Usar obras de arte na decoração dos apartamentos é uma excelente opção para trazer a nossa personalidade ao espaço em que vivemos. Além de ser uma ótima expressão cultural, essas peças especiais dizem muito sobre quem somos e o que admiramos, transmitindo nossas preferências para nossas visitas.
Todo ambiente pode receber obras de arte: salas, quartos, corredores e até mesmo banheiros. Elas podem ser posicionadas sobre móveis, paredes, repousadas no chão, ou se você quer ousar, penduradas no teto. Atualmente, muitas pessoas já sabem que obras de arte, decoração de interiores e design são uma combinação perfeita para transformar o apartamento.


Por isso fizemos essa matéria para te inspirar a aderir a essa nova tendência. Confira!
Como escolher a obra de arte?
Pinturas, gravuras, fotografias, esculturas ou instalações – o formato não importa. O que importa é a sua conexão com a peça. A obra de arte que enfeitará seu apartamento será totalmente sua, terá a sua personalidade e a sua cara. Então aproveite para escolher tudo o que te agrada.

E lembre-se: uma obra de arte não precisa ser cara ou de um artista famoso. Você pode ter peças de artesanato interessantes, telas de um artista local ou pouco conhecido e ainda assim trazer a mesma sensação de personalidade ao ambiente.



As suas obras de arte serão um investimento. Com o tempo, elas podem valer muito mais do que quando foram compradas. Então não se prenda ao custo do quadro ou da escultura, ela não deve estar ali para ostentar, mas sim para trazer emoção
Como decorar com uma obra de arte?
Nossa maior dica é: iluminação!
Independente de qual obra você escolher e como ela como será posicionada, a iluminação tem papel-chave na valorização da peça. Você pode criar focos de luz, destacando essas peças e direcionando o olhar de todos os visitantes para elas. Isso trará um vibe muito mais intimista e especial ao apartamento.
Também indicamos que você tome um pouco de cuidado com a colocação das obras no seu espaço, tente não atrapalhar o fluxo de circulação das pessoas. Por exemplo: peças menores podem ficar agrupadas sobre móveis pequenos e as peças maiores podem ficar sozinhas, em espaços reservados.

E vale lembrar, as obras de arte não precisam ser, necessariamente, objetos de decoração. Hoje, móveis de design assinado são verdadeiras obras de arte, e além de trazer toda a personalidade ao ambiente, também são funcionais. Nomes como Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Fernando Jaeger e Zanini de Zanine, são referências nesses casos.

Gostou das dicas? Então agora é a hora de pesquisar e descobrir o que é mais a sua cara! Transforme o seu apartamento usando a arquitetura, o design e a arte!
Outras tendências como essa você, nós da Vanguard separamos pra você, confira clicando aqui.