Ir para a Vanguard

Confira as principais tendências de paleta de cores para sala

Decidir qual será a paleta de cores para sala é importante já que esse é um dos principais cômodos da casa. Ela é usada pela família, para receber amigos e, principalmente, como um lugar para ter um refúgio da rotina corrida na cidade. Por esse motivo, é importante selecionar as tonalidades para se sentir bem nesse ambiente.

Escolher a decoração de um ambiente vai impactar no equilíbrio e nas sensações que serão passadas. Por isso, a definição da paleta de cores é importante para toda a decoração. Nesse caso, todos os elementos do design de interiores entram na paleta, desde as paredes até objetos decorativos.

Por esse motivo, nós da Vanguard preparamos este post para dar dicas e mostrar as melhores possibilidades para você escolher bem a paleta de cores ideal para a sua sala. Confira neste post.

Dicas para decidir a paleta de cores para a sala

Cada paleta de cores precisa se adaptar à individualidade de cada família. Além disso, é preciso conhecer bem quais serão as sensações e energias do espaço, isso vai ajudar a determinar qual será a composição ideal para a sala. Então, confira 5 dicas de como escolher a paleta de cores para sua sala.

Considere o tamanho da sala

O tamanho do cômodo é importante na determinação das cores escolhidas. Em geral, a dica é que salas pequenas tenham como base os tons neutros e mais claros. Esse recurso vai aumentar a sensação de espaço no ambiente.

Porém, as cores mais fortes e vibrantes podem estar presentes em detalhes. Por exemplo, o Very Peri, a cor do ano de 2022, pode ser combinada com cores neutras a fim de dar destaque a um determinado elemento da decoração.

almofadas roxas cores para sala
Freedom, Vanguard em Londrina

Escolha seu estilo

Algumas combinações são mais comuns que as outras. Por exemplo, uma decoração monocromática é mais clássica e mais difícil de cometer erros. Geralmente, esse tipo de composição tem os tons neutros como base. Já o tom sobre tom explora as diversas matizes da mesma cor, do mais escuro até o mais claro.

Existem, também, combinações que são mais ousadas, como é o caso da união de cores complementares. Nessa paleta, o contraste é o personagem principal da composição. Por isso, seu uso é recomendado para decorações mais impactantes. Azul e laranja, branco e preto e verde e vermelho são exemplos de combinações com cores complementares.

Conheça as tendências e se inspire

Conhecer as tendências de decoração é importante para saber o que há de melhor no universo da arquitetura. Por isso, veja perfis de arquitetos e designers de interiores nas redes sociais, leia revistas sobre o assunto e fique por dentro do que está em destaque na decoração contemporânea.

Algumas cores nunca saem de moda e sempre estão presentes nos projetos mais famosos. Geralmente, quando se pensa em cores para sala, existem alguns tons que fazem sucesso. Por exemplo, amarelo dourado, laranja damasco, verde oliva, terracota, tons de castanho, entre outros.

Agora você tem as melhores dicas para escolher qual será a melhor paleta para a sua casa. Por isso, acompanhe a seleção das melhores combinações que nós da Vanguard preparamos.

7 paletas de cores para sala que vão do clássico ao ousado

A escolha das cores para uma sala pode ser determinante para o bem-estar nesse ambiente. Por isso, é importante conhecer as principais delas para se inspirar. A seguir você vai ver as 7 principais delas, que têm propostas que vão do mais clássico até o mais. Elas vão sair do que é óbvio nesse quesito. Então, fique nesse post e veja quais são elas.

1. Cores que combinam com amarelo

Existem duas nuances principais do amarelo. Elas podem ser divididas em uma tonalidade mais brilhante e outra mais clara e sóbria. Por isso, essa cor é muito versátil para vários tipos de decoração. No caso da vertente mais clara, é possível combiná-la cores mais neutras, como o castanho ou o branco.

Contudo, você pode recorrer ao amarelo vibrante, como o Sol. Nesse caso, ele pode compor uma paleta juntamente com o roxo, cinza ou azul-marinho. Essa composição vai trazer vida para sua sala. Por esse motivo, ela é mais indicada para ambientes como a sala de estar.

sala de estar com tons amarelados
Reprodução Pinterest

2. Paleta de cores para sala cinza

O cinza é uma cor coringa da decoração de interiores. Ele ajuda a compor um ambiente mais neutro e atemporal. Os matizes mais claros ajudam a rebater a luz natural para dar amplitude à sala. Por sua vez, tons escuros – como o grafite – podem ser usados para passar profundidade ou dar destaque a cores marcantes.

