O estilo rústico, antes uma exclusividade das casas de campo, vem ganhando cada vez mais espaço nas construções urbanas. Seja na área gourmet, na sala de estar, de jantar ou na cozinha, os móveis e elementos em madeira com acabamentos mais orgânicos tornam os apartamentos mais agradáveis e acolhedores para os moradores e visitantes.
Os tons terrosos são características do estilo, mas utilizando alguns recursos e combinações também é possível adicionar sutilmente cores vibrantes na decoração. Para os que gostam de algo mais contemporâneo, outros materiais podem ser usados no projeto, como o cimento queimado, o ferro e o tijolinho.
Se você quer conhecer um pouco mais do estilo rústico e saber como aplicá-lo no seu apartamento, confira o post abaixo!
O que é um estilo rústico na decoração?
A palavra “rústico” tem relação à zona rural, ao campo, a algo que aparenta simplicidade. Assim, quando falamos do estilo de decoração que leva esse nome, estamos nos referindo a um conceito que exalta a natureza, considera as imperfeições como belas e destaca o simples.
Quando falamos de decoração rústica é muito comum pensarmos em casas, em montanhas ou em fazendas e quando aproveitamos essas características na decoração, o estilo traz muito aconchego aos ambientes. Justamente por isso, vem ganhando cada vez mais adeptos nas residências urbanas.
Conheça: Hygge: saiba o que é e como aderir a esse estilo de vida!
Principais elementos do estilo rústico
Existem diversas referências que podem ser utilizadas para levar o conceito rústico à decoração. Conheça as principais:
1. Madeira
A madeira é o protagonista do estilo rústico: um material que nos conecta com a natureza e possui uma beleza agradável e aconchegante!
É utilizada principalmente em móveis, em que o material é explorado da forma mais natural possível, valorizando os veios e detalhes. A madeira de demolição, por exemplo, pode ser usada para produzir uma linda cabeceira de cama, um painel de TV ou um armário para cozinha.
Mas a presença desse elemento na decoração é infinita e versátil! A sua forma original pode ser usada ainda em peças de decoração, como vasos e esculturas, e na arquitetura de um ambiente, como vigas aparentes ou decks.
Hoje em dia há também revestimentos que representam fielmente a textura e o visual da madeira, que permitem que o seu visual componha o piso, a parede e a bancada.
2. Revestimentos naturais
Além da madeira, outros elementos são característicos do estilo rústico mantendo a mesma função de agregar a natureza a um ambiente. As pedras, o linho, o bambu, o tijolinho, o rattan e o vime são alguns exemplos. Faça combinações com mais de um material, mas sempre considere a harmonia e o contraste do resultado.
Além disso, é preciso considerar a funcionalidade do ambiente. O banheiro, a lavanderia e a área gourmet, por exemplo, são ambientes mais úmidos que devem contar com revestimentos apropriados para áreas molhadas, como os porcelanatos. Assim como aqueles que reproduzem a madeira, também existem opções que reproduzem a pedra, o tijolinho e outros materiais.
O estilo rústico prioriza o uso de materiais renováveis e exalta a fabricação artesanal. Conheça também a decoração sustentável e entenda o que é e como aplicá-la.
3. Detalhes em metais
Os metais trazem um toque retrô e vintage à decoração rústica, como o cobre. Esse elemento remete aos tachos utilizados para fazer doces em fazendas e tem uma memória afetiva de casa dos avós. O ferro é outro material bastante utilizado: pode-se adicionar panelas de ferro em uma cozinha rústica e, em outros ambientes, objetos decorativos como luminárias.
4. Tons terrosos e neutros
As cores neutras e terrosas são a base da paleta do estilo rústico. O marrom, alaranjado e rosa queimado são algumas das mais utilizadas na composição. Elas harmonizam muito bem com o tom da madeira e os outros elementos naturais que citamos.
Para os que gostam da decoração minimalista, a aposta são o branco, cinza, bege, off-white e até o preto. São opções mais neutras que também podem ser utilizadas como fundo para aqueles que querem aplicar alguns detalhes de cores vivas nos itens decorativos, como em tapetes e almofadas.
5. Plantas
O estilo rústico tem o conceito focado na natureza, assim, não poderia faltar a presença das plantas na decoração. É ideal escolher espécies fáceis de cuidar e que se adaptem bem às condições de iluminação do local. Elas podem estar em vasos de diversos tamanhos no chão, em prateleiras, mesa ou bancada.
Como fazer uma decoração rústica no apartamento?
Se você curtiu a decoração rústica e quer aderir a essa tendência, listamos algumas dicas para te ajudar na aplicação em seu apartamento. Confira:
1. Aposte na madeira
Seja nos móveis ou nos revestimentos, a madeira não pode faltar no seu ambiente rústico! Em uma cozinha com o estilo rústico, combine as cadeiras e os armários, explorando a coloração mais natural possível do elemento. É possível trazer também uma fruteira de madeira com acabamento simples, que será um adicional no visual e também um objeto funcional para o local.
2. Decore com objetos de metal
Objetos de metal se encaixam perfeitamente na proposta da decoração rústica de um ambiente. As luminárias de ferro trazem um pouco do estilo industrial e são detalhes que ficam incríveis sob a bancada da área gourmet. Adicione banquetas altas com detalhes do mesmo material para harmonizar a decoração.
3. Adicione cor
Para quem deseja uma decoração estilo rústico moderno, a dica é apostar em cores e estampas coloridas. Mantendo a base mais neutra, é possível trazer itens e objetos de destaque como panelas amarelas, tapetes e almofadas estampadas e outros itens de decoração.
4. Não se esqueça das plantas
A relação do estilo rústico com a natureza é evidenciada pelas plantas, e se engana quem acha que morar em um apartamento seja um impedimento para trazer esse elemento natural para a decoração. Na sala de jantar, invista em um jardim vertical com um mix de folhas e flores. Além de bonito e harmonioso com a decoração, o local ficará mais arejado e fresco.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais da decoração rústica? Tenho certeza de que o ambiente do seu apartamento ficará incrível com essa escolha!
Veja também o post o Estilo Boho e expresse sua personalidade na decoração. Continue acompanhando o blog da Vanguard para conhecer mais estilos de decoração!