naturais, como frescor e tranquilidade.
Os elementos naturais cabem em diferentes estilos de decoração. Vamos trazer aqui os principais deles para deixar você por dentro das tendências de decoração. Vem com a gente:
Industrial
É um estilo mais moderno e despojado, que prioriza elementos brutos, como metais, concreto aparente e cimento queimado. Tijolos e tubulações metálicas expostas também são marcas da decoração industrial. Madeira, peças de aço, cobre ou couro também entram na composição, quebrando a frieza dos ambientes e proporcionando sensação de conforto. Para as paredes a proposta são os tons de cinza, em contraste com elementos de cores primárias, como vermelho, amarelo e azul.
Urban Jungle
Esse estilo tem como objetivo levar a natureza para os espaços urbanos. A ideia é proporcionar mais verde mesmo para quem mora em apartamento. O urban jungle ou “selva urbana” abre espaço para você decorar com plantas, tons de verde e terrosos, sem renunciar a elementos modernos e urbanos. E não é somente a sala ou a sacada que podem ser convertidas em espaços verdes. Desde que haja entrada de luz natural, banheiros e cozinhas também comportam diferentes tipos de vegetação.
Naturalista
Se a opção é criar um ambiente rústico e aconchegante, a decoração naturalista é a certa para você. Invista em madeira, palha, algodão, linho, cerâmica e artesanatos. Somados aos tons pastéis e terrosos nas paredes, esses elementos dão o tom a esse estilo de decoração. Para quebrar a monotonia das cores, inclua alguns objetos de cores fortes e marcantes, como verde, azul ou laranja para criar contraste.
Wabi-Sabi
Originada no Japão, nessa tendência a ideia é valorizar elementos que apresentem imperfeições e desgastes do tempo. É ideal para se você gosta de cerâmicas com aspecto rústico, cores neutras nas paredes e plantas secas. Para compor esse estilo vale garimpar objetos em lojas de antiguidades, brechós e até na casa dos avós.
Gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários qual dessas tendências de decoração naturalista é a sua preferida!
E aproveite também para conhecer mais dicas como essa clicando aqui!