Principalmente no verão ou em épocas próximas, é comum sentir o calor de forma mais intensa mesmo com o uso de ventiladores. Nesses momentos, o ideal é recorrer a alternativas que possam amenizar a sensação abafada e promover o bem-estar.
Apesar da iluminação natural geralmente ser um ponto positivo, em épocas de calor intenso as melhores alternativas são aquelas que priorizam as sombras e áreas mais frescas.
Nesse post, listamos 9 dicas de como deixar o seu apartamento menos quente e tornar os ambientes mais frescos. Siga a leitura!
1. Escolha bem as lâmpadas dos cômodos
A primeira medida para tentar tornar os ambientes do seu apartamento menos quentes é trocar as lâmpadas e substituí-las por modelos de LED. Em comparação com as lâmpadas comuns, as de LED esquentam bem menos para produzir energia e ainda são mais econômicas.
Por esquentarem menos, elas transmitem menor quantidade de calor para o ambiente. Outro ponto positivo é que elas são mais sustentáveis, colaborando com o meio ambiente!
2. Tenha um ventilador
A tendência, em dias muito quentes, é ligarmos o ventilador na velocidade máxima e deixarmos o vento direcionado diretamente para o corpo, certo? Pois saiba que essa não é a melhor opção!
A melhor posição para deixar o ventilador é aquela em que ele fique voltado para a janela. Dessa maneira, ele será capaz de expulsar o ar quente presente no cômodo.
3. Tenha plantas naturais
As plantas fazem muito mais do que deixar o ambiente bonito, aconchegante e estiloso. Além de aproximar o ambiente da natureza, elas também propiciam a diminuição do calor do ambiente.
Isso acontece porque o processo biológico de respiração das plantas libera água. Assim, o ar fica mais úmido e, consequentemente, mais fresco.
Portanto, considere comprar algumas plantas ou, quem sabe, projetar um jardim vertical e deixar seu apartamento mais verde e aconchegante!
4. Deixe o ambiente o mais arejado possível
Deixar portas e janelas fechadas pode tornar os ambientes do apartamento mais quentes e abafados. Para resolver essa questão, abra todas as portas e janelas que forem possíveis e deixe que o ar externo circule pelo ambiente!
Esse processo cria correntes de ar e é chamado de ventilação cruzada. Além dele, com o auxílio de um ventilador você pode potencializar ainda mais a circulação de ar.
5. Coloque balde de água e toalha molhada nos cômodos
A quinta dica é um método que foi muito utilizado pelos egípcios na civilização antiga, quando não existiam ventiladores e, muito menos, energia elétrica. Naquela época, eles costumavam molhar as toalhas e utilizá-las como cobertores.
Caso você não queira ser tão radical, pendurar a toalha molhada na porta ou no varão da cortina também pode ser uma boa alternativa. Além disso, você pode deixar um balde com água em um canto do cômodo.
Com essas alternativas você deixará o ambiente mais úmido e fresco!
6. Se atente aos tecidos presentes em cada cômodo
Assim como as roupas que vestimos, os tecidos das cortinas, dos móveis estofados, tapetes e roupas de cama também podem ser mais quentes ou mais frios.
Pensando nisso, escolha aqueles tecidos mais leves e de cores claras, principalmente os que possuem alta porcentagem de algodão em sua composição. Tecidos grossos e sintéticos costumam não ser boas opções para refrescar os ambientes em dias de calor.
7. Tente desligar os aparelhos menos usados
Hoje em dia, vários aparelhos que consideramos essenciais para a nossa rotina precisam ser ligados na tomada em algum momento, sejam eles eletrodomésticos ou eletroeletrônicos.
Todos esses aparelhos que são dependentes de energia elétrica para funcionar costumam ficar quentes quando estão em contato com a sua fonte de energia. Se todos eles estiverem ligados, principalmente em um ambiente fechado ou com pouca ventilação, com certeza eles contribuirão para o aumento de temperatura.
Por isso, a melhor opção é identificar aqueles que podem estar na tomada sem ter necessidade e retirá-los. Assim, além de contribuir para um ambiente mais fresco, você também vai economizar energia elétrica da sua casa!
8. Prefira os pisos frios
Da mesma forma que as paredes, mobília, objetos e acessórios de decoração, os pisos também podem absorver ou repelir o calor do ambiente. A absorção ou repulsão do calor dependerá do material que o piso é feito.
Portanto, opte por colocar ou comprar um apartamento com pisos que sejam feitos de cimento queimado, porcelanato, cerâmica ou outros materiais similares que ofereçam esse resultado.
Fique tranquilo com relação à estética do ambiente! O leque de pisos frios é bem grande e com certeza terá algum modelo que combinará com o ambiente.
9. Invista em um ar-condicionado
Assim como o ventilador, direcionar o ar-condicionado para o corpo não é a maneira correta de refrescar o ambiente. A melhor maneira de utilizá-lo é direcionando-o para o lado oposto, seja da cama ou do sofá.
Não se esqueça de observar o estado do aparelho para identificar se ele precisa de manutenção ou troca dos filtros. Isso fará com que ele mantenha a umidade em níveis normais e consiga sustentar a temperatura no grau desejado.
Bônus: Opte por cores mais claras
Se você está na etapa de construir o seu apartamento ou de comprar um, a parte principal desse bônus é: escolha as cores claras para a pintura das paredes.
Se você já tem um cantinho para chamar de seu e ele já tem, pelo menos na maior parte, cores mais claras, ótimo! Caso não, o melhor a fazer é tentar compensar escolhendo com sabedoria as cores dos objetos que compõem o ambiente.
Dê preferência para sofás, poltronas, painéis e demais móveis que tenham cores claras. Como a luz transmite calor, cores mais escuras tendem a absorver esse calor e esquentar o ambiente, enquanto as cores mais claras refletem e ajudam a expulsar o calor.
Aproveitando a dica sobre as cores, vale lembrar que não é necessário se limitar às cores comuns como o branco e o bege para deixar os ambientes menos quentes. Existem diversas paletas de cores para apartamento que podem oferecer esse resultado. Vale a pena conferir!