Ir para a Vanguard

Conheça os tipos de iluminação natural e seus benefícios

Aprendemos desde cedo que a luz natural é importante para nossa vida na Terra, afinal, ela é a luz solar utilizada como fonte de claridade. Na arquitetura e na decoração, utilizam-se diversas técnicas para aproveitar essa luz e clarear os ambientes internos dentro dos imóveis. Mas você sabe como aproveitá-la no seu apartamento?

Para o melhor uso da luz natural nos projetos, são analisados o clima da região, as horas de luz, a direção do sol e a quantidade de luz. Além disso, existem algumas dicas para aproveitar ao máximo a iluminação natural da casa e aplicar hoje mesmo no seu apartamento.

Preparamos este post especialmente para você saber quais são os tipos de iluminação natural, assim como os benefícios que trazem para nosso bem-estar físico e mental.

Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Quais os tipos de iluminação natural?

Existem algumas técnicas capazes de aproveitar a luz natural e otimizá-la nos ambientes de modo confortável e interessante, trazendo diversos benefícios para nosso dia a dia. Vamos

1. Iluminação Zenital

A iluminação zenital é a que vem de cima. É uma técnica utilizada para aproveitar a entrada de luz natural criando aberturas no teto, sendo tanto funcional quanto decorativa. Ela é indicada para lugares amplos e possui 3 categorias:

  • Shed — é a técnica que faz uma abertura no teto no sentido sul;
  • Lanternin — possui duas aberturas no teto em sentidos opostos;
  • Claraboia — projeta uma abertura na cobertura no sentido horizontal.

Prateleiras de luz

Essa técnica funciona bem em lugares onde o teto e as paredes são de cores claras. Consiste em transformar a luz solar direta em luz indireta, refletindo-a. As cores claras auxiliam na transmissão da claridade do ambiente.

Se você gosta de plantas no apartamento, um jardim vertical é uma linda opção! Existem diversas plantas que gostam de luz indireta.

Caixilharias

São utilizadas em portas e janelas de modo que valorizem a entrada da luz natural, assim como a ventilação do ambiente. Dessa forma, são escolhidos determinados modelos no projeto para entrar mais ou menos luz.

Túneis solares

Os túneis solares são conhecidos também como tubos solares, canos de luz ou dispositivos tubulares de luz diurna. É uma técnica ideal para locais que não possuem janelas ou são muito escuros.

Eles funcionam canalizando a luz solar no telhado refletindo para dentro do ambiente.

Leia também: Cromoterapia e o poder das cores na decoração

Quais são os benefícios da iluminação natural?

São muitos os benefícios de se utilizar luz natural nos ambientes, confira os principais abaixo:

Sustentabilidade e economia

A luz natural é mais do que suficiente para iluminar seu apartamento durante o dia, se bem projetada, você não vai depender de nenhuma luz artificial. Dessa forma, você economiza na conta de luz, além de ser mais sustentável.

Além disso, auxilia na temperatura do ambiente, reduzindo ou nem utilizando ar-condicionado durante o dia.

Ainda, é possível criar plantas pendentes que não precisam de sol frequente para florescer, as quais exigem pouca manutenção.

Produtividade

Com a luz natural no ambiente, o conforto visual melhora, tornando o local mais agradável, evitando, assim, a fadiga e os problemas visuais, otimizando a nossa produtividade.

Saúde e bem-estar físico e mental

Nosso corpo precisa de luz natural para existir, portanto, se não há luz natural, nosso cérebro entende que estamos no período de repouso, resultando em um organismo lento com baixa atividade.

Além disso, a luz natural regula nosso ciclo biológico aumentando a energia, o metabolismo e o sistema imunológico. Tudo isso melhora nosso bem-estar físico e mental.

Qualidade dos espaços

Uma luz natural bem projetada cria a sensação de espaços maiores, além de obter efeitos estéticos interessantes em determinadas áreas.

O que auxilia em certos tipos de estilos, como a decoração emotiva, ajudando na criação de um ambiente que ampara nossas emoções e traz aconchego.

Previne fungos

Lugares úmidos são propícios a fungos, causando alergias e mau cheiro. A luz natural auxilia no calor e na manutenção do ambiente, evitando o surgimento de mofo e bolor.

Iluminação natural versus iluminação artificial

Além da iluminação natural que vem do sol, existe a iluminação artificial proporcionada pela energia elétrica. A luz artificial pode ser utilizada por meio de equipamentos diversos, como lâmpadas, LEDs, spots, abajures, lustres e mais. É um tipo de luz para ser usada em locais fechados ou em horários noturnos.

Como iluminar ambiente aberto com luz natural?

Quanto maior o ambiente, mais iluminado o lugar, nesses casos, a luz natural não tem empecilhos, então, passeia livremente. Outras formas de melhorar a luz desse ambiente é utilizar espelhos, escolher cores claras nas paredes e teto e optar por cortinas leves com tonalidades claras como branco, bege e off-white.

Depois dessas dicas, você já está pronto para aproveitar a luz natural e melhorar o seu ambiente. Continue navegando no site e veja também nosso conteúdo sobre apartamento studio: conheça mais sobre essa tendência.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
free online course
Avalie o post
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo