Ir para a Vanguard

Microverdes: o que são, quais seus benefícios e como cultivar

Quem acompanha nosso blog e nossas redes sociais sabe o quanto amamos jardinagem e healthiness, afinal, acreditamos que viver na cidade não precisa ser sinônimo de ter um estilo de vida corrido e ter um estilo de vida corrido e sem contato com a natureza.

Recentemente encontramos uma tendência que une jardinagem e saúde, e estamos apaixonados: estamos falando dos microverdes! Eles são uma novidade nutritiva e saborosa, e se destacam por sua praticidade de plantio consumo.

Você sabe o que é? Já cultivou ou experimentou? Neste post, trouxemos um conteúdo feito especialmente para quem quer saber um pouco mais sobre os microgreens, desde seus benefícios até os passos para o cultivo. E já adiantamos que você vai adorar a experiência de plantar, colher e consumir!

caixa de microgreens
Reprodução Pinterest

O que são microverdes?

Os microverdes – ou microgreens, em inglês – são plantas jovens, colhidas entre uma e três semanas após a germinação da semente, quando as primeiras folhas começaram a aparecer.

Eles recebem esse nome pois são uma versão micro das hortaliças que normalmente consumimos. Sendo assim, são maiores do que os brotos, mas ainda não têm o tamanho de uma planta em sua fase adulta. Podemos considerar que é a versão “adolescente” do legume.

Eles se encaixam no setor de hortaliças gourmet, pois estão começando a ser conhecidos pelos agricultores e consumidores finais, e consequentemente acaba sendo difícil encontrá-los nas feiras e nos mercados convencionais. Mas eles têm ganhado cada vez mais espaço pelo visual atraente, textura e sabor – além, claro, dos benefícios nutricionais que apresentam. Por isso, a tendência é que estejam cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

microverdes
Pexel

Benefícios que os microgreens oferecem

Os microgreens oferecem muitos benefícios, e o primeiro é sua facilidade de cultivo. Eles se adaptam muito bem a espaços pequenos e ao sistema de cultivo orgânico, sem pesticidas, por isso são perfeitos para serem cultivados em casa ou no apartamento sem dificuldades.

Um estudo sobre Microverdes realizado pela Revista Extensão em 2020 apresenta as plantinhas como grandes promotoras de saúde e bem estar, pois são ricas em minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e manganês.

planta microverde
Pexel

Inclusive, artigos recentes apontam que algumas hortaliças nessa fase jovem apresentam até quarenta vezes mais nutrientes do que as mesmas em sua fase adulta. E a explicação é simples: por serem menores, as vitaminas e os minerais estão concentrados, e com isso é possível consumir porções menores e mesmo assim suprir a necessidade diária. São superalimentos!

E mais, por serem compactas, é possível cultivar sua planta favorita em casa tranquilamente e aproveitar cada um desses benefícios no dia a dia. Como fazer isso? Veremos a seguir.

Como cultivar os microverdes: veja o passo a passo!

Se você gosta de usar ervas e temperos frescos na hora de preparar comida e já tem uma hortinha na sua sacada ou quintal, vai ser fácil cuidar dos microgreens, já que seu cultivo é muito parecido com o das hortaliças tradicionais. Você precisa apenas de substrato, sementes e um lugar com iluminação natural.

pessoas plantando microverdes
Pexel

Como as sementes são as mesmas utilizadas no plantio da hortaliça comum, você pode escolher as suas verduras favoritas para ter em casa, quando quiser! Siga o passo a passo a seguir:

Passo 1: coloque substrato em um vaso médio

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher um vaso, mas que não seja muito grande – lembre-se de que as plantinhas não vão crescer muito – , e colocar o substrato drenado em uma altura de 3 centímetros, mais ou menos.

Passo 2: Espalhe as sementes

Não tem segredo, ao colocar as sementes basta espalhar de maneira uniforme fazendo com que fiquem cobertas com uma camadinha do substrato.

Passo 3: cubra seu vasinho

Cubra o vaso com um plástico para que o solo não perca umidade, então quando as sementes apresentarem seus primeiros sinais de germinação, retire a cobertura e borrife água 2 vezes por dia.

Passo 4: escolha um local iluminado

Sabe aquele cantinho iluminado da casa que revigora e repõe as energias? É lá que você vai colocar o seu vasinho de microgreens. Pode ser na varanda ou até na janela, desde que seja seguro para suas plantinhas.

E se não tiver um local assim, com boa iluminação, invista em uma lâmpada de cultivo especial para plantas, assim você terá um ótimo resultado no crescimento das microgreens.

Leia mais em: Urban jungle: as plantas indoor propõe trazer mais.

Passo 5: faça a colheita

Após a primeira semana, algumas sementes estarão saindo da fase de broto e entrando na fase “jovem”. Elas estarão prontas para serem consumidas entre 7 e 14 dias, ao atingirem uma altura média de 5 cm (o que vai variar de uma semente para outra).

O cultivo é simples e não exige podas nem a aplicação de fertilizantes ou defensivos químicos. É muito fácil!

Principais sementes para microverdes

Existem várias formas de consumir as plantas: como broto, baby leaf ou microverdes. Cada uma dessas modalidades combina melhor com sementes específicas, e no caso das microgreens os destaques vão para as seguintes hortaliças:

mini horta para apartamento
Reprodução Pinterest

– Manjericão

– Repolho

– Couve

– Cenoura

– Cebola

– Rúcula

– Brócolis

– Ervilha

– Rabanete

– Girassol

– Agrião

– Alho poró

– Coentro

– Beterraba

Como consumir os microgreens

As plantinhas micro combinam com muitos pratos deliciosos! Elas podem ser consumidas em forma de temperos, saladas, e até como aquele ingrediente especial na receita que você ama. E uma das razões de serem tão versáteis é porque têm uma textura incrível, pois são crocantes e, ao mesmo tempo, macias.

macarrão com microverde
Pexel

Viu só como elas são fantásticas? Nos conte o que achou dessa novidade de jardinagem e qual semente escolheu para plantar. Não tem nada como um tempero fresquinho para preparar nossa comida!

prato de salada composta por rabanetes e agrião de microverdes
Reprodução Pinterest

E se você mora em Curitiba ou estiver passando por lá, vai conhecer a nossa horta pública. Quem sabe lá você não encontra uma mudinha de microgreen para saborear. Para saber mais sobre ela, clique aqui!

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download
5/5 - (2 votos)
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo