A comunicação visual das áreas comuns de um empreendimento é um fator super importante, tanto para os desenvolvedores do projeto quanto para os futuros moradores. Pensando nisso, a Vanguard trouxe um novo conceito de sinalização de ambientes para o Arch Jardim Cuiabá, de maneira inovadora e saindo da caixinha do convencional, através da contratação do escritório Nitsche Arquitetos.
Para entender um pouco mais sobre o conceito desse projeto temos que primeiramente compreender como a comunicação visual é pensada e desenvolvida pela Nitsche. O sócio do escritório, João Nitsche, aponta que as identificações dos espaços vão muito além da parte funcional, e devem ser vistas como algo a ser integrado e harmonizado com o projeto de arquitetura, ajudando a trazer personalidade para o prédio.

“A comunicação visual, como o próprio nome já diz, é a parte que fala com o morador, por isso tem que ter um pouco de desenhos, gráficos e até mesmo um pouco de humor, para criar uma relação mais lúdica, e não somente verbal, com as pessoas. O que consideramos importante em um projeto é quando ele consegue transformar ambientes”, pontua João.
Já trazendo para a ideia empregada no Arch, João pontua a proposta como uma quebra de paradigmas da comunicação visual para esse tipo de empreendimento. Isso porque o projeto arquitetônico do prédio é bastante marcado pela exposição das estruturas dos revestimentos, e, pensando na questão de harmonização, na sinalização essa característica também tinha que ficar evidente, o que foi feito através da utilização de tipografias personalizadas.

“Nós deixamos um pouco mais aparente o processo construtivo e de criação das sinalizações no projeto, deixando as linhas que se cruzam e o raciocínio geométrico para a criação da tipografia a mostra, por exemplo. Além disso, a escala do nosso texto vai de acordo com a escala do suporte, ou seja, se temos um vidro no hall tentamos usar todo o espaço desse vidro. Tivemos esse raciocínio no projeto”, conta João.
Além disso, para que o morador tenha uma relação mais positiva com os locais, a comunicação visual de alguns ambientes é interativa. Por exemplo, no piso do Fitness Center foi criado uma modulação de metro para que as pessoas possam usar em algum exercício, além de algumas medidas na parede; no playgroud também há alterações de cores que simbolizam as mudanças de altura em que as crianças podem interagir e brincar.


Assim, a ideia principal utilizada para a comunicação visual do Arch Jardim Cuiabá, que foi desenvolvida especialmente para ele, é que não seja apenas uma identificação, mas que também haja interatividade lúdica com os moradores, de forma que traga personalidade e um diferencial para o prédio.

Serviço
Quer conhecer mais sobre o Arch Jardim Boa Vista? Clique aqui ou aqui.