O estilo boho chic se inspira nas tendências e estilos de vida boêmios do século XX. Com uma estética minimalista, aconchegante e naturalista, ele traz muita sofisticação para a decoração de interiores.
Se você busca uma opção de projeto que resgata elementos artesanais com designs modernos para compor ambientes mais agradáveis e sustentáveis, esse estilo é para você! Entenda o que é boho chic, sua origem, principais características e como incorporar em seu apartamento!
O que é boho chic?
O boho chic é um estilo que combina elementos artesanais com influências boêmia e hippie. Ele se popularizou no início dos anos 2000 na moda, mas logo se transformou em uma tendência de decoração que reflete muita personalidade e aconchego, criando um conceito único.
A estética se inspirou no movimento hippie da década de 70 e no espírito livre de artistas e personalidades do século XX. Ela também referencia outros estilos populares como o romântico, oriental, étnico, rock, folk, country e vintage, assumindo um caráter atemporal.
Leia também: Vintage e Retrô – entenda as diferenças entre os dois estilos!
Quais são as características da decoração boho chic?
Tanto nas roupas quanto na decoração boho chic, a composição de estampas, texturas, estilos e cores é a característica-chave do conceito. Nele, é incentivado o mix de propostas que fujam do tradicional, criando combinações que expressam autenticidade e elegância.
Apesar de possuir uma essência despojada, alegre e criativa, o boho chic harmoniza os elementos de maneira sofisticada com um toque de sustentabilidade. Móveis e detalhes artesanais e, muitas vezes, seguindo a premissa DIY (faça você mesmo), recebem designs modernos, em paletas de cores neutras.
5 elementos essenciais para o estilo boho
O boho chic combina várias outras tendências, mas segue um padrão versátil e funcional na decoração. Se você deseja incorporar esse estilo em seu apartamento, confira alguns elementos que não podem faltar no seu projeto:
1. Móveis em madeira
Para seguir o conceito naturalista boêmio, os móveis em madeira trarão toda a essência dessa estética para o seu lar! Prefira peças em madeira clara, em designs em estilo rústico ou vintage.
Algumas opções de madeira para os seus móveis são:
- Cumaru;
- Pinus;
- Pinho;
- Madeira de demolição.
2. Materiais naturais e artesanais
Objetos de decoração artesanais e confeccionados em materiais naturais são a marca registrada do boho chic. Invista em peças em fibras, palha, vime, além da madeira, para garantir um ambiente sofisticado e com decoração leve.
Organize esses elementos próximos ou combinados a plantas! As que formam ramos ou crescem verticalmente são as mais adoradas para esse estilo!
3. Cores em tons terrosos
Apesar da estética aceitar muito bem detalhes em cores vivas e intensas, a sua paleta base de cores gira em torno de tonalidades terrosas e neutras. É comum encontrar referências que abusam do branco, creme, bege e tons arenosos e queimados, como o terracota.
Eles são usados como o plano de fundo contrastante aos elementos naturais e estampas coloridas.
4. Estampas em almofadas, mantas e tapetes
Se a base é clean e naturalista, os detalhes são vivos, intensos, com padronagens étnicas e combinados a texturas diferentes. Muitas peças, como tapetes, mantas e almofadas no estilo boho chic, aliam cores escuras a materiais pesados, como lã e tricô.
Mas cuidado com os excessos! Elas devem funcionar como pontos de destaque na sua decoração, então atente-se para não pesar o ambiente.
Leia também: Cottagecore – O que você precisa saber sobre o novo aesthetic.
5. Conforto e praticidade sem excesso
Os estilos de vida que inspiraram o boho chic caminham juntos a conceitos como liberdade, sustentabilidade e senso de comunidade. Tanto os seus móveis quanto os elementos que vão enriquecer a sua decoração precisam ser funcionais, sem exageros e garantir conforto para a sua rotina.
Por esse motivo, os materiais utilizados são encontrados com facilidade e possíveis de serem feitos artesanalmente, agregando valor e beleza ao seu cômodo. Além disso, a falta de excessos também contribui para ambientes bem aproveitados para uso pessoal e para receber os amigos.
Como criar uma decoração boho chic e aproveitar o aconchego do estilo
A decoração boho chic exalta a beleza, o conforto e o aconchego para criar ambientes harmoniosos e agradáveis para você aproveitar o seu apartamento. Quer entender como aplicar o estilo na prática? Confira as sugestões da Vanguard para deixar cada ambiente do seu lar ainda mais elegante.
Hall de entrada boho chic
O hall é o ambiente no qual as pessoas terão a primeira impressão sobre o seu apartamento. Por isso, apostar em uma decoração que expresse a sua personalidade e interesses é fundamental!
Você pode investir em móveis e objetos funcionais, como porta sapatos e ganchos para casacos fabricados em madeira pinus. Decore com tapetes claros e felpudos, banquetas com assentos almofadados e espelho Adnet para dar um toque ainda mais receptivo às suas visitas.
Sala de estar boho chic
O local para receber os seus amigos e familiares deve receber móveis espaçosos e modernos, com detalhes que fazem toda a diferença e trazem alegria para o seu ambiente social. A dica é decorar com sofás modernos com pés de madeira, poltronas em fibras, pufes e almofadas coloridas para manter todos confortáveis.
Além disso, aposte em tapetes texturizados, mantas quentinhas estampadas e plantas que agregam um frescor à sala de estar. Aproveite a iluminação natural disponível para um espaço ainda mais agradável.
Cozinha boho chic
Transforme a sua cozinha e renove os seus armários vintage ao pintá-los de uma cor intensa, como azul, verde-oliva ou amarelo. Outra sugestão é trocar os gabinetes aéreos por prateleiras de madeira e potes herméticos em vidro transparente, garantindo um toque rústico à sua decoração.
Separe um espaço para colocar plantas, seja no alto das prateleiras ou em um belo vaso sobre a mesa de madeira. Você pode, inclusive, plantar ervas e temperos para que estejam sempre ao alcance para incrementar as suas receitas.
Quartos boho chic
Os quartos também merecem receber uma decoração boho chic e materiais naturais. Invista em jogos de cama estampados e em fibras naturais, com algodão, além de móveis vintages cheios de requinte.
Inclua detalhes em macramê, lã, quadros com ilustrações naturais e um projeto de iluminação mais intimista.
Seguindo todas essas dicas, você já tem toda a base para decorar o seu primeiro apartamento com o estilo boho chic e proporcionar ambientes aconchegantes, funcionais e sofisticados. Se você deseja se aprofundar ainda mais nessa tendência, confira o vídeo da arquiteta Thaisa Bohrer com exemplos práticos para criar composições cheias de personalidade:
Use as orientações da especialista para deixar o seu lar ainda mais com a sua cara e expresse toda a sua autenticidade com muito conforto. Continue no blog da Vanguard e descubra outros estilos, como a decoração escandinava para quem prioriza o aconchego e beleza.
Até o próximo post!