Ter um apartamento cheio de vida e cores faz a diferença no dia a dia de quem ama espaços vibrantes. Utilizar decorações com a possibilidade de personalização é fundamental para criar um local que seja um reflexo de sua personalidade e que reflita seus gostos.
É possível criar ambientes que integrem luxo sem perder a vibe despojada, deixando o ambiente confortável e atrativo. Confira 5 dicas para decorar seu apartamento com um design vibrante e transformar seu lar um espaço inspirador em seu lar.
1. Use cores que trazem energia para o ambiente
A escolha correta das cores é fundamental, pois impacta diretamente na percepção do ambiente. A depender da cor escolhida, é possível dar a sensação de um ambiente maior, por exemplo. Por isso, diversos pontos devem ser levados em consideração nesse momento da escolha, como:
- O tamanho do cômodo;
- A iluminação natural e a artificial;
- A harmonização com os móveis;
- O gosto pessoal de quem vai usar o espaço.
As possibilidades de cores são diversas e também podem causar impacto nas sensações que o cômodo proporciona, como tranquilidade, criatividade ou relaxamento. Algumas das cores que trazem energia para o apartamento são: azul turquesa, amarelo, laranja, verde, roxo e rosa.
Quando falamos em cores, também é importante lembrar que não necessariamente elas precisam ser aplicadas nas paredes. Afinal, podem também estar presentes nos objetos decorativos, flores, roupas de cama e, claro, nos móveis.
Falando em móveis, eles são uma das principais maneiras de inovar na decoração sem gastar muito ou fazer grandes mudanças. São opções excelentes para acompanhar as tendências ideais para apartamentos vibrantes.
2. Escolha móveis multifuncionais e modernos
Os móveis multifuncionais estão com tudo, principalmente quando falamos em decorar o apartamento com cores vibrantes. Afinal, com eles, você pode usar sua criatividade para alterar as funções de acordo com a necessidade de cada cômodo, bem como refletir a personalidade que deseja em cada um. Veja as opções:
Sofá-cama: na sala de jogos, de estudos ou até na man cave, o sofá-cama ajuda a otimizar espaço e ainda pode servir para receber amigos ou familiares com mais conforto.
Estante modular: esse tipo de estante pode ser configurado de várias maneiras diferentes para atender suas necessidades, dessa forma, você consegue organizar seus livros na decoração, seus objetos decorativos e até games com mais facilidade e fácil visualização e acesso.
Cama dobrável: principalmente para quartos pequenos, a cama dobrável é uma excelente opção. Elas são fixadas na parede ou embutidas em armários e podem ser facilmente abertas ou fechadas, deixando o espaço livre para circulação quando necessário.
Puff baú: são ótimos para serem usados em ambientes vibrantes, pois existem modelos diferentes que ajudam na decoração. Além disso, eles podem ser usados para armazenar sapatos, roupas de cama ou outros itens que ficariam espalhados.
Cama suspensa: esse é outro modelo de cama interessante para quem busca um design vibrante em apartamentos jovens. Essas camas são altas, acessadas por escadas, e embaixo delas costumam ter uma escrivaninha, ótima para ser usada nos estudos. Além disso, algumas também possuem prateleiras e até mesmo baús.
3. Decore seu apartamento com quadros, pôsteres e murais
Um apartamento com decoração de design vibrante deve proporcionar a possibilidade de dinamismo e mudança sempre que necessário, afinal, nada melhor que ter liberdade para modificar um pouco as decorações de vez em quando. Existem algumas maneiras de garantir essa personalização para o cômodo, confira abaixo algumas dicas e sugestões:
Quadros: aposte em um mix de quadros com diferentes tamanhos em uma parede de grande impacto, como, por exemplo, acima da cama. Nesse caso, escolher quadros com o mesmo tema ou na mesma paleta de cores é fundamental para criar uma composição visualmente agradável e harmônica.
Pôsteres: são ótimos para decorar e deixar um ambiente mais jovem. Hoje existem adesivos próprios que podem ser usados para fixá-los na parede, facilitando a troca constante dos pôsteres – uma ótima opção para quem gosta de dinamismo.
Murais: nos quartos que possuem um espaço para estudos, os murais são uma ótima maneira de organizar tarefas e se inspirar. Vale colocar fotos, pequenas memórias, grade das aulas, datas importantes e demais planejamentos. Os murais também ajudam na decoração, o que deixa o cômodo ainda mais personalizado e único.
4. Integre elementos vintage em espaços contemporâneos
Um ambiente jovem e com design vibrante não precisa, necessariamente, ser carregado de informações ou muitas cores, que podem deixar a decoração over. Pelo contrário, é possível decorar um ambiente de forma vibrante e elegante ao mesmo tempo. Confira algumas dicas para fazer essa integração:
- Escolha móveis ou objetos vintage para serem usados como pontos focais. Pode ser uma escrivaninha, penteadeira, poltrona, espelho ou até mesmo uma luminária;
- Padronagens e estampas vintage também podem ser usadas em roupas de cama, almofadas ou até mesmo cortinas;
- A combinação de cores também é uma ótima forma de integração, misture tons vintage com tons modernos como cinza com amarelo, turquesa com mostarda, etc;
- Aposte em peças atuais com toque vintage, como móveis com pés palito.
As possibilidades de integração são diversas! Você também pode reformar um móvel antigo ou ainda garimpar objetos que fizeram parte da história da família para completar a decoração, como enciclopédias, cabideiros, fotos, luminárias e até mesmo quadros. Você gosta desse tipo de decoração? Então, conheça a diferença entre estilo vintage e retrô!
5. Crie espaços flexíveis e adaptáveis
É importante apostar em espaços que possam acompanhar essas mudanças de forma rápida. Móveis que possam ser adaptados e decorações facilmente reversíveis são ideais para que você possa ter a autonomia de mudar sempre que desejar.
Estantes modulares, nichos, prateleiras e papéis de parede são ótimas maneiras de sempre transformar o quarto sem grande esforço ou investimento. Além disso, investir em roupas de cama lisas e com estampas atuais também ajuda a formar um mix divertido que impacta positivamente na decoração.
Na hora de apostar no design vibrante do apartamento, é fundamental participar de todo o processo de projeto e escolha de todos os itens que farão parte do ambiente. Dessa forma, você pode colocar sua própria personalidade no cômodo e se sentir parte desse momento especial. Confira mais dicas de decoração no blog da Vanguard e transforme sua casa!