O conceito de casa inteligente – com controle de iluminação, ar-condicionado, TV, persianas fechaduras e outros dispositivos – vem sendo cada vez difundido e agrada em cheio quem busca segurança e praticidade. Deixou de ser artigo de luxo, está mais acessívele é também uma opção sustentável, à medida que viabiliza maior economia de energia.
É claro que o custo do investimento em uma casa inteligente vai variar conforme o grau de interação que o morador busca. Mas é interessante saber que lâmpadas inteligentes, por exemplo, custam em média R$ 100,00 cada.
Vem com a gente, que vamos te contar onde você pode fazer um upgrade na sua casa, para deixá-la inteligente.
Lâmpada inteligente – O diferencial desse tipo de lâmpada inteligente é a conexão com aplicativo e wi-fi, o que permite que você controle a iluminação de onde estiver. Outra vantagem é que, além de executar comandos, é possível programar rotinas, como por exemplo, ligar e desligar em determinados horários e parear com assistentes digitais, como Amazon, Alexa ou Google Assistente.
Interruptores e bocais – Vários fabricantes já oferecem também bocais e interruptores inteligentes. Com eles você comandar a iluminação de lâmpadas comuns, além de programar horários para ligar e desligar.
Tomada inteligente – Vale destacar outro produto funcional, que é a tomada inteligente. Ela permite que o morador ligue ou desligue qualquer produto eletrônico direto pelo celular, “cortando” ou liberando a energia para o equipamento nela ligado.
Controle universal – No geral, a “porta de entrada” para fazer da sua casa uma smart home começa mesmo com a iluminação automatizada. Mas tem muito mais para deixar o dia a dia mais prático, como por exemplo, o controle remoto universal, que concentra em um smartphone todos os comandos que você quer dar. Isso Inclui ar-condicionado, TV, receptores, câmeras, plugues, lâmpadas e também eletrodomésticos, desde que sejam smart.
Experiência hands free – Todos esses equipamentos também são controlados por comandos de voz com as principais assistentes digitais, como Alexa ou Google Assistente. É o que se chama de experiência totalmente “hands free” (mãos livres).
Criação de cenas – Os dispositivos de uma casa inteligente trazem um enorme número de possibilidades que podem ser criadas conforme preferências e comodidade do morador. Pense, por exemplo, que ainda no caminho de volta do trabalho você pode ligar o ar-condicionado para encontrar a sala de casa já fresquinha, com a TV já no seu programa favorito e as luzes na intensidade perfeita para relaxar depois de um dia cheio. Muito bacana, não é mesmo?
Fechadura digital – E se você costuma perder as chaves de casa, a fechadura inteligente vai te conquistar! Ela permite abrir e fechar a porta pelo aplicativo do celular e há modelos que operam a partir de sensores de presença, biometrias e senhas. A alimentação pode ser por energia elétrica ou bateria.
Gostou das dicas para deixar a sua casa inteligente? Então vem aqui na editoria Vanguard Lifestyle e confira mais dicas que preparamos para vocês! E se voce quiser conferir os empreendimentos da Vanguard que já tem essas modernidades, é só clicar aqui.