Quando compramos um apartamento novo, muitas dúvidas surgem. Certamente, na cozinha, como escolher a melhor opção entre coifa, depurador e exaustor é uma delas.
Esses aparelhos são responsáveis por filtrar ou realizar a troca de ar dentro da sua casa, para que seus móveis não fiquem cheirando a gordura toda vez que você cozinha.
Preparamos este post especialmente para trazer as principais diferenças entre coifa, depurador e exaustor antes de você investir em um deles. Se deseja saber mais, continue a leitura!

Coifa
A coifa de cozinha é a opção mais completa entre as três, sua função é filtrar o ar do ambiente eliminando odores, fumaça e gordura em até 90%. Esse equipamento suga o ar quente e o expele para fora da cozinha. É uma ótima opção para aqueles dias de inspiração que você vai preparar uma das receitas do chef Vavo Krieck.
Existem alguns modelos de coifa elétrica, podendo ser instalados no teto, na parede ou no forro. Um ponto importante é verificar se o local da instalação dá acesso ao lado externo da casa para levar o ar quente.

Há duas maneiras que a coifa pode funcionar, aquelas para exaustão e outras para depuração:
- Exaustão: nesse modo, é necessário existir um duto que leve o ar para fora da residência, porém é preciso verificar nas regras do condomínio se é permitido esse tipo de instalação;
- Depuração: no modo de depurar, não é necessário o duto. Aqui, a coifa vai funcionar trocando o ar do ambiente.
Tipos de coifa
Existem alguns tipos de coifa e todas elas filtram o ar, eliminam a fumaça e a gordura para não sujar as paredes. A diferença entre elas é o local em que será instalado.
Coifa de parede
Se a sua cozinha é grande, a coifa de parede pode ser uma ótima opção. É instalada na parede logo acima do fogão ou cooktop para absorver bem os odores e a gordura do cozimento. Esse modelo é indicado para ambientes espaçosos.

Coifa de embutir
A opção mais discreta de todas, a coifa de embutir pode ser instalada embutida em armários ou lareiras, assim, o aparelho fica invisível na decoração.
Um dos erros da arquitetura mais comuns é não se planejar, por isso, antes de investir na coifa de embutir, lembre-se de medir o local onde será instalada. É uma opção moderna e sofisticada, além de cumprir a sua função muito bem.

Coifa de ilha
A coifa de ilha fica totalmente aparente no ambiente, ideal para decorações imponentes. Geralmente, são produzidas em aço ou vidro para um design moderno. Esse modelo é instalado no teto e é indicado para bancadas em ilha que ficam longe das paredes.

Depurador
O depurador possui a mesma função da coifa, porém seu modo de funcionamento é diferente. O aparelho funciona “reciclando” o ar do ambiente, assim, o ar quente é sugado, filtrado e devolvido ao ambiente.
É indicado para cozinhas menores e não necessita da instalação do duto, além disso, são discretos perfeitos para os adeptos da cromoterapia, pois não vai atrapalhar na decoração.
A gordura é sugada e fica retida na grade, por isso, é preciso trocar o filtro e limpar o aparelho sempre que necessário.

Tipos de depurador
O depurador é de fácil instalação e precisa ser instalado diretamente na parede, por isso, não funcionaria para uma bancada em ilha. Também não é indicado para cozinhas industriais.
Depurador slim
O depurador slim é um depurador muito fino e discreto que pode ser embutido no armário para não aparecer na decoração. Apesar disso, seu funcionamento é excelente e alguns modelos possuem mais de um filtro para deixar a sua casa sempre cheirosa.

Depurador inox
O inox agrega um estilo industrial e moderno à cozinha, sendo uma opção interessante. Existem alguns modelos ainda na cor branca para quem gosta de decorações minimalistas.

Exaustor
O exaustor funciona como um ventilador no cômodo, ele suga o ar do ambiente por meio das hélices empurrando-as para fora do cômodo. Para seu funcionamento, é necessária a instalação de um duto, assim como a coifa.
Dentre as três opções, por não possuir filtros, o exaustor precisa de limpezas constantes. Além disso, é o único modelo utilizado em pequenos cômodos ou lavabos que não contam com uma boa ventilação.

Tipos de exaustor
O exaustor é muito utilizado para a troca de ar, porém, como não possui filtro, não é uma boa opção para reter a gordura. Conheça os tipos mais comuns de exaustor abaixo:

Exaustor para cozinha
Esse exaustor vai fazer a troca de ar na cozinha e pode ser instalado na parede ou no teto.
Exaustor para banheiro e lavabo
As novas construções têm adotado a tendência de instalar exaustores no tetos dos banheiros para uma melhor ventilação, sendo uma obrigação naqueles que não contam com janelas. Outra tendência para banheiros e quartos é a decoração emotiva para trazer amparo às emoções no dia a dia.
Exaustor para garagem
Assim como nos banheiros, o exaustor para garagem possui a mesma função de troca de ar. Assim, evita o aparecimento de mofo e ferrugem pela umidade do ambiente.
Qual opção escolher para a cozinha de apartamento?
A resposta é depende! Se você cozinha todos os dias e seu apartamento é espaçoso, uma coifa seria o ideal. Se sua cozinha é pequena ou não se pode instalar um duto, aposte em depuradores.
Se você não cozinha tanto ou precisa de ventilação na cozinha e em outros cômodos, invista em exaustores.

Agora que você já sabe escolher qual o melhor para sua cozinha, tire suas dúvidas relacionadas à decoração do seu apartamento para escolher o modelo com o melhor design para sua decoração.