Ir para a Vanguard

Plantas em apartamento: tudo sobre os principais cuidados

Trazer a natureza para dentro do espaço íntimo é uma maneira que muitos encontram de buscar manter um equilíbrio em meio a uma vida e rotina tão agitadas. Afinal, nada melhor do que essa conexão para auxiliar no encontro de um bem-estar.

E para que você possa ser bem-sucedido nessa tarefa e criar a sua urban jungle particular, é preciso saber como cultivar plantas em apartamento, de modo a mantê-las saudáveis e ainda mais exuberantes.

É sobre isso que iremos compartilhar com você, que vai descobrir que essa é uma atividade muito menos complicada do que parece, além dos benefícios terapêuticos trazidos por esse cuidado. Pronto para colocar a mão na massa? Acompanhe!

Como cuidar de plantas em apartamento?

É apaixonado por plantas, mas nunca teve sorte de conseguir fazê-las durarem? Acredite, existem alguns passos e dicas que irão garantir que isso nunca mais aconteça. É claro que alguns tipos irão demandar cuidados mais particulares, mas, no geral, contamos com princípios que podem ser tranquilamente aplicados para a maioria delas.

E se já trouxemos uma lista completa sobre as principais espécies para decoração natural de apartamento, confira agora um passo a passo completo para cuidar de cada uma delas.

1. Conheça o espaço e saiba selecionar o tipo ideal de planta

Seu apartamento dispõe de boas doses de iluminação direta e natural? Prefere colocá-las em espaços mais reservados ou irá utilizá-las como ponto focal da decoração, em um lindo jardim vertical? Há espaço suficiente para ventilação? E a incidência de calor sobre elas?

Todas essas são questões que precisam ser feitas para que você possa escolher as espécies ideais e conseguir montar um cronograma de cuidados que seja compatível com as necessidades delas.

Considere também sua rotina e quanto tempo pode ter à disposição para ir realizando essa manutenção. Você pode aproveitar e ver esse momento enquanto uma oportunidade de relaxamento e de desconexão com a própria agitação do dia a dia.

Vaso de planta suculenta visto de cima com vaso de planta laranjado ao fundo.

2. Confira o tamanho do vaso

Algumas plantas têm uma tendência a se desenvolverem mais, em termos de tamanho e folhagem, do que outras. Portanto, nada mais justo que pensarmos em vasos que possam atender a essas necessidades de forma específica.

Verifique se a área que tem é suficiente para que elas não tenham o seu desenvolvimento interrompido e escolha o recipiente ideal, que pode inclusive ser aquele toque a mais decorativo para o apartamento.

Arranjo de plantas em cima da mesa

3. Nunca esqueça de adubá-las

Ser uma boa mãe ou pai de plantas envolve entender exatamente quais os tipos de nutrientes necessários para o crescimento de manutenção de folhagens e raízes super saudáveis.

O adubo é um insumo que oferece o que elas precisam conforme as particularidades de cada tipo. E se deseja mesmo meter a mão na massa, pode buscar o reaproveitamento de cascas de vegetais, legumes e verduras ou até de borra de café, sabia?

Mas, se praticidade é o que você quer, é só adquirir adubos que já venham prontos para o uso, como o Bokashi ou o NPK 10-10-10. O ideal é que esse cuidado seja feito de forma mensal.

Pá com terra

4. Antes da rega, sinta se a terra está realmente seca

Mesmo que você já tenha uma noção inicial de qual a necessidade de água de cada planta em seu apartamento, certifique-se de que antes da rega a superfície esteja seca ao toque. Caso a terra esteja úmida, significa que ainda não é necessário molhá-la novamente.

O excesso de água é também um dos fatores que podem apodrecer as raízes e até mesmo matar o seu oásis particular. Então, cuidado!

Pessoa colocando planta em vaso

5. Limpe as folhagens

A manutenção da limpeza é essencial. Na prática, isso significa passar um paninho sempre que perceber um leve acúmulo de poeira, principalmente se elas estiverem localizadas próximo a janelas, portas ou até mesmo varandas do apartamento.

Um pano umedecido apenas com água já é o ideal para manter esse cuidado. E, caso as espécies escolhidas sejam mais delicadas, até mesmo um pincel macio e seco pode fazer esse trabalho.

6. Retire as folhas secas

As folhas que estão quebradas, danificadas ou comprometidas de alguma forma podem acabar sugando muito dos nutrientes e enfraquecendo toda a planta. Sempre que percebê-las, realize uma mini poda ou simples retirada. Uma manutenção super tranquila e que, no final, faz toda a diferença.

Ferramentas para cultivar plantas

7. Dê a medida certa de exposição ao sol

Buscando respeitar sua disponibilidade e a necessidade de cada espécie, coloque as plantas do seu apartamento para receberem a luz solar, mesmo que indiretamente. O período da manhã costuma ser o mais indicado e essa é uma etapa essencial para um crescimento forte e saudável.

É claro que o tempo de exposição precisa ser pensado conforme a indicação de cada tipo, para não arriscar queimá-la. A ventilação também é muito importante, mas evite ventos intensos, pois podem acabar quebrando ou até mesmo ressecando a folhagem.

Confira: 9 plantas pendentes que não precisam de sol frequente

Área com várias plantas

8. Saiba protegê-las de possíveis pragas

Surgiu uma dúvida sobre como conseguir repelir pragas de uma maneira sustentável? A dica é tentar realizar o plantio intercalado com outras espécies, como coentro, manjericão ou alecrim, por exemplo.

Isso porque essas plantas são capazes de realmente criar uma barreira de proteção, mantendo afastados possíveis insetos ou pragas. Pode ser a oportunidade perfeita para aproveitar e montar até mesmo a sua mini horta no apartamento, que tal?

Área com várias plantas com luzes acima

Como recuperar sua planta de apartamento?

Muita calma nessa hora, pois é possível, sim, recuperar plantas que estejam morrendo. Existem algumas soluções que podem te ajudar nessa tarefa, confira:

  1. Certifique-se de retirar todos os galhos e folhagens que possam estar secos, queimados ou quebrados;
  2. Considere mudá-las para um vaso maior;
  3. Aproveite para trocar o substrato;
  4. Reforce a terra com uma dose adequada de adubo;
  5. Veja se a espécie está recebendo a quantidade ideal de sol e rega.

A gente aposta que com todas essas dicas, você vai finalmente saber como cuidar de plantas em apartamento, e essa pode se tornar uma gostosa e relaxante prática e manutenção do seu wellness e bem-estar.

E que tal aproveitar para descobrir como realizar o cultivo de microverdes? Conheça as opções altamente nutritivas e deliciosamente saborosas que também podem fazer parte da sua rotina. Até mais!

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download
Avalie o post
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo