Os tons terrosos com as cores marrom e bege são muito utilizados em estratégias de design de interiores. Seja na composição dos ambientes com objetos ou na pintura dos espaços, as composições de marrom e bege são muito utilizadas em ambientes versáteis.
A versatilidade do marrom e do bege permitem a criação de paletas de cores para apartamentos, buscando transmitir sensações tanto de relaxamento quanto de alegria. Os ambientes próprios para interações sociais podem contar com tons mais vibrantes, enquanto os de relaxamento se aproximam de tons pastéis.
Continue a leitura e confira como escolher a paleta de cores marrom e bege ideal para os cômodos do seu apartamento!
A importância da paleta de cores
A técnica de se utilizar paleta de cores serve para agrupar os tons e dar uma sensação de unidade ao ambiente. Optar por uma paleta resulta em uma identidade bem definida, deixando os cômodos mais convidativos.
Os tons definem o estilo proposto pela obra, além de destacar partes específicas do espaço. Relacionando também com o estudo da psicologia das cores, as paletas podem ser usadas para transmitir diferentes sensações aos usuários.
Ambientes com tons mais quentes podem transmitir sensações felizes, enérgicas e alegres. Já os ambientes com tons claros e frios representam sensações calmas e são frequentemente usados em quartos e salas destinadas ao descanso.
Tonalidades neutras como o branco são responsáveis por causar um equilíbrio entre os tons quentes e frios.
Planejando a paleta de cor dos ambientes
Pensando no planejamento de cores dos ambientes, é possível enxergar a definição da paleta de cores a partir dos componentes macros para os micros.
Os componentes macros são aqueles definidos por pontos maiores, como paredes, móveis grandes, materiais e pisos. Com relação aos componentes micros, referem-se aos objetos de decoração e móveis menores.
Como harmonizar com a decoração?
Como os tons terrosos de bege e marrom são a tradução da versatilidade e da natureza, materiais e móveis de características orgânicas são ideais para compor o ambiente. Busque por materiais feitos com cordas, madeira, palha ou até mesmo com plantas na composição.
Atente-se aos detalhes de decoração.Objetos pequenos e com tons semelhantes ao bege e marrom favorecem o ambiente, criando uma sensação de homogeneidade. Pense também nas cores de sofá, cadeira e mesas de centro para a composição.
Outra opção é acrescentar objetos que contrastem com a pintura, criando pontos de destaque na decoração e tirando o foco do ambiente como algo homogêneo.
Experimente utilizar porta-retratos, esculturas, livros e vasos, fazendo com que o ambiente se torne mais completo. Outra função desses objetos é realizar a integração entre vários ambientes.
Tons terrosos: motivos para usar
As cores relacionadas à terra, como os tons de marrom e bege, conversam e se relacionam com outras sem causar conflito, sejam elas mais neutras e básicas ou mais vibrantes e chamativas.
Dessa forma, os ambientes dos apartamentos se tornam mais aconchegantes e convidativos, remetendo a espaços relacionados à natureza. Além disso, os tons terrosos não são chamativos, dando a sensação quente para o ambiente sem a agressividade de tons mais vibrantes.
Paleta bege
As paletas compostas com o bege, principalmente em uma composição com cores claras, transmitem a beleza de estilos clássicos de decoração. Por isso, se a intenção é tornar o ambiente imponente e chique, aposte em paletas de tons de bege, branco, dourado, cinza e preto.
Paletas em tons mais claros e sóbrios assim também são ideais para banheiros. Isso pelo fato de que os banheiros costumam ter cores mais próximas do branco para transmitir sensação de limpeza.
Você também pode utilizar paletas de bege compostas por tons mais escuros como cinza, preto e azul para ambientes que exigem mais seriedade. As paletas de cores que são tendência para salas, inclusive, costumam mesclar tons de bege e azul, e podem ser usadas em escritórios também.
Paleta Marrom
As paletas que possuem a cor marrom como base podem funcionar em diversos ambientes. Em uma decoração boho, por exemplo, pode ser utilizada uma paleta com tons de marrom, verde e laranja.
A decoração boho transmite ares de descontração, remetendo à boemia. Sua proposição de misturar referências permite que a paleta de cores se faça presente, podendo ser usada em quartos com tons mais claros.
Para ambientes mais alegres como a cozinha, a composição da decoração pode ser adaptada por meio de tons mais vibrantes, por exemplo.
Tonalidades do marrom
A cor marrom pode variar e possuir várias tonalidades diferentes, desde o mais claro ao mais escuro. Essa grande variação permite sua aplicação em diversas ocasiões.
Paletas com Marrom Terra
Coloração que remete ao solo em seu estado fértil, o marrom terra é uma cor que possui profundidade.
Sua solidez resulta em um tom bastante escuro, sendo muito utilizado em ambientes que precisam expressar força e discrição. Um bom exemplo de ambiente que pode combinar com essa tonalidade são os escritórios.
Paletas com Marrom-Claro
O marrom-claro costuma ser usado em móveis e alguns tipos de acabamentos, muito por conta de remeter à madeira. Contudo, ele também pode ser usado como tonalidade principal, equilibrando com tonalidades mais fortes para o ambiente transmitir mais energia.
Outra possibilidade é agrupar o marrom-claro a cores neutras, transmitindo sensações mais sóbrias como calma, paz e tranquilidade.
Podemos tomar como exemplo de combinação mais enérgica as salas de convivência, e como exemplo de combinação mais calma podemos citar os quartos e banheiros.
Paletas com Marrom Chocolate
A tonalidade de marrom chocolate é uma tonalidade intermediária entre o marrom-claro e o marrom terra, sendo bastante utilizada em detalhes e partes menores da composição.
Pensando dessa maneira, uma boa recomendação é utilizar o marrom chocolate apenas em uma parte ou em uma parede do quarto. A tonalidade pode contrastar com marrons mais claros, com cores sóbrias ou mais claras.
Uma possibilidade é usar a parede com marrom chocolate para colocar a cama e a cabeceira, por exemplo.
Se você busca compor as cores do seu apartamento de maneira mais coordenada, procure aplicar a cromoterapia na sua decoração. Ela é uma metodologia que visa aliar as nossas emoções com a decoração, transmitindo os sentimentos positivos ao ambiente!