A preocupação com o nosso estilo de vida e com o quanto ele impacta o planeta tem fortalecido discussões e ideias que adentram as áreas da moda, consumo e também da arquitetura e design. E é como resposta a esse apelo que surgem soluções como a da decoração sustentável.
Por meio dela, é possível deixar a estética do seu apartamento ainda mais agradável e, sobretudo, amigável ao meio ambiente com o uso de materiais ecológicos. E para te ajudar a navegar nesse tema, preparamos um post completo sobre o que é, principais pontos da proposta e dicas super inspiracionais de como adotá-la. Confira!
O que é a decoração sustentável?
A decoração sustentável vai além de uma mera tendência estética. Muito próxima à decoração natural, o décor sustentável se apresenta como uma visão de vida que, por meio da readaptação, busca cooperar com a noção de uma educação ambiental.
Essa proposta se ancora ainda em 3 pontos de sustentação, que a direcionam para reciclagem, reutilização e redução do consumo de materiais, fazendo parte de um lifestyle que visa obter ainda mais qualidade de vida para nós e para as futuras gerações.
Portanto, engana-se quem pensa que se resume a um simples reaproveitamento de materiais. Ela parte de um ecossistema ainda maior, que envolve aquisições conscientes, troca de itens por produtos ecológicos e outras aplicações.

Como aplicar a decoração sustentável no meu apartamento?
Adotar uma decoração sustentável no apartamento é muito mais simples do que se imagina, afinal, estamos falando de um olhar marcante e que, acima de tudo, impulsiona a sensibilidade e disrupção. Ficou curioso para entender como aplicar essa visão a uma experiência de morar criativa e consciente? Veja algumas das principais dicas!
1. Foque no reaproveitamento
Faça um brainstorm de ideias daquilo que quer transformar. Deseja trocar alguns espaços mais pontuais ou sente que uma remodelação total é o ideal? Aqui, não há limites para o desejo de inovação. O grande truque fica por conta do controle do impulso de adquirir tudo novo e a virada de chave vem ao contemplar o primeiro foco dessa proposta: o de reaproveitamento.
Tente listar os móveis e itens que você menos gosta no espaço e, antes de descartá-los, entenda como poderiam ser repensados. É possível aplicar uma pintura? Que tal atualizar o estofado? Você pode também mudá-los de espaço e fazer até mesmo uma simples troca de puxadores para dar uma cara totalmente diferente para sua mobília.
Não deixe de conferir: Conheça 6 tendências de decoração para 2023.
2. Prefira materiais reciclados e orgânicos
Tintas ecológicas, esculturas e objetos feitos de materiais recicláveis, porcelanato e lâmpadas de maior eficiência elétrica são algumas das escolhas presentes em apartamentos sustentáveis.
Outra saída super bacana é a aplicação da madeira de demolição. Ela, que se torna fruto do reaproveitamento, pode ser aplicada em painéis com uma estética rústica para a decoração de sala sustentável, trazendo uma sensação agradável ao aquecer visualmente o ambiente.

Fazer a troca de itens de origem animal também é um must e, nesse sentido, tapetes de pele ou sofá de couro saem de cena e dão espaço para artigos sintéticos!
3. Traga a natureza para perto
As plantas são elementos de design e decoração que jamais sairão de moda. Afinal, a aposta na versatilidade e no charme trazidos para o apartamento agrega diversos benefícios para a rotina. Além disso, o frescor deixa as áreas do seu apartamento arejadas — perfeito para um dia de calor.
No banheiro, por exemplo, auxiliam na regulação da umidade, sendo um diferencial na durabilidade do cômodo e reduzindo a necessidade de gastos voltados para uma manutenção constante. Jiboias, Filodendros e Avenca são uma ótima pedida.
E na hora de selecionar outras opções, é possível ter um cuidado especial ao favorecer espécies nativas do nosso país, como as Bromélias, trazendo a identidade do DNA brasileiro para o apartamento que, pouco a pouco, se adentrará com muita pose ao estilo urban jungle.
4. Considere móveis garimpados
Caso opte por adquirir uma nova mobília para integrar a decoração sustentável, considere a ideia de dar uma boa garimpada. Nesse sentido, os elementos second handed fazem parte de um consumo circular e autêntico, trazendo um ”quê” a mais de autenticidade e personalidade.

Eles vem carregados de história e compondo um storytelling intimista, que pode se tornar o ponto de atenção de determinado cômodo, sem a necessidade de investir em reformas estruturais. A aquisição de bens herdados da sua família também tem tudo a ver com essa proposta.
5. Evidencie a iluminação natural
Um dos principais focos é o aproveitamento máximo da iluminação natural. E para os ambientes, nada melhor do que pensar na concepção e disposição de móveis e objetos, de forma que criem um bom espaço de entrada e circulação da luz diurna.
Nesse sentido, até mesmo janelas e varandas abertas ao longo do dia fazem ainda com que você tenha um consumo de energia consciente.
Viu só? Não faltaram dicas e inspirações possíveis para deixar seu apartamento alinhado a uma proposta de decoração sustentável. E se você gostou desse conteúdo, fique de olho e acompanhe o blog da Vanguard.
Por aqui, o nosso maior propósito é proporcionar experiências de viver únicas e autênticas. E que tal aproveitar para conhecer os microverdes? Eles são uma aposta que alia jardinagem e healthiness e têm tudo a ver com um lifestyle natural.