Quando pensamos na decoração do nosso lar, mais do que a estética, temos que pensar na sensação que aquele ambiente deve proporcionar. No quarto, por exemplo, temos que nos sentir confortáveis, à vontade. Para isso, que tal contarmos com a natureza?
Segundo os princípios do Feng Shui, as flores e plantas são fontes de energia benéfica. Elas transmitem boas vibrações e podem curar a sua energia pessoal. Mas para utilizar essa técnica milenar chinesa na sua casa é preciso alguns cuidados.
As características de cada objeto são avaliadas segundo suas formas e cores em um dos cinco elementos chineses: árvore, fogo, terra, metal e água. Se você quer saber como adicionar a natureza no design de interiores, confira quais são as melhores plantas para dentro de casa segundo o Feng Shui!

As classificações das plantas segundo Feng shui
Abaixo, listamos as principais características de cada elemento chinês, o que cada um representa e qual a planta se relacionam:
Fogo: a energia no seu grau mais elevado. Favorece a fama, as comemorações e estimula a ação e a socialização. Aqui se encaixam as plantas em formato pontiagudo ou triangular com tons quentes, como vermelho e violeta.
Árvore: auxilia na assertividade. Plantas com formato vertical, de tons verde ou turquesa.
Terra: equilíbrio, cautela, estabilidade. Plantas com flores e folhas em tom vermelho, laranja e púrpura;
Metal: concentração, planejamento, estimula o crescimento profissional. Plantas com formato redondo e tons metálicos;
Água: aceitação, inteligência e sabedoria. Plantas com formato irregular e de cores escuras.
7 plantas Feng Shui para usar em casa
Agora que vimos qual energia cada planta pode transmitir, vamos conferir as melhores espécies para cada ambiente.
1. Samambaia-americana
A samambaia americana é uma planta pendente que se adapta bem ao clima do Brasil. É fácil de cuidar em ambientes fechados, mas precisa de bastante luz.
Essa planta absorve as vibrações negativas, limpa e purifica os ambientes e os moradores. Sua característica de crescer para baixo deve ser usada com sabedoria.
Ela estimula a área da prosperidade. Opte por colocá-la na área externa da sua casa.
Elemento: Água

2. Dinheiro em penca
A planta dinheiro em penca possui folhagem que lembra pequenas moedas. O seu simbolismo também está ligado a seu nome: ela é poderosa para a riqueza e fartura. Além disso, a sua presença também é benéfica para a saúde espiritual e física.
É uma planta que aguenta temperatura mais alta e não gosta de muita umidade. Mesmo assim, pode ser utilizada em ambientes internos, como no escritório, cozinha e sala.
Elemento: Água

3. Bambu da sorte
O bambu da sorte é muito fácil de ser cultivado. É uma das plantas que não pode faltar no seu paisagismo Feng Shui: a espécie é conhecida por representar segurança, flexibilidade e prosperidade. A tradição diz que se a planta for um presente, seus efeitos enérgicos serão potencializados.
Além da boa energia, o bambu da sorte tem uma aparência única com seus caules compridos. Se quiser, é possível trançar ou torcer as hastes para ornamentar a planta.
Aposte na presença dessa planta para deixar qualquer ambiente da sua casa propício para atrair e materializar todos os seus desejos.
Elemento: Árvore

4. Espada-de-são-jorge
Se você é iniciante no cultivo de plantas e na prática do Feng-Shui, a espada-de-são-jorge é uma ótima escolha. Apesar da sua aparência pontiaguda, ela transmite uma ótima energia. É conhecida por proteger a casa das más vibrações.
A porta de entrada é um ótimo local para um vaso com uma espada-de-são-jorge. Ela vai impedir que as más energias entrem no seu apartamento. A cozinha e o escritório também são ótimos ambientes para decorar com esta planta.
Evite usá-la no quarto, pois neste ambiente ela pode estimular atitudes impulsivas e desencadear desentendimentos.
Elemento: Árvore
Usar plantas na decoração é tendência! Confira: Urban jungle: as plantas indoor propõe trazer mais verde para o apartamento

5. Jasmim
O jasmim é uma planta com flores de pétalas delicadas. Ela transmite paz, harmonia, amor e calma. É muito utilizado para criar uma atmosfera romântica, por isso, é a escolha ideal para decorar o quarto de casal.
Para seu cultivo é preciso um cuidado especial. Ela não gosta de clima muito quente e sofre com a falta de água. O ideal é escolher um local com iluminação indireta e adubar regularmente.
Além da sua beleza exuberante e a sua boa energia, as flores do jasmim exalam um perfume que deixam o ambiente ainda mais agradável. Perfeita, não é mesmo?
Elemento: Metal

6. Jiboia
A jiboia é uma planta formada por folhas em formato de coração. Ela faz parte das trepadeiras, por isso, pode ser utilizada em jardins verticais. Mas, se plantá-las em vasos suspensos, elas criam um efeito cascata e ficam lindos pendentes.
Elas gostam de umidade e precisam de pouca luz. Por isso se adaptam muito bem a ambientes internos como no banheiro. Segundo o Feng Shui, a jiboia é uma excelente escolha para limpar o ar.
Importante: a jiboia é uma planta tóxica para gatos e cachorros, por isso a mantenha longe dos seus pets!
Elemento: Árvore

7. Avenca
A avenca é uma planta com folhagem densa, composta por folhas delicadas de formato irregular. É de fácil cultivo, gosta de luz indireta e umidade. Se adapta muito bem a ambientes internos.
É uma planta poderosíssima para absorver as energias negativas e afastar o mau-olhado.
Elemento: Água

Você pode cultivar essas plantas em vasos ou jardim. Mas, deixe de lado as plantas artificiais! Só a decoração natural tem o frescor e a beleza da natureza. Aposte no Feng Shui e deixe sua casa com boas energias!