Sabemos o quanto a verdadeira experiência de viver bem envolve muitos aspectos que vão além de uma simples composição de espaço, afinal, o seu apartamento merece e precisa ser o ambiente onde todos os seus desejos e sentimentos sejam expressados.
E é como resposta a essa necessidade que surge a proposta de aplicação da cromoterapia na composição e planejamento de decoração. A terapia das cores busca, por meio desse potencial, traduzir a nossa energia e ajustá-la ao propósito de cada variação das paletas, transformando e impulsionando o nosso bem-estar em cada cômodo.
Então, se você deseja conferir sobre a abordagem da cromoterapia e como aplicá-la de forma harmônica e equilibrada, continue a leitura e confira com a gente!
O que é a cromoterapia?
A cromoterapia é uma metodologia que busca a promoção do alinhamento entre nossas emoções, corpo e mente, através das cores. Com elas é possível fazer um direcionando para uma amplificação dos sentimentos positivos no ambiente.
O seu uso na decoração é baseado no entendimento de que os objetos, mobiliários, paredes e até mesmo flores e plantas conseguem ter um impacto na nossa relação com o ambiente, influenciando muitos dos nossos próprios comportamentos.
Assim, sua utilização busca planejar e aplicar os seus conceitos conforme o que desejamos imprimir em cada espaço do apartamento, tornando a nossa morada um local ainda mais ousado, harmônico e de muita expressão.
E já que estamos falando sobre sentimentos e emoções, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre decoração emotiva, uma proposta que agrega muita sensibilidade em cada espaço.
Quais os benefícios da cromoterapia?
Cada tonalidade tem um propósito dentro da terapia das cores. E, quando feita com atenção, intenção e cuidado, complementa a manutenção do bem-estar, tranquilidade e criatividade do seu apartamento.
Há quem diga que essa é uma das ferramenta que influencia em nossa capacidade na nossa capacidade de relaxar ao final de um dia estressante, conseguindo trazer disposição e vitalidade ao dia, diminuir estresses e até mesmo aliviar alguns sintomas indesejados.
E, além da óbvia abordagem estética, a cromoterapia pode ser utilizada, por exemplo, como complementação de outras técnicas, como a de decoração afetiva ou até mesmo do Feng Shui, contribuindo para que você consiga deixar esses espaços cheios de personalidade.
Como aplicar a cromoterapia na decoração?
Esta é sua chance de promover uma verdadeira transformação ou implementar discretas mudanças que, quando vistas de forma integral, terão o poder de repaginar o visual de um ambiente. A seguir, entenda alguns dos destaques e pontos de atenção na hora de colocar a cromoterapia em prática no seu apartamento.
1. Conheça o propósito de cada espaço
Cada ambiente tem um objetivo ou finalidade, certo? Quando pensamos nas cores para quarto, é comum imaginarmos um cenário com nuances que nos tragam um sentimento de tranquilidade, calma e relaxamento.
Já a cozinha pode ser a pedida perfeita para criação de algo mais dinâmico, vivo e alegre, nos estimulando a produzir e compartilhar esse espaço com amigos e família.
A sala é um ponto que une lazer e descanso, principalmente após um dia agitado e de muito trabalho.
O banheiro pode se tornar nosso oásis particular, impulsionando o autocuidado e relaxamento. Assim, cada um desses locais pode ser beneficiado com uma cuidadosa aplicação de uma verdadeira terapia de cores.
2. Compreenda o significado das cores
Não se pode subestimar a capacidade que as tonalidades têm de influenciar muitas das nossas emoções. Confira:
Leveza, calmaria e cura do azul
O azul é uma das principais tonalidades com essa proposta, agregando tranquilidade para sua vida e indicado para quem deseja garantir uma boa dose de serenidade. É perfeito para quartos.
Paixão, intensidade, vitalidade e força do vermelho
Apaixone-se com as tonalidades vermelhas, mas saiba aplicar com equilíbrio. Afinal, como uma cor potente, o seu excesso pode causar emoções de agitação.