Outra opção para o cinza na paleta de cores da sala é no estilo industrial. Essa cor tem tudo a ver com essa vertente da decoração contemporânea e tem tudo a ver com o ambiente urbano. Para isso, aposte em contrastes, linhas mais retas e objetos em cores marcantes.

sala de estar arch boa vista
Arch Boa Vista, Vanguard em Curitiba

3. Ouse com o vermelho

Vermelho é a cor da paixão, é marcante e expressiva. Por isso, ela precisa ser usada com cautela. Caso ela passe do ponto, essa cor pode deixar o ambiente cansativo. Contudo, na dose certa, ela vai deixar o ambiente mais alegre e versátil.

Apesar de ser uma cor marcante, quando usada corretamente, uma paleta de cores com vermelho pode unir ousadia, contemporaneidade e versatilidade. Tudo isso sem abrir mão do estilo em um dos principais ambientes da casa.

sala de estar com tons em vermelho
Arch Palhano, Vanguard em Londrina

É preciso tomar muito cuidado para não escolher cores vibrantes apenas pela moda. Afinal, conforme já mostramos em outro post, os modismos deixam um ambiente cansativo. Por isso, é preciso evitá-los, caso você não tenha planos de reformar a sala em breve.

4. Tons acolhedores

Se a ideia para a sala é ter um lugar para relaxar, ler um livro e curtir a família no tempo livre, os tons acolhedores são uma boa pedida. Eles são os amadeirados, terrosos e neutros. Nesse caso, eles vão passar a sensação de conforto para quem está no ambiente. Para isso, alie essas cores à luzes quentes e amareladas para aumentar ainda mais a sensação de relaxamento.

Há outro ponto positivo com os tons amadeirados, terrosos e neutros. Essa paleta de cores para sala é atemporal. Por isso, ela não vai passar a sensação de que a sua decoração parou no tempo.

parede verde
Mind, Vanguard em Londrina

5. Ouse com o neo mint

sala de estar com tons neo mint
Reprodução Pinterest

Essa cor transmite a sensação de frescor e aconchego. Porém, sem abrir mão de um ambiente fora do óbvio. O neo mint é a uma cor que foi muito usada nos anos 1950, voltou à moda nos anos 1970 e, voltou para ficar em 2020, quando foi eleita a cor do ano por uma empresa líder em tendências e previsões, a WGSN.

Por isso, se você quer um ambiente que possa ser aconchegante, aposte nessa cor. Além disso, se for usada em alguns móveis ou elementos de decoração, o neo mint passa um estilo vintage na medida certa, sem abrir mão da modernidade.

6. Minimalismo que nunca sai de moda

A paleta de cores minimalista é praticamente à prova de erros. Ela é uma combinação clássica e atemporal. Por isso, a base dessas cores são as cores neutras. Por exemplo, branco, cinza ou preto. Geralmente, eles dão destaque ou são destacados por cores mais vibrantes e fechadas.

sala de estar minimalista com tons azul escuro vista para o mar
Reprodução Pexel

Há várias vertentes do minimalismo na arquitetura. Alguns deles são pensados para aliar o conforto físico e visual com um estilo atemporal. Um bom exemplo disso é a tendência Japandi no design de interiores.

7. Aposte no azul

O azul pode fazer um ambiente ser ousado ou contido. Isso mostra como essa cor é versátil. Além disso, a pigmentação dessa cor pode receber tanto o branco como o preto, o que pode impactar diretamente em quais cores farão parte da paleta.

cortina azul para a sala
Vivet, Vanguard em Campo Grande

Quando o azul tem pigmento preto, ele vai bem com cores como o cinza, o bege ou marrom claro. Caso haja pigmentação branca no matiz da cor, o resultado vai ficar melhor se o marrom escuro for usado. Por fim, quem quer ousar pode apostar em colocar elementos laranjas em uma paleta com azul, pois essas duas cores são complementares.

Como você viu, decidir a paleta de cores de uma sala vai depender do tamanho, da finalidade do cômodo, do seu estilo e de qual sensação você quer passar. Dessa forma, as dicas deste post vão te ajudar a saber qual caminho seguir na hora de decorar esse cômodo importante do seu apartamento.

Uma paleta de cores não é composta apenas pelos tons usados na parede. Os demais objetos do cômodo também precisam estar de acordo com o que foi escolhido. Além disso, eles precisam ter um estilo que ajude a valorizar o ambiente.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy course download free
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
Avalie o post
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo