Ir para a Vanguard

Plantas de apartamentos: as 10 melhores espécies para decorar!

Não há dúvidas de que o colorido da natureza traz um frescor especial para um ambiente, não é mesmo? Por isso, é cada vez mais comum encontrarmos plantas na decoração de apartamentos.

Existem diversas espécies que podem se adaptar facilmente a diferentes espaços, até mesmo os que possuem pouca iluminação, um exemplo são os microverdes, que crescem em pequenos vasos. A escolha certa das plantas para cada local é o que vai fazer diferença no seu resultado.

Hoje trouxemos algumas opções de plantas com suas principais características e cuidados para você não errar na decoração natural do seu apê, confira!

Sala de estar com decoração moderna e com Lírios da Paz atrás do sofá.

1. Antúrio

O antúrio possui folhas verdes e brilhantes com flores em formato de coração. O vermelho é o mais conhecido, mas pode ser branco, rosa, verde ou salmão. O pistão que sai da flor é uma característica bastante marcante desta espécie.

É uma planta que precisa de bastante umidade, por isso, a irrigação deve ser feita de 3 a 4 vezes por semana. Se desenvolve bem em locais de sombra, mas precisa de ar fresco.

No apartamento, um vaso com antúrio na mesa de centro próximo à janela da sala agrega um charme todo especial à decoração. Também pode ser usado em um jardim vertical, para dar um colorido especial à área

Imagem da planta Antúrio na cor vermelha.

2. Bromélia

Se você quer fornecer um ar tropical ao seu apê, aposte em vasos com bromélias! Ela tem uma beleza exuberante com folhas em formato de roseta e flores vermelhas ou amarelas.

Podem ser cultivadas em vasos de barro ou cerâmica, materiais que mantêm o substrato sempre fresco. A bromélia gosta de luminosidade, mas não precisa de sol direto.

Imagem da Planta Bromélia na cor vermelha.

3. Alecrim

O alecrim é uma planta versátil que é muito utilizado na culinária como tempero, remédio, chás e ainda é uma decoração bonita que vai deixar sua cozinha aromatizada.

Precisa de pouca rega e exposição ao sol. Experimente fazer uma horta no apartamento em uma prateleira na área gourmet. Junte outras espécies de tempero como cebolinha, manjericão, hortelã, salsa e tomilho.

Você pode plantar cada um em um vaso autoirrigável e personalizá-lo com o nome de cada espécie.

Imagem da Planta Alecrim em um cachepô em tom bege.

4. Lírio da paz

Essa planta é bem conhecida para decorar ambientes internos. Se desenvolve em vasos à meia sombra e precisa de rega de três a quatro vezes por semana. Caso você se esqueça de regá-lo, ele irá murchar e ficar com uma aparência caída, mas não se preocupe: basta regá-lo que logo ele estará em pé novamente.

Com uma flor branca em formato ovalado e folhas grandes verdes escuras, o lírio-da-paz encanta a todos com a sua beleza. Pode ser plantada em vasos dentro do apartamento ou na sacada.

Imagem da planta Lírio da paz com duas flores em seu topo e em um cachepô em tom natural e branco.

5. Begônia

Essa é uma das plantas mais comuns no Brasil e possui folhas verdes com pequenas flores que lembram rosas. As cores mais comuns são vermelho, rosa, amarelo, salmão e branco. Por ser uma planta que pode ser cultivada na sombra, ela é ideal para decorar o seu apartamento.

Além de sua beleza exuberante, a begônia é uma planta cheia de significados. Segundo o Feng Shui, ela transmite felicidade, delicadeza e fertilidade. E qual apartamento não quer ter essa energia, não é mesmo?

Imagem da planta Begônia em tom rosa.

6. Costela de Adão

A costela de Adão é formada por folhas em formato coração recortado bastante característico. Se desenvolve bem à meia-sombra com regas de duas vezes por semana.

É uma planta de grande porte, que pode chegar até 12 metros, mas que pode ter seu tamanho controlado quando plantado em vasos. O verde brilhante das suas folhas se destaca em salas de apartamentos que possuem decoração em tons neutros.

Imagem da Planta Costela de Adão

7. Caetê redondo

Para quem prefere folhagens para apartamento, o caetê redondo é outra ótima opção para decorar. É de fácil cuidado, se adapta bem em áreas com meia sombra e a rega é necessária somente quando o solo está seco.

Suas folhas arredondadas possuem coloração verde-escuro com faixas alternadas em tons mais claros e, por essa característica, também é conhecida como calateia-melancia.

É uma planta que fica linda em pequenos vasos que podem compor a decoração do quarto, em uma mesa de apoio próximo à cama.

Imagem da Planta Caetê redondo em um vaso verde pastel.

8. Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é a escolha perfeita para quem não tem muito tempo para o cuidado diário com as plantas. Possui folhas pontudas e compridas com diversas tonalidades de verde e algumas vezes manchas amareladas.

Além de ser resistente, é uma espécie cheia de significados. Segundo a tradição popular, ela fornece proteção ao ambiente em que se encontra. O ideal é colocá-lo na entrada do apartamento, no hall ou na sala.

Imagem de várias espécies da Planta espada de São Jorge.

9. Cacto

Seguindo a mesma linha da espada de São Jorge, o cacto também é uma espécie que exige poucos cuidados. Existem diversos tipos de cactos com formatos diferentes como espirais, bola, barril, dentre outros que podem compor diferentes estilos de decoração.

Seus tamanhos também variam bastante, por isso, eles podem ser cultivados desde vasos grandes para colocar no chão até pequenos vasinhos ornamentais para decorar prateleiras e nichos.

Para esta espécie temos que ter um cuidado especial com os espinhos, principalmente se tiver gatos, cachorros e crianças no apartamento.

Quer saber mais quais plantas podem ser perigosas para gatos? Confira o post: Conheça as plantas tóxicas para gatos e saiba como evitar acidentes

Imagem de várias espécies de cactos.

10. Violeta

A violeta é uma planta com pequenas e delicadas flores que podem ser plantadas em vasos para enfeitar mesas ou floreiras de janela.

Existem mais de mil variedades dessa espécie que variam o formato das folhas, a textura e as cores das flores que podem ser vermelha, rosa, roxa, branca, amarela e até bicolor.

Para se manter sempre belas, a violeta deve ser regada de três a quatro vezes por semana e precisa ficar exposta indiretamente ao sol.

Imagem da planta violeta.

E aí gostou, de conhecer quais plantas se adaptam bem em apartamento? Há espécies para todos os gostos e estilos de decoração: basta você escolher as suas preferidas!

E caso você tenha dúvidas quanto ao cultivo, confira também nosso post Como cultivar plantas em apartamento? Veja os cuidados.lumin

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
Avalie o post
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo