Os móveis são objetos que possuem dupla função em um apartamento, além de serem úteis no dia a dia, também fazem parte da decoração de um apartamento. Escolher o modelo e o tamanho adequado sempre foram os principais fatores que influenciaram na compra desses itens. Antigamente, os móveis eram fabricados para terem um único papel em cada ambiente: uma cama para dormir, um sofá para assistir TV ou uma mesa para fazer as refeições.
Com a evolução do design de mobiliário e a necessidade de otimizar espaços, surgiram os móveis inteligentes. Eles têm a característica de possuírem mais de uma utilidade ou praticidade para atender a diferentes necessidades de uma moradia. Um sofá que vira cama ou uma cama box com base baú, podem atender diferentes funções.
Independente do local da casa, os móveis inteligentes ganharam seu espaço nos apartamentos! Se você quer saber mais sobre eles e quais as opções para cada ambiente, acompanhe o post que preparamos especialmente sobre o assunto.
O que são móveis inteligentes?
Os móveis inteligentes, também chamados de móveis multifuncionais, são aqueles projetados para suprir uma necessidade específica de cada ambiente. Eles são peças úteis que podem ter mais de uma função, como um painel da sala que possui espaço para armazenar objetos.
Este tipo de móvel surgiu para atender a necessidade de aproveitar pequenos espaços. Mas com toda a sua funcionalidade e praticidade, vêm sendo muito utilizado em apartamentos decorados e em qualquer tamanho de ambiente.
Quais as vantagens dos móveis inteligentes?
A principal vantagem dos móveis multifuncionais é otimizar um espaço. A capacidade de reunir funções, permite aproveitar o espaço disponível de forma prática, contribuindo para a organização e para o conforto dos que utilizam aquele ambiente. Por eliminarem o excesso visual de itens, a utilização de um móvel inteligente pode deixar a decoração mais clean. Sem contar que é possível encontrar peças de diferentes estilos e com designs diferenciados.
Como escolher um móvel inteligente?
Como já mencionamos, os móveis inteligentes têm a característica principal de suprir a necessidade de um determinado local. Para escolhê-lo você pode considerar os seguintes pontos:
– Qualidade da mobília;
– Organização do ambiente;
– Facilitação no uso do ambiente;
-Organização do espaço;
– Design que harmonize com a decoração.
Existem duas opções para adquirir um móvel multifuncional: planejar sob medida ou comprar pronto. É possível encontrar móveis de qualidade disponíveis a pronta entrega, porém pode ser difícil encontrar um da maneira e do tamanho que você deseja. Neste caso, fazê-lo sob medida é uma ótima opção. Além disso, é possível personalizá-lo utilizando cores, texturas e materiais que não encontraria em um móvel pronto.
Ideias de móveis inteligentes para apartamento
Agora que você já sabe o que é um móvel inteligente e quais as vantagens de incluí-lo na decoração, confira algumas opções que você pode usar nos ambientes de um apartamento:
Móveis inteligentes para a cozinha
A cozinha é o coração da casa e talvez seja o lugar que mais precisa de móveis multifuncionais. São muitos itens para organizar como panelas, talheres, alimentos, temperos e eletrodomésticos. Além disso, é ideal tudo ficar acessível de forma prática para facilitar rotina durante o preparo das refeições. Veja algumas opções:
– Balcão com armário e gavetas: otimiza o espaço embaixo de pias e balcões. Os separadores de talheres e de armários são ideais para manter tudo organizado nesse espaço;
– Eletros embutidos: móveis que permitam embutir os eletrodomésticos são boas opções para deixar tudo acessível para o uso;
-Mesa retrátil: é ótima para refeições rápidas e servem de apoio para dispor os ingredientes e utensílios para cozinhar ou ainda servir para preparar drinks para a família e amigos.
Quer ter um bar exclusivo em um cantinho da sua casa, veja dicas no post “Como ter bar em casa para curtir bons momentos com os amigos“.
