Criar um espaço multifuncional é uma estratégia inteligente e essencial para quem mora em apartamento e deseja ter ambientes flexíveis com decoração moderna. A escolha dos móveis, objetos decorativos e cores dos cômodos faz toda a diferença nesse processo.
Seja para criar uma área de hobbies ou incluir um home office no seu lar, é preciso ter planejamento e decidir pelos itens adequados para cada necessidade. Continue com a gente e saiba como incorporar o estilo de decoração!
O que é design multifuncional e sua importância para espaços pequenos?
Um espaço multifuncional é um ambiente que integra diferentes atividades e propósitos. Projetado para acompanhar o estilo de vida dos moradores, ele proporciona o uso eficiente e estratégico do cômodo sem comprometer o conforto.
A solução é ideal para apartamentos, principalmente os que possuem metragem pequena, já que garante a otimização do espaço, a flexibilidade com móveis inteligentes e a criação de ambientes cheios de estilo sem comprometer a sua usabilidade. Alguns exemplos desse tipo de design são: salas com home office, cozinha com espaço para receber convidados e quartos com cantos para hobbies.
Como combinar áreas de trabalho, lazer e descanso com criatividade?
Adotar o design multifuncional proporciona um melhor aproveitamento dos seus espaços, facilitando a combinação de áreas dedicadas a mais de uma atividade. Ao elaborar um projeto personalizado, você cria divisões inteligentes e esteticamente agradáveis que vão trazer mais conforto, autenticidade e praticidade para a sua rotina.
Confira algumas sugestões que a Vanguard trouxe para te inspirar nesse processo:
1. Escolha móveis-chave e soluções de armazenamento inteligentes
A peça-chave do seu ambiente integrado e dedicado a várias atividades deve ser móveis multifuncionais, ou seja, aqueles que servem a mais de um propósito. Você pode incluir itens versáteis e espaços de armazenamento sem comprometer o estilo e o conforto em seu apartamento, ao adotar prateleiras de parede, sofás-cama, mesas extensíveis, camas com gavetas e até mesmo armários escondidos sob outros móveis.
Dessa forma, você mantém tudo o que precisa à sua disposição, valorizando a organização e a praticidade para o seu dia a dia, além de criar combinações criativas e inteligentes.
2. Utilize cores e iluminação para delimitar e ampliar espaços
Uma estratégia fundamental para expandir o espaço, além de delimitar as áreas multifuncionais do apartamento, é utilizar as cores e a iluminação a seu favor. As tonalidades claras e neutras dão a sensação de amplitude e tranquilidade, permitindo, também, que você crie combinações com a paleta de cores do seu ambiente.
Já os objetos de iluminação podem ser direcionados a pontos específicos no cômodo, garantindo aconchego e praticidade às suas atividades. Luminárias de chão e abajures, por exemplo, são adequados para cantos de descanso, leitura ou para criar um clima mais intimista. Spots e luzes direcionadas, por outro lado, são importantes para tarefas manuais e espaços de trabalho.
Incluir espelhos de tamanhos variados também contribui para a ampliação do cômodo, refletindo a luz e as cores claras do ambiente.
3. Incorpore elementos naturais para um ambiente aconchegante
A escolha de elementos naturais para a sua decoração pode partir desde materiais resistentes para os móveis até itens decorativos, como plantas no apartamento. Seja qual for a maneira que você decidir incluí-los no seu ambiente, tenha a certeza que eles trarão mais frescor, leveza e aconchego para o seu lar.
Como a proposta dos espaços multifuncionais é a otimização, invista em prateleiras e vasos suspensos para a incorporar ao seu estilo. Explorar as possibilidades de jardins em varandas próximas às suas áreas de atividades também é uma alternativa para valorizar o bem-estar e a qualidade de vida proporcionada ao home office ou hobbies caseiros.
4. Crie uma rotina de organização e manutenção
Mesmo optando por móveis multifuncionais que valorizam o armazenamento dos seus pertences, ambientes integrados contam com muita informação e muita utilização dos seus itens para atividades diversas. Por isso, é fundamental manter uma rotina de organização, limpeza e manutenção dos seus artigos.
Para evitar o acúmulo, faça um desapego regular, doando ou jogando fora itens que não são tão usados. Assim, você pratica uma das principais filosofias do minimalismo e mantém apenas o essencial ao seu alcance.
Para ler depois — Conheça sobre o estilo Wabi-sabi e o japonismo na decoração
5. Personalize o espaço para refletir a sua personalidade
Uma das maiores vantagens em criar um espaço multifuncional é que você escolhe itens versáteis, que combinam com diferentes estilos, permitindo que valorize o que reflete a sua personalidade. Seja com designs modernos em móveis a cores que são a sua cara, você mantém a sua autenticidade e otimização dos ambientes.
Ao seguir essas dicas, o seu apartamento terá um projeto que proporciona a sensação de cômodos maiores, além de ter áreas que não o limitam a realizar apenas uma atividade. Com um design flexível, você tem um lar que complementa o seu estilo de vida para que você tenha uma experiência de morar livre, aconchegante e personalizada.
Continue com a gente e explore outros conteúdos que ajudam a transformar os seus espaços multifuncionais. Por aqui, você também entende o que é apartamento studio e como ter um, além de inspirações para criar ambientes em conceito aberto inovadores.
Até a próxima!