Chegou a hora de trazer a sua personalidade para dentro do apartamento! Nesse post vamos te ensinar como apostar no uso das cores na decoração da sua casa.
Em alguns momentos, pode rolar uma certa dúvida em relação a como misturar cores na decoração, a gente entende. É por isso que vamos te mostrar como criar mixes coloridos e ousados, mas que continuam harmônicos.
Estamos falando de ir além de pintar uma parede ou aplicar um papel de parede. Então, para te ajudar a perder o medo e ousar nas cores, separamos algumas dicas básicas.
Círculo Cromático
Começando com o básico, que vai te ajudar a entender todas as nossas dicas!
O círculo cromático é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor.
Essa ferramenta é essencial para arquitetos e designers de interiores, pois ajuda a definir as melhores combinações de cores. Esse círculo pode ser seu melhor amigo na hora de criar um conjunto harmonioso.
Antes de colocar seu plano decorativo em prática, consulte o círculo para depois começar as escolher os móveis, acessórios, pintar as paredes e trocar os tecidos.
Entendeu? Então vamos às dicas!
Tom sobre tom
Na decoração, essa técnica cumpre o papel que seu nome já diz. Você escolhe uma tonalidade e vai sobrepondo outras variantes dessa mesma cor em outras peças.
Por exemplo, você pode apostar no azul como a cor da sua parede e pode compor com móveis e objetos de decoração em vários tons dessa cor. Azul claro, escuro, bebê. No tom sobre tom, o que vale é mostrar as mil versões de uma mesma cor.
Você também pode apostar em texturas, que combinam bastante com essa modalidade, já que dão um toque sensitivo ao ambiente.
Cores complementares
As cores que se contrastam são as cores complementares. São aquelas que estão opostas umas às outras no círculo cromático.
Nesse caso, as duplas que mais se destacam são: amarelo com roxo, laranja com azul e vermelho com verde. Essas cores deixarão a sua casa com uma atmosfera alegre e vibrante.
Mas cuidado para não exagerar! Uma dica é escolher uma cor principal e apostar em pequenos objetos em sua cor complementar.
Cores análogas
Já as cores análogas são as que estão mais próximas no círculo cromático. Por serem vizinhas, elas têm tons semelhantes e podem criar um encontro colorido bem rico na decoração da sua casa. Algumas duplas interessantes das cores análogas são: rosa e vermelho, verde e azul, amarelo e laranja.
Nessa modalidade, as cores análogas trazem uma sensação e tranquilidade no ambiente. Mas fique atento, é indicado utilizar no máximo três cores análogas para não correr o risco de exagerar. Sempre lembre, harmonia é tudo!
Aproveite essas dicas e corre colorir o seu apartamento! Tenho certeza que você não vai se arrepender de aproveitas todas essas cores na decoração. E se você quiser conhecer mais dicas como essa, é só clicar aqui!