Um jardim em apartamento pode ser o detalhe que o seu lar precisa! Com decorações e plantas ideais, é possível transformar o seu cômodo preferido em um oásis verde particular, de forma prática e elegante, independente das plantas que você deseja cultivar e do espaço que tem disponível. No entanto, um bom planejamento é indispensável para desfrutar dos benefícios de ter um jardim.
Ainda que se tenha um espaço pequeno, existe uma variedade de maneiras de montar um jardim em apartamento. Um exemplo de modelo a seguir é o vertical, que é moderno e inovador para qualquer lar. Saiba como criar seu oásis verde com estilo!
Por que ter um jardim em apartamento?
Há vários motivos para se ter jardim em apartamento e que vão muito além dos benefícios decorativos que as plantas podem proporcionar para o seu lar. Elas não só auxiliam na decoração como, também, podem melhorar a qualidade do ar, bem como prevenir o desenvolvimento de algumas alergias. Confira os principais benefícios:
Plantas são umidificadores naturais
As plantas são excelentes umidificadores naturais devido a sua transpiração. Com isso, elas podem garantir mais umidade ao ambiente, contribuindo com menores níveis de calor para tornar o ambiente mais agradável. Portanto, investir na criação do jardim em apartamento permite também melhorar sua saúde.
Contribuem para a concentração e criatividade
O verde das folhas é reconhecido por contribuir para a concentração e a criatividade, além de servir de inspiração. Por isso, incorporar plantas em casa pode ser uma estratégia assertiva, especialmente para quem trabalha em casa.
Diminui as alergias
Além de umidificar o ar, as plantas também podem amenizar as alergias, visto que algumas espécies de plantas podem reduzir compostos tóxicos presentes no ambiente. Isso torna a ideia interessante para quem vive em grandes metrópoles ou áreas poluídas.
Auxiliam na decoração
As plantas se destacam por serem ótimas aliadas quando se trata de decoração. Independentemente do estilo da decoração do seu apartamento, seja rústico ou moderno, incluir plantas pode agregar valor ao ambiente.
E, para locais muito pequenos, o jardim vertical tem se tornado uma ótima opção. Muitas pessoas têm cultivado até mesmo alimentos ao construir uma horta vertical, que podem ser feitas com pequenos caixotes de palete.
Confira também: As melhores plantas Feng Shui para decorar a sua casa
Escolhendo o espaço ideal para o seu jardim
Antes de mais nada, é fundamental escolher o espaço ideal para seu jardim, como sacada, varandas ou o interior do apartamento. Em especial, a varanda pode ser um ótimo local para decorar com plantas, principalmente as que precisam de banho de sol para sobreviver.
Varandas e Sacadas
As varandas e sacadas oferecem mais opções de decoração e podem se transformar em um local para relaxar ao ar livre. Além das plantas, pode-se implementar móveis de decoração externa caso o local tenha espaço o suficiente.
Interior do apartamento
No interior do apartamento também existe uma variedade de opções de decoração com plantas. No entanto, é fundamental acrescentar plantas que podem ser cultivadas dentro de casa.
Nesse caso, você pode utilizar vasos de diferentes tamanhos ou formatos, optar pelo jardim vertical, pendurar as plantas ou fazer a decoração do modo em que preferir. No interior do apartamento, você também pode decorar áreas comuns, como a cozinha, com plantas.
Plantas ideais para ambientes internos
Após escolher o local que pretende criar um jardim em seu apartamento, é indispensável optar por aquelas que são plantas de ambientes internos. Algumas das principais incluem:
- Samambaia;
- Bromélias;
- Orquídeas;
- Espada-de-São-Jorge;
- Suculentas;
- Cactos;
- Cróton.
A diversidade de plantas disponíveis permite decorar seu apartamento de várias maneiras, construindo um jardim com folhagens, tamanhos e tipos variados.
Dicas para decoração de jardins de apartamento
Há um leque de maneiras para criar um jardim em apartamento. Porém, é fundamental lembrar que elas precisam de luz para sobreviver, com exceções de algumas plantas de sombra, e alguns cuidados específicos. Ao decorar um espaço com plantas, tenha em mente as seguintes dicas:
Tenha atenção com o clima
Considere o clima do local em que mora, se é muito frio ou calor. Vale lembrar que algumas plantas podem ser cultivadas em ambientes frios, no entanto, outras podem não suportar temperaturas muito baixas.
Utilize paletes para complementar o ambiente
O uso de paletes é uma maneira popular e inteligente de decorar qualquer espaço. Com eles, você pode construir desde móveis a estruturas para comportar plantas ou fazer uma horta vertical.
Crie um jardim ou horta vertical
A horta e o jardim vertical tem se tornado uma maneira popular e acessível para indivíduos que moram em apartamentos pequenos, mas não dispensam o contato com plantas. Além da possibilidade de utilizar caixotes ou vasos no chão, também pode pendurá-los para cultivar verticalmente e otimizar o espaço disponível.
Cuide do jardim corretamente
O cultivo de plantas exige cuidados específicos, como remover folhas secas, trocar de vaso conforme crescem, a escolha da terra, atenção à quantidade de água e muitos outros cuidados para a manutenção.
Cada um desses cuidados desempenha um papel vital para a planta e se realizados corretamente, a decoração e bem-estar delas serão garantidos por um bom período de tempo.
Ferramentas e acessórios que fazem a diferença
Algumas ferramentas podem fazer toda a diferença no processo de cuidados com as plantas. Um dos principais é a tesoura de poda, essencial para cortar folhas e galhos que podem prejudicar o crescimento saudável das plantas. Outras ferramentas e acessórios essenciais para o jardim em apartamento, incluem:
Regador
O regador permite que se regue as plantas de maneira controlada e diminui os riscos da planta absorver grandes quantidades de água, fornecendo a quantidade certa de hidratação, sem exageros.
Borrifador
O borrifador é uma ferramenta essencial, principalmente para quem possui um jardim em apartamento. Ele auxilia no processo da aplicação de defensivos para combater pragas que podem ser nocivas para a planta.
Luvas
A luva é indispensável para manipular produtos defensivos, terra própria para as plantas e até mesmo para a proteção das mãos contra plantas que possuem espinhos. Portanto, contar com um par de luvas é fundamental.
Como manter seu jardim saudável e bonito
A manutenção de um jardim envolve um processo de cuidados práticos, mas com atenção aos detalhes. Em primeiro lugar, é indispensável observar as necessidades das plantas, além de realizar o corte e a poda sempre que necessário.
Periodicamente, leve as plantas para a luz e não esqueça de regá-las adequadamente, quando necessário. Não esqueça que uma das principais maneiras de manter o jardim bonito é limpá-lo com frequência.
Montar um jardim em apartamento é uma ação que envolve criatividade e especialmente, o conhecimento nos cuidados com plantas. Alguns dos seus principais benefícios, incluem o relaxamento, melhorias para o ar e diversidade de possibilidades. Conte com a Vanguard para conquistar o seu apartamento e assim decorá-lo com o seu oásis verde com estilo!