Como uma cor muito associada a alimentos, que tal posicioná-la em alguns pontos da cozinha de seu apartamento? Essa pode ser uma união perfeita!
Tranquilidade e leveza? Vá de verde!
O verde nos remete à natureza e possui uma suavidade que combina perfeitamente com banheiros e quartos. Essa é, inclusive, uma das tonalidades mais escolhidas para ambientes de saúde, por remeter a essa conexão com nosso corpo e ter propriedades curativas.
Experimente o estímulo, reconstrução e vivacidade do laranja
Que tal fazer a aposta no laranja para a composição do seu home office? Afinal, nada melhor do que um toque de energia e alegria para você se sentir encorajado. Ou, você pode ainda trazê-lo para os cenários de uma interação e compartilhamento, facilitando suas trocas sociais.
Tudo zen com o lilás e violeta
Espiritualidade, misticismo e renovação: as cores lilás e violeta prometem uma verdadeira purificação dos espaços, com organização das energias. Ambientes como varandas, terraços ou até mesmo quartos podem ser beneficiados com o seu frescor.
Para uma boa dose de afeto, aposte no rosa
Carinho e delicadeza: o rosa é uma cor versátil, confortável e capaz de construir espaços acolhedores. A ousadia pode ficar por conta de uma tonalidade mais vibrante, que garante aquele toque de modernidade e jovialidade ao ambiente.
Quartos, salas e até mesmo alguns itens decorativos podem ser responsáveis por trazer essa diversidade.
Um toque de agitação amarela
Aposte no potencial do amarelo como uma cor cheia de energia. Para a cromoterapia, ele consegue induzir positividade, otimismo e felicidade. Na cozinha, por exemplo, pode ser a pedida perfeita, deixando esse ambiente menos sério e mais moderno.
Que tal descobrir algumas das cores que combinam super bem com o amarelo?
Sobriedade garantida com o branco
A estabilidade, amplitude e serenidade já são marcas registradas da cor branca que, desde muito tempo, é associada com a harmonia e sensação de limpeza. E aqui, sem limitações, já que combina bem com todas as outras tonalidades, podendo compor banheiros, quartos e salas.
3. Complemente com outros elementos
A iluminação é um dos recursos que podem ajudá-lo a planejar a cromoterapia do seu apartamento, e a própria luz pode ser adaptada para a emissão dessas cores, sendo o toque de destaque nos cenários.
Já a iluminação natural é perfeita para os cenários que utilizam cores mais escuras, trazendo um equilíbrio.
A colocação de trilhos, spots e luminárias também consegue dar um ar de dramaticidade, ousadia e criatividade, convidando você a vivenciar novas emoções.
Caso queira garantir a presença de cores vivas, mas sem pesar a mão, aplique as cores por meio de outros elementos decorativos, como móveis, tapetes e objetos de decoração, que podem facilmente ser mudados se você desejar. Não se esqueça de que é preciso também definir se as cores escolhidas serão frias ou quentes.
As frias são conhecidas pelo seu impacto mais sóbrio, enquanto as vívidas conferem um ar de entusiasmo e intensidade. Mas, acima de tudo, é necessário saber o sentimento que deseja impulsionar. Um bom ajuste entre elas com certeza vai entregar um resultado convidativo e apaixonante.
A cromoterapia é uma tendência não tão conhecida, mas que traz uma verdadeira revolução para a decoração do seu apartamento. E, com essas dicas, vai ficar ainda mais prático e fácil de conseguir aplicá-la.
Curtiu o conteúdo? Acompanhe o blog da Vanguard e fique sempre por dentro das principais trends e dicas que vão dar um verdadeiro up nos ambientes, sempre imprimindo sua personalidade. E aproveite que está por aqui para conferir ainda sobre o color block, tendência que saiu das passarelas e invadiu o mundo do design de interiores.
Até o próximo post!