As determinações de tendência de cores para 2023 são verdadeiras redefinições no mundo da decoração, design e moda. Capazes de traduzir muitos moods, ter a chance de se antecipar e conhecer cada uma delas é um verdadeiro must!
E para aquelas pessoas mais inquietas, trouxemos esse post com um compilado de quais são essas cores, os sentimentos por trás de cada uma delas e dicas exclusivas de como aplicá-las em cada ambiente. Afinal, sabemos que a escolha das cores da decoração é o seu jeito de representar cada aspecto e elemento desejado em suas peças, artes, móveis e cômodos.
Então, continue sua leitura e acompanhe com a gente quais são as tendências de cores para 2023!
As cores de 2023 e a decoração
A escolha da tendência de cores para 2023 faz parte de um processo muito mais complexo do que podemos imaginar. Com a WGSN e Coloro, tudo se inicia com uma detalhada pesquisa em diferentes pontos do globo, envolvendo inovação, criatividade e como o estilo de vida, moda, decoração, beleza e tecnologia estão sendo vividas e expressadas.
Essas percepções são analisadas por especialistas, que buscam identificar quais são as cores que melhor traduzam os sentimentos, vibes e sensações esperadas para o próximo ano. Então, confira as principais tendências de cores eleitas para 2023!
1. Digital Lavander
A digital lavander foi a grande escolhida como cor do ano de 2023. Isso porque sintetiza muito do que sentiremos daqui para frente.
Essa cor nos traz renovação, otimismo e diferentes prioridades e percepções após termos presenciado nossas vidas virarem de cabeça para baixo. Por isso, ela nos remete a uma serenidade, tranquilidade e calmaria que tanto desejamos. Um verdadeiro boost nesta nossa busca pelo reencontro do bem-estar.
Na decoração, a dica é implementá-la em ambientes onde deseja trazer essa pegada mais equilibrada e de calmaria — uma boa tendência para a área interna.
Muito versátil, pode ser utilizada em elementos e objetos ou até mesmo para compor as paredes de cômodos inteiros. Como não remete a um gênero em específico, a nuance pode estar presente em diferentes momentos e propostas!
2. Tranquil Blue
Mais uma tendência de cor que busca retratar a leveza e tranquilidade dos elementos das águas. A Tranquil Blue nos leva ao momento que tanto ansiamos: o de nossa reconexão, principalmente com referência à natureza, aos valores sustentáveis e ao equilíbrio que nos remete.
Sem perder a força e energia, a dica é usá-la para compor ambientes versáteis onde você busca traduzir essa proposta, como home office, por exemplo. Móveis como sofá e poltronas podem ser uma excelente pedida, além da reprodução em papéis de parede. Misturada em todos esses elementos, a tranquil blue estará bem representada em seu espaço.
Veja também: Verde e Azul, as cores que trazem a natureza para dentro do seu apartamento.
3. Luscious Red
Vermelho é a cor do poder, da paixão e da ousadia. Em uma versão que carrega uma tonalidade mais pastel, evoca vida, agitação e inquietude, mas ainda trazendo consigo uma serenidade muito simbólica.
É perfeita para ser o tom de peças de decoração imponentes, icônicas e até mesmo atemporais. Pode ser uma excelente ideia tentar integrá-la com peças de toque vintage.
Traga esse tom em ambientes do seu apartamento que transmitem mais sobriedade, compondo também itens de decoração, como tapetes e luminárias. Por ter uma tonalidade mais escura, se encaixa bem enquanto tendência para a área externa, como varandas.
4. Sundial
Um amarelo ocre, o Sundial é uma cor que nos remete a coisas mais orgânicas, naturais, cíclicas. Muito presente nos tons vistos em artesanatos remete à busca por um dia a dia mais equilibrado e consciente. Um tom terroso ainda mais sóbrio, que nos reconecta com o chão, com nossas raízes.
Sundial é a combinação perfeita para quem busca adotar uma aesthetic do tipo boho ou até mesmo cottagecore, que usam e abusam desses elementos mais naturais em sua composição. Por também remeter a esse conforto, é uma ótima aposta para salas e quartos, mas também é opção para a área externa.
5. Verdigris
Força, presença, potência: todos esses sentimentos estão aliados a essa tonalidade um pouco mais fechada, a verdigris. Essa cor, que já esteve bastante presente em períodos passados, faz aqui um retorno triunfal.
Essa tonalidade de verde com uma leve camada de azul é revigorante e passa a ser uma excelente tendência de cor para ambientes externos e internos, de preferência que tenham um arranjo com plantas, trazendo a potência da natureza de uma forma natural.
Todas essas podem ser opções para quem busca ousar e imprimir a sua identidade e personalidade em seu apartamento. Existe uma harmonia entre todas essas cores tendências de 2023, e é sua inovação e criatividade que irá ditar como podem ser traduzidas em cada espaço.
Gostou da tendência de cores para 2023? Então temos mais dicas para você! Se você é apaixonado por decoração e está agora buscando entender a melhor forma de colocar tendências em prática com muito estilo, que tal conferir nosso post sobre como ousar na mistura de cores na decoração?
Confira também a Viva Magenta, cor do ano escolhida pela Pantone!
Continue nos acompanhando aqui em nosso blog e em nossas redes sociais e até a próxima!