Ir para a Vanguard

Como criar e manter uma rotina de autocuidado para viver melhor

A rotina de autocuidado é uma maneira de entrar em contato consigo mesmo. Esse tipo de atitude é importante para desacelerar o ritmo de um mundo que está cada vez mais corrido e conectado. Por isso, é importante desenvolver hábitos que te ajudem a se conectar com a própria essência, melhorando, assim, a qualidade de vida.

Nem sempre é fácil de manter hábitos que diminuem o ritmo do cotidiano. Porém, como toda rotina e habilidade, o autocuidado pode ser desenvolvido e aprimorado. Com tempo e dedicação, ele já fará parte do seu dia a dia e nem será preciso pensar sobre iniciar ou não os hábitos.

Pensando nisso, fizemos essa matéria que vai te ajudar a entender e criar hábitos que te ajudem a se conectar consigo mesmo. Confira o que é, como iniciar e as melhores dicas para manter uma rotina de autocuidado!

O que é uma rotina de autocuidado?

A rotina de autocuidado são hábitos pensados especificamente para cuidar de si. Também pode ser um tempo dedicado a fazer coisas que deixam a pessoa bem, dessa maneira, seus objetivos são: aliviar o estresse, aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida. Então, não há uma regra para colocar em prática – se cuidar vai desde fazer um skincare até tomar um café mais demorado no começo do dia.

O termo autocuidado tem ganhado mais espaço nos últimos tempos. Principalmente, devido às influencers que sempre falam da importância de transformá-lo em uma prática diária. Contudo, não é fácil mudar todos os hábitos de uma vida corrida da noite para o dia. Por isso, veja como é possível começar aos poucos.

Como iniciar e o que fazer na rotina de autocuidado?

O melhor jeito de começar a rotina de autocuidado é entender o que te faz bem, então, você pode introduzir esses hábitos na sua rotina. Há quem prefira separar um período do dia para se conectar consigo mesmo. Nesses casos, o ideal é começar aos poucos e ir entendendo os próprios limites e necessidades. Às vezes, dedicar um tempo para brincar e passear com o pet pode ser um bom ponto de partida.

Além disso, há outros passos e dicas importantes que vão ajudar a criar e manter uma rotina para se conectar consigo mesmo que vão melhorar a sua qualidade de vida. Confira as 9 dicas que nós separamos para você praticar o autocuidado!

mulher com máscara facial no rosto na sua rotina de autocuidado
Reprodução Pexel

9 dicas para ter uma rotina de autocuidado revigorante

Com o tempo, você vai começar a perceber mudanças significativas no seu dia. Seja uma melhora no sono, no humor ou na produtividade. Por isso, as dicas a seguir são ideais para aquelas pessoas que querem cuidar da saúde física e mental. Confira as melhores ideias para inserir nos seus hábitos diários.

1. Apenas comece

É melhor começar aos poucos do que não começar nunca, não é mesmo? Então, comece com pequenas coisas. Por exemplo, tome um café mais demorado e aprecie a vista da sua janela, aproveite um banho quente ao fim do dia ou fique uns minutinhos a mais na cama. Essas pequenas ações terão mudanças significativas ao longo da sua semana. Quando você menos perceber, fazer essas coisas será comum.

2. Dedique um tempo aos pets

Os animais são os melhores amigos que alguém pode ter. Mesmo quem mora em apartamento pode adotá-los e ter companhia nos dias bons e ruins. Independente se você é uma pessoa de cachorros, gatos ou dos dois, tire um tempo do dia para dedicar aos bichinhos. Isso vai fazer bem tanto para eles quanto para você.

Para fazer isso, dê uma volta maior com o seu pet, brinque usando o brinquedo favorito e, se for o caso, aproveite o espaço pet do seu condomínio. Quando esse hábito ficar recorrente, vai perceber como ele impacta diretamente no humor do humano e do animal.

cachorro raça golden retriever
Reprodução Pexel

Que os pets têm grande impacto na saúde mental de uma pessoa ninguém duvida. Então, se você ama os amigos de quatro patas, confira nosso post com dicas para aproveitar a vida com eles.

3. Pratique meditação e yoga

Praticar meditação e yoga pode aumentar o contato consigo mesmo. O melhor de tudo é que eles podem ser praticados sem sair de casa. No caso do yoga, você pode precisar de um espaço para fazer os exercícios. Quando se trata da meditação, o importante é estar em um local calmo e confortável, como a sua cama!

mulher praticando yoga com velas acesas ao lado na sua rotina de autocuidado
Reprodução Pexel

Atualmente, existem aplicativos e vídeos na internet sobre Yoga e meditação mindfullness. Experimente ao máximo, mas sem se pressionar! O importante é encontrar alguma coisa que te satisfaça. Nesse caso, lembre-se da primeira dica: começar aos poucos é melhor do que não fazer nada.

