Não é segredo para ninguém que, após a pandemia, os apartamentos ganharam um novo significado. O que antes era um espaço de transição, agora é um refúgio para os moradores. Com isso, o interesse em apostar em decorações que ressaltem as personalidades de quem reside ali está crescendo exponencialmente.
Como consequência desses comportamentos, em seu relatório anual, o Pinterest, rede social mais utilizada para inspirações, revelou que a tendência dos próximos anos é a criação de quartos de hobbies em apartamentos.
Entre as buscas que mais crescem estão os espaços dedicados a músicas, livros e relaxamento. Com base nisso, separamos as principais dicas de como planejar e elaborar ambientes com essas temáticas em mente. Continue a leitura e confira!
Quarto de música
O quarto de música é uma ótima opção para quem tem uma vasta coleção de discos, toca algum instrumento ou quer dedicar um espaço a um ídolo.
A principal preocupação aqui é o tratamento acústico, afinal, ninguém quer incomodar o vizinho. Não é apenas fechar as portas e janelas, é preciso investir em revestimentos de parede próprios para esse tipo de ambiente.
Além disso, os tapetes e cortinas também contribuem — e muito! — para abafar o som. Esses itens fazem com que as ondas sonoras reverberem para dentro do quarto sem incomodar quem está fora dele.
Como decorar o quarto de música?
Os principais itens destes ambiente são os discos, vitrolas, instrumentos, caixas de som e objetos pessoais. Organizar tudo isso pode ser um desafio, porém, são ótimos para fazer parte da decoração do quarto de música.
Por isso, ao pensar nesse espaço, não se esqueça de investir em cantos estratégicos para dispor esses itens. Opte por estantes e prateleiras neutras que deixam os discos em evidência, por exemplo.
Além disso, outra dica é dar destaque para a vitrola, afinal, é a grande protagonista desse quarto. Ela pode ser disposta perto de poltronas e cadeiras confortáveis. Dessa forma é possível aproveitar as músicas de uma maneira mais aconchegante.
Não esqueça de investir em um bom sistema de som, é ele que vai fazer a melhor distribuição no ambiente e garantir a qualidade daquilo que se está ouvindo.
Agora, caso a ideia seja criar um quarto para guardar instrumentos musicais, uma boa ideia é criar paredes com suportes para exibi-los. Violões, guitarras, violinos e cavaquinho são ótimos para isso e ficam bastante charmosos dispostos dessa maneira.
Quarto de leitura
Para quem é apaixonado por livros, sabe que ter um quarto de leitura é essencial. Esse ambiente pode ser aproveitado não só para curtir o momento, mas para dispor toda a coleção de obras em um único lugar.
A ideia é criar um espaço relaxante e tranquilo para mergulhar na história e usufruir da narrativa.
O mesmo conceito do isolamento acústico pode ser aplicado aqui, porque é interessante criar uma atmosfera silenciosa. Com isso, sons externos não atrapalham o processo do leitor.
Quer conhecer mais dicas sobre como decorar o quarto de leitura? Veja abaixo!
Saiba como decorar
Decorar um quarto dedicado aos livros é bastante simples. Claro que o principal móvel aqui será a estante e as prateleiras. O importante é que elas sejam bastante resistentes, pois os calhamaços tendem a ser muito pesados.
Além disso, é preciso ter uma atenção especial e aproveitar a iluminação natural do apartamento, afinal, ela é essencial para uma leitura confortável. Já as luzes artificiais podem aparecer após o pôr do sol.
Aposte em luz indireta aliada a focal. Como? Com um abajur virado para a parede e outro direcionado para onde a pessoa está lendo, por exemplo.
Outro item essencial no quarto de leitura é a poltrona ou sofá. A escolha desse móvel deve ser muito pessoal e precisa harmonizar com ao resto da decoração do espaço.
O quarto de relaxamento é um ótimo ambiente para quem tem como hobby atividades relacionadas a yoga e meditação, por exemplo. Esse espaço deve ser criado com o objetivo de ser um lugar onde a pessoa possa se reconectar com ela mesma.
O principal ponto que precisa ser levado em consideração nesses casos é o sensorial. O tato é bastante importante para criar uma boa experiência e relaxar o corpo e mente. Por isso, aposte em texturas que promovam o bem-estar e fuja dos pisos de cerâmica, porcelanato e cimento.
A madeira, por exemplo, pode ser utilizada para substituir esses materiais frios e duros, bem como os tapetes e carpetes.
O quarto de relaxamento precisa ser um espaço calmo e pacífico e, para transmitir isso, as cores são fundamentais. Aposte em tons que expressam serenidade, geralmente as nuances mais claras funcionam melhor aqui.
Além disso, invista em cortinas de tecidos leves e fluídos, tapetes, difusores de aromas e demais objetos de cor clara que transmitam paz ao morador do apartamento.
Outra dica para utilizar nas práticas de meditação são as cadeiras de encosto reto e almofadas próprias para isso. Para praticar yoga, os tapetes específicos não podem faltar.
Quarto para treinar
Agora, se seu hobby for fazer exercícios pesados no apartamento, uma boa opção é criar um quarto para treinar. Além de aliviar as tensões do dia a dia, essa prática é ótima para melhorar a saúde e trazer mais bem-estar.
Inclua esteiras, bicicletas ergonômicas, equipamentos multifuncionais e pesos de academia. No entanto, não esqueça de proteger o piso do apartamento porque esses objetos podem acabar danificando porcelanatos, madeiras e outros revestimentos.
Outro item essencial é o ar-condicionado, não só para garantir um ambiente climatizado, mas também para trazer conforto ao morador.
Como decorar quarto para treinar?
Para decorar o quarto de treinar é essencial pensar na personalidade de quem irá realizar as atividades ali. O ambiente pode ser criado de acordo com o gosto pessoal de cada um.
De maneira geral, não há regras. Cores calmas ou vibrantes ficam lindas, estantes e prateleiras podem agregar na organização e mesas conseguem ser funcionais na hora de preparação de shakes, por exemplo.
O único detalhe que é preciso dedicar uma maior atenção é no chão. É preciso revestir todo o espaço, ou ao menos as áreas dos equipamentos, com tatames ou pisos emborrachados. Com isso, evita-se danificar o ambiente e preservá-lo para possíveis mudanças.
Criar um quarto de hobbies é bastante simples. Levando em consideração a personalidade do morador, incluindo objetos característicos da atividade e prestando atenção em pontos importantes, não há motivos para que esse canto não fique aconchegante.
Além dessas opções, existem diversas outras formas de deixar o apartamento personalizado de acordo com o gosto do morador. Já pensou em ter um bar em casa? Com algumas dicas é possível integrar esse espaço. Não deixe de conferir.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão.
Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.