É difícil encontrar alguém que não se encante com a beleza natural e as cores das plantas. Nem sempre é possível ter um jardim convencional, com diversas espécies e caminho de pedra. Porém, essas características são exploradas de outras formas no mundo da arquitetura e decoração, como em vasos diferenciados, objetos e estampas.
Uma ótima opção para os apartamentos é projetar um jardim vertical. Ele vem ganhando espaço nos apartamentos e, escolhendo o tipo certo, este jardim pode se adequar ambientes externos e internos. Se você está pensando em trazer o verde da natureza para dentro do seu apê, confira nossas dicas e inspirações para agregar no seu projeto!
Tipos de jardim vertical
Existem alguns tipos de jardim vertical e eles variam conforme o ambiente que será instalado, a sua estrutura e as espécies que a compõem. Conheça:
Jardim vertical natural
O jardim vertical natural, como o próprio nome diz, é montado com plantas naturais. Ele pode ser feito com blocos cerâmicos, blocos pré-moldados, estrutura de plástico, sistema modular, prateleiras de madeira e ferro ou painéis de fibra de coco.
O ponto principal para a construção deste jardim é a escolha das espécies que vão compor a parede verde. É preciso considerar a incidência de luz, a qualidade do ar, as condições para a irrigação e manutenção do local que ele será instalado.
Confira o post: 9 plantas pendentes que não precisam de sol frequente
Jardim vertical com trepadeiras
Este é o do tipo de jardim vertical mais tradicional. As trepadeiras são plantas que se fixam naturalmente em superfícies e fazer uma parede verde com ela não exige grande esforço.
Em relação à sua manutenção, é preciso realizar a poda para direcionar o crescimento da planta para o local desejado e a irrigação correta para cada espécie.
Jardim vertical natural hidropônico
A hidroponia é uma técnica que cultiva as plantas utilizando somente água, sem o uso de terra. Um jardim vertical com essa característica possui uma estrutura leve, de fácil instalação e manutenção, podendo ser instalado em diversos ambientes.
Mas aqui as plantas também são naturais, então para construir um jardim vertical natural hidropônico, a área deve contar com boa luz natural, ventilação e água acessível.
Jardim vertical preservado
No jardim vertical preservado as plantas naturais passam por um processo de conservação que mantém a textura e a cor da folhagem. Esse processo fornece uma durabilidade para as plantas que pode durar por até 10 anos.
É uma ótima opção para ambientes internos que não contam com a incidência de luz. Outra grande vantagem desse tipo de jardim é que ele não precisa de manutenção ou ser irrigado.
Jardim vertical artificial
As plantas artificiais são outra escolha para aqueles ambientes que não contam com condições ideais para o crescimento de um jardim. Elas são produzidas por poliéster e lã fina para deixar o material final o mais realista possível.
Elas não necessitam de nenhum tipo de manutenção. Há muito preconceito com o uso de plantas artificiais, mas com o avanço da tecnologia, elas estão cada vez mais parecidas com a textura, cor e brilho das plantas naturais, a ponto de um jardim vertical artificial ser confundido com um natural.
Projetos de jardim vertical para se inspirar
Quer ter um jardim aí no seu apê, mas não sabe por onde começar? Confira algumas ideias:
1. Paz na sala de estar
A sala de estar é o local que pede aconchego, e não tem mais nada mais confortante que o toque da natureza! Destacar a parede de entrada da sala com um jardim vertical com folhagens, por exemplo, é uma ótima maneira de recepção a quem entrar no espaço.
Usar uma paleta neutra na decoração irá realçar ainda mais o verde das plantas. Um sofá bege e poltronas off-white vão harmonizar perfeitamente neste ambiente.
2. Jardim de inverno
Fazer uma parede verde no jardim de inverno é uma ótima forma de aproveitar o local! Deixe as plantas ocuparem a parede, assim, o espaço do chão fica livre para decorar com pedras. Você pode adicionar bancos de jardim e mesinhas para criar um ar agradável para descansar.
3. Um verde na sacada
A sacada do apartamento geralmente conta com uma área gourmet, onde os moradores recebem os amigos e a família. Pela boa incidência de luz e vento, esse é um dos locais ideais para projetar um jardim vertical com plantas naturais.
Combine a parede com plantas verdes e quadros com estampas florais para deixar o local com um ar tropical.
4. Madeira e verde
A decoração natural está em alta no mundo da arquitetura! Mesclar o verde das plantas com outros materiais que remetem à natureza como a madeira, o algodão e a palha é uma ótima escolha para deixar qualquer ambiente
“>aconchegante.
Uma sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras almofadadas, um jardim vertical na parede vai fazer qualquer pessoa se sentir confortável no ambiente.
5. Painel de TV diferente
Que tal usar o jardim vertical como painel de TV? Com diferentes espécies de plantas artificiais, esse será o ponto focal da sua sala!
Combinar uma bancada de madeira clara logo abaixo da TV, com objetos decorativos de vidro vai deixar o espaço harmônico para os momentos de descanso no sofá.
6. Mix de plantas no banheiro
A verdade é que qualquer ambiente está preparado para receber um jardim vertical, é só escolher o modelo e tamanho certo! O banheiro é uma prova disso.
Um jardim vertical neste ambiente vai fazer toda a diferença na aparência do cômodo. Investir em uma iluminação com luzes direcionadas para esta área vai criar um clima agradável e relaxante para os banhos na banheira.
As plantas em apartamento e o urban jungle são uma tendência na decoração! E você? Já decidiu onde você vai montar o seu jardim vertical? As opções são diversas e você não pode deixar de planejar logo o seu!
Continue acompanhando o blog da Vanguard!