A iluminação é um dos elementos mais importantes quando se trata de decoração de interiores. Afinal, do que adianta escolher um estilo lindo e não o valorizar?
Entre as tendências mais atuais, o uso de LED e do Neon é praticamente unanimidade nos projetos de iluminação, seja por meio de pontos de luz, abajures, luminárias, fitas, mangueiras, spots ou pendentes. Mais do que oferecer inúmeras opções decorativas, as lâmpadas LED são duráveis, econômicas e emitem menos raios UVs (ultravioleta), que são nocivos à pele e à visão.
Ter luzes de LED direcionadas ou combinadas ao uso de dimmers permite, ainda, ajustar a posição e intensidade da luz de maneira prática, criando efeitos bem interessantes.
Dicas que iluminam
No forro de gesso – Mesmo sendo um tipo de iluminação bem clássica, usar LED na borda do forro de gesso costuma ser uma opção interessante. Se preferir um toque mais moderno, opte pelo uso de spots e até mesmo por lâmpadas de cores suaves com controle de intensidade.
Espelhos – Fitas de LED atrás do espelho garantem praticidade e um ótimo resultado na iluminação do banheiro! Além de ser uma super tendência, você terá um ambiente bem mais claro.
Palavras, frases, desenhos – Mangueiras e fitas de LED são opções certeiras para personalizar ambientes. Com elas é possível formar uma palavra, frase ou desenho que tenha tudo a ver com você. Um recurso simples, que traz um ar bem moderno.
Palavras, frases, desenhos – Mangueiras e fitas de LED são opções certeiras para personalizar ambientes. Com elas é possível formar uma palavra, frase ou desenho que tenha tudo a ver com você. Um recurso simples, que traz um ar bem moderno.
Quarto e sala de TV – No quarto é possível usar esses acessórios para iluminar o guarda-roupa ou o closet. O uso de fitas de LED também fica interessante no painel da TV, pois elas proporcionam uma iluminação uniforme e mais suave à sala.
Destaque sua cozinha – As mangueiras ou fitas funcionam para destacar bancadas e armários. Além delas, invista em luminárias e spots que possam compor o espaço, conforme com o seu estilo ou necessidade. Lembre sempre que a cozinha pede uma iluminação mais forte, que facilite o manuseio de utensílios e alimentos.
Nichos e prateleiras – Para dar destaque a objetos que você guarda em nichos e prateleiras, instale fitas ou spots de LED na borda desses espaços. Dependendo do que você pretende destacar, como uma estatueta ou um bicho de pelúcia, o resultado pode ficar sofisticado ou até mesmo fofo.
“Estrelas” no teto – Pontos de luz de LED de diferentes tamanhos e intercalados no teto do quarto criam um efeito de céu estrelado! Essa iluminação combina muito com quartos de bebês e crianças, pois além de decorar deixa o espaço levemente iluminado.
Plantas iluminadas – Para o jardim vale o mesmo princípio aplicado aos nichos e prateleiras, ou seja, você pode destacar diferentes plantas instalando spots direcionados ou fitas de LED.
A hora e a vez no Neon
Outro recurso que está em alta nas tendências de decoração é o uso do neon.
Explicando de modo simples, o neon é um elemento químico em forma de gás que, colocado dentro de um tubo que pode ser dobrado, ganha diferentes formas dá origem à luz brilhante e chamativa que conhecemos.
Com uma gama ilimitada de cores e formas (letras, números, desenhos) a iluminação com neon traz um ar descolado e divertido para ambientes que pedem um pouco de cor e alegria. Mas tome cuidado para não exagerar.
É importante que a iluminação neon seja a peça principal do ambiente. Dessa forma, se o espaço já tem muita informação, prefira o uso de neon branco. Já se a cor predominante for branca, pode arriscar com tonalidades mais vivas.
Essa e muitas outras dicas vocês conferem na nossa editoria Vanguard Lifestyle, clicando aqui.