O nosso apartamento é muito mais do que um local de moradia: é um lar, um refúgio e um espaço dedicado ao aconchego, afeto e pertencimento. Para potencializar o seu conforto, existem formas de promover o bem-estar em casa com algumas escolhas de decoração e hábitos saudáveis.
Quer conhecer um pouco sobre eles? Continue com a gente e entenda a importância de um ambiente para a sua saúde física, mental e emocional.
Qual é a relação entre ambiente e bem-estar?
A arquitetura e o aspecto de um ambiente têm muita influência em como as pessoas se sentem naquele local. A seleção das mobílias, paleta de cores, iluminação, espaços com plantas e de respiro pode aumentar a sensação de conforto, relaxamento e até mesmo de produtividade.

Estar em um ambiente harmônico, acolhedor e que valoriza a beleza impacta o nosso estado emocional, psicológico e disposição. Por isso, promover decorações que valorizam a arquitetura do bem-estar é benéfico para a sua saúde de uma maneira geral.
Quais são as vantagens de um lar aconchegante?
O seu apartamento é um local onde se busca refúgio, acolhimento e um escape da rotina agitada. Proporcionar um lar aconchegante vai muito além de tornar o ambiente bonito, mas que complemente o seu estilo e contribua para a sua qualidade de vida.
Ter um espaço aconchegante nos serve como inspiração, criatividade, conexão com pessoas queridas e proporciona um descanso mais adequado.
7 dicas para promover o bem-estar em casa
Para que você possa transformar o seu ambiente e promover o bem-estar em cada cômodo do seu apartamento, a Vanguard trouxe 7 dicas práticas. São sugestões que inspiram conforto, saúde e sensação de pertencimento, confira:
1. Use cores calmantes nos ambientes
A cromoterapia é um método de influenciar as emoções a partir do uso adequado das cores. Para criar um espaço relaxante, aposte em tonalidades calmantes, suaves e compatíveis com o propósito de cada ambiente. Cores como azul, bege, verde, lilás e rosa podem se apresentar nas paredes, sofás, jogos de cama e até mesmo na marcenaria.

2. Ilumine o seu espaço
A iluminação, principalmente quando o projeto valoriza a luz natural, provoca efeitos positivos na sua saúde. Além de permitir uma melhor observação dos detalhes, destacar o seu ambiente e garantir uma estética encantadora, ela facilita a absorção de vitamina D no organismo, influenciando a disposição.

Janelas amplas, espelhos e paredes em tonalidades claras, que refletem a iluminação natural, são alternativas ideais para aproveitá-la ao máximo. Nos momentos sem sol, a luz artificial, quando bem projetada, também proporciona climas agradáveis.
Para isso, posicione os pontos de luz em locais estratégicos, mescle temperaturas e intensidades, além de evitar luzes muito fortes ou muito fracas. Busque um equilíbrio e encontre aconchego para todos os momentos.
3. Adote o minimalismo e organize os cômodos
O minimalismo é o estilo de vida que prioriza o viver com menos e o que for suficiente, em uma estética mais clean e simples. Ao evitar acúmulos e itens pouco funcionais, você mantém a organização e a praticidade sempre que precisar encontrar algum pertence.
Existem alguns estilos de decoração que valorizam esse tipo de hábito, como o Wabi-sabi. Conhecer diferentes opções de design de interiores vai transformar os seus ambientes.
4. Melhore a qualidade do ar
A qualidade do ar interno pode promover ou evitar problemas respiratórios e de saúde. Por isso, melhore a ventilação dos ambientes, use umidificadores de ar e mantenha plantas em sua decoração para ajudar na purificação do ar, garantindo mais bem-estar e qualidade de vida para toda a família.

5. Crie espaços de relaxamento
Você já pensou em ter um quarto de hobbies ou um ambiente dedicado à leitura? Investir em espaços que sirvam como uma válvula de escape proporciona momentos de respiro, relaxamento e conforto em meio a rotina corrida do dia a dia.

Dedique um local para os seus exercícios físicos, um canto para meditação e yoga ou outras atividades que você gosta e trazem conforto.
6. Use a tecnologia ao seu favor
Com dispositivos inteligentes, como lâmpadas, difusores, ar-condicionado, assistentes virtuais e outros recursos, você pode manter a sua casa toda conectada e personalizada para o que você precisar. Com eles, você pode controlar a intensidade das luzes, temperatura e programar o funcionamento dos equipamentos para proporcionar mais praticidade e bem-estar para cuidar das suas necessidades e de sua família.
7. Planeje uma cozinha equipada e prepare refeições saudáveis
Investir em bem-estar também é escolher hábitos mais saudáveis, como a sua alimentação. Por isso, ter uma cozinha toda equipada com tudo o que você precisa traz muita facilidade e otimização da atividade. Assim, fica muito mais fácil organizar a sua rotina para fazer refeições mais equilibradas e coloridas.
Ter uma alimentação saudável é importante e uma forma de autocuidado, já que influencia a sua saúde, disposição, humor, prevenção de doenças e produtividade. Todas essas atitudes contribuem para que você promova o bem-estar em sua casa, valorizando a qualidade de vida e a tranquilidade nos ambientes.

Continue com a gente e explore outros conteúdos que te ajudam a proporcionar uma experiência de morar ainda mais agradável, aconchegante e com prazer em aproveitar cada momento. Por aqui, você encontra dicas para criar uma rotina de autocuidado, como decorar o seu apartamento para ter mais conforto e expressar a sua personalidade.