A pandemia de Covid-19 alterou muitos aspectos da vida das pessoas, como a rotina, as relações e o emprego. Com o isolamento social, o home office se transformou em uma necessidade e em uma tendência, isto é, cada vez mais
empresas dos mais variados segmentos da economia têm optado por essa modalidade de trabalho.
O trabalho em casa obrigou muitos trabalhadores a ajustarem os ambientes domésticos, a fim de dar a eles uma cara mais formal e de trazer conforto para a realização das atividades. Nesse contexto, adaptar um quarto disponível pode
ser a solução ideal para um bom home office.
Ficou interessado? Acompanhe este artigo que a Vanguard preparou para você e fique por dentro de 5 dicas para transformar um quarto em escritório!
Móveis confortáveis
Trabalhar muitas horas em frente ao computador pode gerar muitos desconfortos e, inclusive, causar lesões graves na coluna e em outras articulações. Por isso, um dos primeiros pontos a ser analisado ao compor um bom escritório é a qualidade dos móveis.
Uma mesa de acordo com a sua altura e uma cadeira confortável são dois itens essenciais para trabalhar em casa. Assim, ao transformar um quarto em um ambiente de trabalho, você deve levar em consideração o conforto dos móveis utilizados. Isso vai auxiliar você a manter a saúde das articulações e a produtividade durante o expediente.
Iluminação

Para transformar um quarto em escritório, é preciso dar atenção à iluminação. Isso porque um bom home office exige um ambiente bem iluminado, mas sem exagero. Por isso, você deve apostar em lâmpadas de tonalidades claras — dê
preferência ao LED — e em luminárias articuladas, pois elas são excelentes para clarear pontos específicos, seja um canto do cômodo ou uma parte da escrivaninha, por exemplo.
Tomadas à disposição
Poucas pessoas dão importância a esse ponto, no entanto, ele é indispensável. Ter tomadas à disposição é fundamental para qualquer escritório. Por isso, na hora de compor o seu home office, dê atenção à quantidade de tomadas disponíveis no cômodo.
Dependendo da profissão, exige-se uma grande variedade de equipamentos, sendo necessária, assim, uma boa quantidade de tomadas. Computadores, impressoras, modem de internet, entre outros aparelhos indispensáveis para a rotina de trabalho, são ligados todos os dias e ao mesmo tempo, o que requer a disponibilidade de tomadas, a fim de evitar o uso de extensões, cuja utilização pode acarretar riscos às instalações elétricas e prejuízos estéticos para o escritório.
Dê preferência às cores claras
A casa é um lugar de descanso e de lazer, ou seja, originalmente, não foi feita para o serviço. Além das infinitas distrações diárias que o ambiente doméstico oferece, a cama e o sofá ficam a poucos passos do local de trabalho. Por isso, criar um espaço muito escuro, com pouca iluminação, pode ser uma armadilha para a produtividade.
Escolha, portanto, cores claras para a pintura do seu escritório, evitando tons muito saturados. Dê preferência às tonalidades neutras, preservando a sobriedade do ambiente e conferindo a ele um aspecto mais sério.
Deixe o ambiente com cara de escritório
O local de home office deve conservar os conceitos decorativos de um escritório, isto é, precisa evitar objetos em excesso e eletroeletrônicos, como a televisão e o videogame, e, de preferência, precisa ser um local do apartamento com pouco fluxo de circulação, a fim de conter o barulho das outras pessoas da família.

A pandemia impôs uma série de desafios para a rotina das pessoas. Sendo assim, é necessária a nossa adaptação diante das novas circunstâncias. Para trabalhar confortavelmente no seu apartamento, transforme um quarto sobrando do seu imóvel em um escritório. Você terá mais conforto e mais produtividade.
Quer saber mais sobre os imóveis da Vanguard? Clique aqui e descubra cada detalhe do YVY Lindóia, nosso novo empreendimento em Porto Alegre.
Quer ficar por dentro de mais dicas? Acompanhe o blog da Vanguard e confira outros conteúdos sobre o mercado imobiliário.