Muitas das comodidades que temos hoje foram previstas pelos filmes de 1970. Hoje, com o avanço da tecnologia, é comum o uso de celulares, carros velozes e outros dispositivos que facilitam o nosso dia-a-dia. O estilo High Tech é uma tendência da arquitetura que traz essas ideias para dentro da decoração.
Sistemas de multimídia, iluminação marcante e móveis inteligentes são alguns dos itens característicos de um ambiente como este. E quando falamos de materiais, o estilo é caracterizado por metais, aço, vidro e vinil com formas geométricas e cores vibrantes, como preto, amarelo e vermelho.
Quer descobrir como ter uma decoração moderna e diferente como essa aí no seu apartamento? Acompanhe este post!
O que é o estilo High Tech?
O estilo High Tech, também conhecido como estilo futurista, é uma proposta de decoração que faz o uso da alta tecnologia nas construções. Surgiu por volta de 1970 para integrar a arquitetura moderna — que já vinha sendo empregada na época.
No início, com a tecnologia um pouco mais limitada, as primeiras obras do estilo eram marcadas mais pela estética e não pelos equipamentos modernos que temos hoje. Novas formas de construção e estruturas, como metal aparente, vigas de aço e conexões à mostra surgiram com este conceito.

Características do estilo High Tech
Alguns projetos com estilo High Tech possuem elementos bastante marcantes, que transmitem um ar moderno e tecnológico que lembram muito o estilo industrial. Vale destacar que o uso da tecnologia nesse modelo de decoração vai muito além da estética: está ligada também à funcionalidade de cada espaço. Veja algumas características do estilo:
Materiais industriais
Vidro, ferro, aço inox, alumínio e outros materiais comuns utilizados em construções industriais fazem parte do estilo High Tech. Além de uma beleza única, trazem consigo outras vantagens como isolamento e conforto térmico.

Uso de tecnologia para ajudar nas tarefas
Para fazer valer o nome que este estilo de decoração leva, o uso de equipamentos tecnológicos devem fazer parte do espaço High Tech. Em salas de estar ou cinema em casa, o uso de sistemas de som de última geração faz toda a diferença, por exemplo.
Cortinas com acionamento automático e assistente, assistentes virtuais para ligar e desligar dispositivos são algumas das tecnologias que podem ser exploradas em diversos ambientes.
Confira o post: Alexa, acenda as luzes! Chegou a sua hora de ter a casa inteligente

Funcionalidade
O principal objetivo do uso da tecnologia em projetos arquitetônicos é promover o aproveitamento do espaço e deixá-lo funcional. O uso de móveis planejados que encaixam no local disponível e ainda tem dupla função são bastante característicos deste estilo.
Visão sobre estruturas internas
A decoração High Tech destaca o que estaria comumente escondido em outros estilos. É muito comum tubulações e estruturas de aço aparente, cimento queimado ou tijolos à vista nas paredes. Eles são os grandes responsáveis por fornecer um toque moderno e contemporâneo ao ambiente.

Sustentabilidade
A tecnologia deve ser uma aliada da natureza! No estilo High Tech há a preocupação com a sustentabilidade, onde soluções podem ser utilizadas para usar o melhor da natureza sem agredi-la.
O uso de materiais recicláveis (como alumínio), janelas e claraboias fazem parte de projetos como este. Eles permitem um conforto térmico, uma iluminação e ventilação natural dos ambientes, diminuindo assim o uso de energia elétrica para tais funções.
Como ter um ambiente High Tech em um apartamento?
Se você se identificou com este estilo, saiba que ele não é utilizado somente em grandes obras. Você pode trazer essa decoração para dentro do seu apartamento no cômodo que desejar, confira algumas dicas:
1. Utilize materiais marcantes
Escolha os materiais que te agradam entre metal, aço, vidro e concreto. Você pode aplicar algumas combinações entre revestimentos de paredes, texturas, móveis e divisórias. Por exemplo, em um ambiente integrado com sala de estar e bar você pode usar móveis metálicos com vidro para deixar à mostra as taças e também uma bancada de concreto para deixar o ambiente super moderno.
2. Utilize uma iluminação de destaque
A iluminação também é muito marcante nos ambientes High Tech. Utilize fitas de LED e Neon para destacar os pontos que você deseja. Na sala de estar, você pode usar duas formas de iluminação, uma mais aconchegante para os momentos de descanso vendo TV e outra para momentos que deseja ter atenção, como ler um livro ou conversar com os amigos.

3. Invista em mobiliários
Os móveis inteligentes seguem o design moderno, com linhas retas, fabricados de materiais diferenciados. É muito importante eles serem multifuncionais e aproveitarem ao máximo o espaço do ambiente.
Bancadas e mesas são um grande destaque de cozinhas do estilo High Tech, podem ser compostas por revestimentos lisos e modernos como silestone e resinas.

4. Não se esqueça de deixar o espaço automatizado
Um espaço High Tech, além do visual moderno, deve ser confortável e prático para os moradores e visitantes da casa. Na cozinha e área gourmet invista em fogão de indução, máquina de lavar louça, cervejeira e uma mini adega.

5. Use cores neutras
As cores mais utilizadas como base neste estilo são preto, cinza, branco e tons variados. Deixe o vermelho, amarelo e azul para destacar algum ponto, como móvel, quadro ou objeto de decoração.

Com alguns detalhes você pode usar o estilo High Tech em diversos ambientes do seu apê!
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. A propósito, aproveite para conferir nosso post sobre home office e confira 5 dicas para transformar um quarto em escritório. Até a próxima!