Que ter plantas dentro do apartamento é uma tendência que chegou para ficar, a gente já sabe. Por aqui no blog já falamos de horta, de urban jungle, microverdes e muitos outros temas relacionados a ter sua própria plantinha em casa.
Agora chegou a hora de conhecer elas, as plantas suspensas! As plantas suspensas são caracterizadas por crescerem e caírem para fora do vaso, criando uma ideia de ficarem pendentes. Por isso, esse tipo é ideal para usar em ambientes internos, acima de móveis ou presas a suportes.


Os vasos colocados em suspensão ou em estruturas de corda, aço, macramé ou cestos, são exemplos que voltaram a ser tendência e são uma excelente forma de otimizar o espaço e aproveitar todos os benefícios de ter plantas no apartamento.
Muitas pessoas cultivam plantas suspensas como forma de se reconectar com a natureza, sem prejudicar o espaço de circulação de pessoas no ambiente. Se você gostou da proposta, então continue a leitura, que vamos mostrar vária dicas de como aderir a essa moda.
Plantas suspensas e aéreas: qual a diferença?
Em primeiro lugar, vale entender: qual a diferença entre a planta suspensa e a planta aérea?
Plantas suspensas
As plantas suspensas precisam de terra para absorverem os nutrientes. Normalmente, são plantadas em vasos suspensos ou estruturas, como mencionamos acima.
Plantas aéreas
Já as aéreas são aquelas que não necessitam de terra para sobreviver e se desenvolver. As espécies aéreas utilizam suas folhagens para absorver do ar todos os nutrientes que precisam.
Agora que você já sabe a diferença, conheça a seguir algumas opções de vasos e também espécies de plantas que você pode utilizar nessa decoração!

Macramê
Técnica de tecelagem que entrelaça os fios e os prendem com um nó. Hoje em dia é comum encontrar vasos pendurados em cordas de macramê que, além de ser diferente e criativo, traz uma sensação de aconchego e identidade ao apartamento.

Bolsos e sacos de feltro
Outra forma de pendurar suas plantinhas são os bolsos de feltro. Eles podem ser pendurados com ganchos, hastes de madeiras ou suspensos por fios de nylon, e podem ser colocados em qualquer lugar.
Vasos suspensos
Caso você já tenha um vasinho com a sua planta preferida, mas quer pendurá-lo, basta encontrar o melhor material para isso! Estruturas de ferro, cordas, madeira ou qualquer opção que permita ao seu vaso fiar suspenso no ar, está valendo. E aqui, o vaso não necessariamente precisa ser pendurado no teto, a parede também é uma ótima opção.

Agora que você já tem algumas opções de como pendurar as suas plantinhas, venha conhecer as melhores espécies para ter como plantas suspensas:
Corações emaranhados

Colar de pérolas

Ripsalis

Planta jiboia

Peperômia

Hera

Gostou das dicas? Então continue acompanhando no nosso blog, porque o verde está super in nas tendências do momento, e com certeza teremos mais assuntos relacionados a ele por aqui!