4. Fique perto das plantas

Estar perto da natureza é uma forma de recarregar as energias. Porém, na rotina corrida do dia a dia da cidade é muito difícil conseguir ir para um parque ou sítio. Então, que tal ter trazer as plantas para dentro de casa? Ou seja, tenha vasos e, quem sabe, um jardim para chamar de seu.

O simples ato de regar as plantas já pode ser considerado como autocuidado. Porque assim você dá atenção a elas e desacelera o seu ritmo. Além disso, com o tempo, você pode se arriscar e começar a fazer trocas de vaso, retirar mudas e por aí vai.

decoração para casa com plantas e prateleiras
Reprodução Pexel

Morar em apartamento não significa que é preciso ficar longe das plantas. Um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nas cidades é o de Urban Jungle. Por isso, veja nosso post com algumas dicas de como cuidar de plantas indoor.

5. Faça alongamentos diários

A rotina do trabalho pode causar alguns problemas por movimentos repetitivos. Além disso, ficar no trânsito, metrô ou ônibus prejudica o corpo de qualquer pessoa. Por isso, tire um tempo do seu dia para se alongar. Faça isso com calma para melhorar a sua saúde mental e física.

Esse tipo de exercício diário pode ser feito seguindo um vídeo da internet ou com o auxílio de um profissional. Contudo, você não precisa sair de casa ou do seu prédio para se alongar. Existem diversas aulas que podem ser dadas de maneira remota e vão se encaixar na sua rotina.

6. Faça skincare

Muita gente associa o skincare ao autocuidado. Afinal, essa é uma forma realmente efetiva de ter contato com você mesmo e desacelerar o ritmo. Independente se você é homem ou mulher, cuidar da própria aparência é tudo de bom e vai melhorar a autoestima. Então, como sempre, não precisa começar comprando todos os produtos indicados na internet. Isto é, crie sua rotina de skincare aos poucos.

três mulheres com máscaras faciais e argilas no rosto, rotina de autocuidado
Reprodução Pexel

Comece lavando o rosto com um sabonete próprio para isso. Se você tem barba, dê mais tempo para cuidar dela. Ou ainda, tire um dia para fazer uma máscara de hidratação enquanto ouve um podcast ou vê uma série. Tudo isso vai ajudar a melhorar a sua autoestima, sua pele e vai te ajudar a entrar em contato consigo mesmo.

7. Tenha uma alimentação saudável

Cuidar da alimentação não é uma obrigação apenas de quem é fitness. Se alimentar bem pode influenciar diretamente no humor e na saúde. Por isso, cuide de si próprio a partir dos alimentos que você consome. Não é preciso entrar em uma dieta rigorosa, mas coma de maneira balanceada.

Quem gosta de cozinhar pode aprender receitas novas e melhorar o consumo de nutrientes no cotidiano. Além disso, a alimentação saudável é importante para ter uma boa saúde intestinal. Então, cuide do próprio corpo com essa dica!

8. Desligue as telas

A cada dia que passa, nós ficamos mais dependentes das telas. Desde o trabalho até o nosso lazer são feitos usando um dispositivo assim. Por isso, se desconectar também é exercitar o autocuidado. Já imaginou como sua vida pode melhorar se houver um período do dia para ficar totalmente longe do celular? Você pode curtir a sua família, o pet ou você mesmo!

9. Faça terapia

Ter o auxílio de um profissional da psicologia é uma das formas mais importantes do autocuidado. A procura de terapia não deve acontecer apenas em caso de doenças. Em certos casos, conhecer a si próprio e ter contato consigo mesmo é mais efetivo com a ajuda de um psicólogo. Durante o processo terapêutico você vai aprender a lidar com seus sentimentos e se permitir senti-los em sua totalidade. Além disso, os profissionais especialistas conseguem entender os métodos que se encaixam melhor em cada um.

mulher escrevendo com caneta em uma prancheta
Reprodução Pexel

Como você viu, a rotina de autocuidado é feita aos poucos e ao longo do dia a dia. As dicas do nosso post vão te ajudar a melhorar a forma com que você lida com isso. Seja com uma meditação ou ao cuidar das plantas, o que importa é descobrir o que te dá prazer. Ao fazer isso, você vai conseguir ter mais consciência dos seus limites e vai melhorar sua relação consigo mesmo.

Uma forma de fazer isso é melhorando os ambientes que você fica boa parte do seu tempo. Decorar a casa pode ser uma forma de se sentir melhor nos momentos de descanso ou ao fazer sua rotina de autocuidado. Por isso, veja como decorar o apartamento usando obras de arte. Além disso, continue no nosso blog e confira mais dicas para melhorar seu bem estar!

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
5/5 - (1 voto)
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo