Os dinamarqueses são considerados o povo mais feliz do planeta, e dizem por aí que o segredo dessa felicidade toda se resume ao hygge. O termo “hygge” – pronunciado como “ru-ga” – foi criado na Dinamarca para expressar um estilo de vida muito único, portanto a tradução é quase inexistente. Sabe aquelas palavras cujas definições precisam de um exemplo? E que têm tanto sentido por trás que mal conseguimos explicar? Esta é uma delas.
Mas nos arriscamos em transmitir o que essa palavra tem a nos ensinar, e criamos esse conteúdo completo para você. Por aqui, você vai entender o conceito, como aplicar no seu dia a dia e quais tendências da arquitetura se inspiram nesse estilo de vida.
Hygge – o significado por trás da palavra
O significado de Hygge está relacionado a aconchego, acolhimento. É um pouco injusto usarmos uma palavra – ou duas, no caso – para tal definição, visto sua complexidade. Tanto é que, se um norueguês fosse nos explicar, provavelmente diria que é como tomar uma bebida quentinha em um dia frio debaixo das cobertas, abraçar uma pessoa que a gente ama ou sair do banho com aquele cheirinho gostoso de sabonete.
O conceito está ligado aos cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição. Usufruir de um momento que agrade todos esses aspectos é “muito hygge”. Deu pra entender? É aproveitar o momento usando todos os seus sentidos, da maneira mais aconchegante ao seu ser.
Assim, o lar hygge é um abrigo, que abriga e oferece o conforto necessário para se viver bem, aproveitando cada momento nele. É um refúgio para a rotina corrida que oferece uma simplicidade, sem grandes ostentações ou luxos, mas com o básico necessário para viver as grandes alegrias da vida.
Com essa breve definição já conseguimos compreender por que esse estilo de vida é tão atraente, não é? Mas como nós podemos aderir a esse lifestyle, ou pelo menos absorver e adaptar o que ele tem de melhor a oferecer? É sobre isso que falaremos a seguir.
Dicas para aderir ao lifestyle hygge
Para aderir ao estilo de vida hygge não precisa de nada muito mirabolante, até porque a ideia é justamente o contrário disso. Você não precisa ser europeu, não precisa viver em um palácio e nem desapegar totalmente da sua rotina atual. A ideia é conseguir transformar o ambiente que está à nossa volta – pessoas, coisas e sentimentos – e adaptá-lo à nossa realidade.
O primeiro passo para adotar o hygge na sua vida talvez seja o mais complexo: transformar o seu ambiente em uma atmosfera acolhedora. Isso significa cuidar do relacionamento que você tem com sua casa, com as pessoas e com os sentimentos que estão ao seu redor. É aproveitar cada momento fora do modo automático, apreciando as pequenas coisas.
Confira algumas dicas que vão te ajudar a se conectar cada vez mais com a proposta:
1. Crie um cantinho de descanso
A primeira ação é garantir que sua casa está sendo acolhedora o suficiente para você. Sua casa é seu lar, seu refúgio, e não apenas um local com teto para você dormir.
Que tal começar criando um cantinho especial só para descanso? Se tiver algum espaço mal ocupado, que acha que pode ser reaproveitado para outra coisa, separe-o para transformá-lo no seu local de descanso. Apesar de a casa toda precisar ser confortável, é uma boa iniciativa para você se sentir motivado a tirar um tempo para relaxar.
2. Livre-se dos itens que trazem um sentimento ruim
Todo mundo tem em casa alguns objetos que já foram um símbolo de acolhimento mas que não conversam mais com sua personalidade. Pode ser um quadro, um relógio, um vaso de planta ou um móvel. Se ele te passa uma vibe desagradável, livre-se dele e substitua por algo que possa te deixar feliz.
3. Decore com o seu jeitinho
A decoração é uma parte muito importante para nos sentirmos bem em um lugar, pois atua diretamente na nossa visão. Sendo assim, pode causar sentimentos diferentes, como calma, satisfação e sossego.
Por isso, invista um tempo para escolher as cores e formas que pretende compor seu lar e deixe seu lado criativo aflorar. Opte por itens leves, com tons claros e texturas suaves. Assim você vai achar seu lar muito mais convidativo e receptivo, pode apostar!
4. Adicione luzes e velas
As velas são itens muito utilizados para momentos mais intimistas, como a meditação e a massagem. Elas trabalham com a visão, tato e olfato, pois emitem calor, aroma e luz – ou seja, trabalham vários sentidos ao mesmo tempo. Sendo assim, coloque algumas pela casa e deixe elas cumprirem o papel delas!
Na iluminação, opte por lâmpadas de cores quentes, pois são mais confortáveis para a visão. Abajures, arandelas e pendentes são ótimas luminárias para deixar a claridade mais suave, menos intensa.
5. Utilize almofadas e tapetes
Se tem algo que os dinamarqueses gostam de usufruir é de texturas macias e quentinhas pela casa, sem passar calor. Essas texturas macias fazem a gente se sentir abraçado e confortado, mas no nosso país tropical só são bem-vindas em algumas semanas do ano.
Mesmo não sendo possível encher a casa com os mesmos tecidos que os europeus, é possível adaptar com o que temos por aqui. O algodão, por exemplo, é um tecido muito macio e fresquinho, então aposte nele nas almofadas do sofá e no puff. O tapete felpudo também é bem-vindo.
6. Cultive plantas
As plantas dão vida ao ambiente, deixam ele mais bonito, e já é comprovado cientificamente que também proporcionam um sentimento agradável para os seres humanos.
Cultive as espécies que mais te agradam, você vai ver que elas podem fazer um milagre no seu humor e na decoração!
São pequenas ações que podemos fazer para aderir ao hygge do nosso jeitinho. O importante é extrair a essência desse lifestyle e começar a ver a vida com outros olhos.
Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais tendências e comente aqui embaixo se você vai aderir ao Hygge. Nos vemos na próxima!