Móveis funcionais para o quarto
O quarto de um apartamento precisa ser relaxante e tranquilo. Então na hora de escolher um móvel inteligente para este local, considere a facilidade e o conforto que ele vai proporcionar à rotina. Confira algumas opções:
– Cama retrátil: é aquela que pode ser embutida em um nicho na parede. Ideal para quando se deseja maior espaço no ambiente durante o dia, como em um quarto infantil ou um escritório que também é um quarto de visita. Algumas opções ainda contam com uma pequena escrivaninha que pode ser utilizada durante o dia;
– Cabeceira com apoio: a cabeceira da cama pode conter nichos para servirem para apoiar pequenos objetos como celular ou um copo de água. Essa peça dispensa o uso de criado mudo ou mesinhas de apoio;
– Cama baú: possui gavetas no espaço livre abaixo, que é útil para guardar, por exemplo, calçados, e deixar o local organizado.
– Guarda-roupa com escrivaninha embutida: o espaço do guarda-roupa pode ser otimizado com uma mesa de estudo ou trabalho;
– Mesa dobrável parede: uma forma de garantir uma escrivaninha no quarto sem ocupar espaço quando esta não estiver sendo utilizada;
– Cama mezanino: ou cama suspensa, fica no alto, onde o espaço livre abaixo pode ser utilizado para fazer um escritório ou um closet.
Mobiliários inteligentes para a sala
A sala é o lugar de uso comum de um apartamento e muitas vezes é integrada com outro ambiente como sala de jantar ou cozinha. Ela exige móveis que promovam o aconchego dos moradores e dos visitantes, sempre mantendo a organização. Aquele cobertinha utilizada para ver filme pode ter um lugar fixo na mobília para guardar quando não estiver frio. Veja algumas sugestões para este local:
– Móveis com baú: poltronas e pufes podem conter um baú discreto para armazenar itens como revistas, livros e mantas;
– Mesa de centro com gavetas: este item decorativo pode ter mais funcionalidade no espaço se contar com espaços extras como gavetas ou nichos;
– Estante escondida: o painel da TV pode conter um espaço atrás para esconder uma estante e deixar a decoração mais clean. Essa solução também pode ser utilizada em conceitos abertos, por exemplo, quando a sala é integrada com a cozinha;
– Sofá retrátil: essa talvez seja uma das peças mais conhecidas no mobiliário inteligente. Este modelo de sofá promove o conforto em momentos de relaxamento e quando não está sendo utilizado, pode ser ajustado para adquirir um tamanho menor;
– Aparador como mesa: esta também é uma ótima opção para setorizar um apartamento com conceito aberto. Uma bancada pode servir para realizar as refeições diárias ou como aparador.
Está em dúvida na decoração? Confira as principais tendências de paleta de cores para sala.
Móveis inteligentes para a área de serviço
Este ambiente em um apartamento deve contar com móveis que organizam os diversos itens e equipamentos de limpeza de forma que estejam acessíveis para o uso. Veja algumas soluções:
– Tábua de passar roupa embutida: item indispensável para o cuidado das roupas. A solução aqui é embutir esse item em um nicho na parede ou até mesmo em um armário.
– Bancada sobre o tanque: um apoio dobrável que otimiza o espaço ocupado do tanque quando este não estiver em uso;
– Armário multiuso: pode ser projetado no formato e tamanho ideal para encaixar os acessórios de limpeza como vassouras, rodos, ferro de passar, aspirador;
Mobílias multifuncionais para o banheiro
O banheiro é um dos locais mais utilizado de um apartamento tanto pelos moradores quanto pelos visitantes. Confira algumas opções de móveis inteligentes para este ambiente:
– Espelheira: é um tipo de armário aéreo com espelho na porta;
– Nichos: espaços disponíveis para colocar produtos de higiene, cosméticos, podem servir para diversas funções práticas e decorativas.
Se você gostou de saber um pouco mais sobre móveis inteligentes, confira o post “Ouse em seu apartamento! Misture cores na decoração e arrase” com dicas incríveis que vão te auxiliar a deixar o seu apartamento com a sua personalidade.
Continue acompanhando nosso blogpara mais conteúdos como este!