7 plantas para ambientes internos que você deve ter!

As plantas deixam qualquer ambiente mais alegre e aconchegante,além de contribuírem significativamente para a transformação da decoração. Desde um pequeno cacto até enormes folhas de costela-de-adão, as plantas conquistaram seu espaço e formam novos conceitos decorativos, como o urban jungle, ideal para quem busca incorporar plantas em ambientes internos.

Neste post, selecionamos 7 plantas para ambientes internos que são fáceis de cuidar e que podem ser combinadas entre si, criando uma decoração harmônica. Aproveite essatendência e leve um pouco de natureza para dentro do seu apartamento. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

1. Cactos e suculentas

Os cactos e as suculentas são plantas ideais para apartamentos e ambientes internos. Exigem pouca manutenção e são lindas para decorar o ambiente. Podem ser utilizadas sozinhas ou em grupos, em vasos individuais ou em várias plantas em um grande vaso.

cactos e suculentas

Para cuidar da melhor maneira, regue uma vez por semana com pouca água. No inverno, regue a cada 15 dias. Os cactos gostam de luz direta, já as suculentas preferem luz indireta. Além disso, para uma decoração mais interessante, aposte em alturas diferentes. Mas atenção: é importante saber que ambas são tóxicas para crianças e pets.

Confira também: Decoração tropical: transforme seu apartamento com muita identidade

2. Begônia maculata

A begônia maculata é uma planta que ficou famosa pelo visual exótico, com detalhes em branco que parecem pintados à mão em um fundo verde-oliva, presentes em todas as folhas. Essa planta encantadora combina com vasos de cerâmica e chama a atenção na decoração.

Begônia maculata

Ela simboliza amor leal e afeto. Além disso, se adapta facilmente a ambientes internos, preferindo luz indireta. Regue uma vez por semana e adube a cada 45 dias.

3. Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge, também conhecida como espada-de-Ogum, é considerada um amuleto de proteção pelas religiões de matriz africana. Fácil de cuidar, essa planta ainda auxilia na purificação do ar, além de adicionar um toque de natureza ao ambiente e completar a paleta de cores do apartamento.

Espada-de-são-jorge

É muito resistente, pode ser colocada em diferentes ambientes, desde locais com luz direta até áreas de meia-sombra. Regue uma vez por semana, sempre que sentir o solo seco. É importante salientar que é uma planta tóxica, caso tenha crianças ou pets no seu apartamento. Geralmente, são dispostas próximas à porta de entrada para filtrarenergias negativas.

4. Jiboia

Para quem deseja ingressarno mundo das plantas, a jiboia é a escolha perfeita. É uma planta que gosta de água, e as folhas em formato de coração crescem rapidamente. Além disso, seu efeito pendente é encantador, ideal para diversos tipos de decoração.

jibóia

Esse tipo de planta suspensa pode ser colocada em locais altos como prateleiras ou suportes na parede, onde não haja luz direta. Regue-a de duas a três vezes na semana e adube a cada 45 dias. Assim como a espada-de-são-jorge, a jiboia é uma planta tóxica para animais.

5. Lírio da paz

O lírio da paz é uma planta muito conhecida pela flor branca e as folhas em tom de verde. Possui diversos significados, como tranquilidade, harmonia, pureza e paz. É uma planta que se adapta a ambientes internos e gosta de pouca água e sombra. Pode ser plantada em vasos ou em jardins no solo. Não cresce muito, atingindo o tamanho médio. Ainda, é uma planta tóxica para gatos e cães.

Lírio da paz

6. Pacová

Conhecida também como babosa-de-pau, a pacová possui folhagens grandes e de tom verde brilhante, conquistando o coração de muitas pessoas. Pode ser plantada em vasos ou em canteiros e gosta de meia-sombra. Essa espécie não é muito resistente e deve ser colocada onde não receba luz solar direta ou temperaturas muito baixas.

Pacová

Para cuidar da pacová, observe sempre o substrato, que deve estar úmido, mas não pode acumular água. Adube-a duas vezes ao ano. É uma planta tóxica para cães e gatos, além de causar alergias nos pets.

Confira também: 9 plantas pendentes que não precisam de sol frequente

7. Costela-de-adão

A planta preferida entre todas as pessoas, a costela-de-adão é uma espécie originária do México e gosta de climas tropicais. Se adapta à meia-sombra e possui folhas entrecortadas bastante charmosas para a decoração.

Costela-de-adão

Podem ser plantadas em vasos ou em solo. Suas folhas podem crescer bastante, então escolha vasos de médio a grande porte. Mantenha o solo sempre úmido e limpe as folhas periodicamente. A costela-de-adão produz um fruto tóxico que não deve ser ingerido e suas folhas e caule podem causar náuseas.

Plantas não tóxicas para ambientes internos

Os pets são integrantes das famílias brasileiras, por isso, se você possui um pet, é preciso se atentar ao adotar novas espécies, pois há plantas tóxicas para gatos e cachorros. Mas é claro que também existem algumas espécies seguras e não tóxicas, como:

  • Orquídeas;
  • Camomila;
  • Bromélia;
  • Peperômia-melancia;
  • Samambaia-americana.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também tudo sobre decoração natural. Até a próxima!além de adicionar um toque de natureza ao ambiente

5/5 - (2 votos)
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo