Ir para a Vanguard

Vintage e Retrô: as diferenças entre esses estilos!

A diferença entre o retrô e o vintage sempre causa confusões, seja na arquitetura ou em seu design. E na hora de decorar um ambiente seu, se torna necessário tomar decisões de decoração e organização. Nesse momento as dúvidas aparecem, não é mesmo?

Assim, é hora de pesquisar, observar os detalhes históricos e diferenças de cores, tons, estruturas e móveis é fundamental para compreender as características próprias desses dois movimentos. E considere que essa organização e as cores podem ampliar o ambiente.

Então, se você ainda tem muitas dúvidas entre esses dois estilos e é curioso do tema, vem conosco que juntos vamos descobrir tudo sobre esse assunto!

O que é o estilo vintage?

O vintage é representado por peças feitas dos anos 1930 a 1970. Mas, suas características remetiam a dois movimentos do século XVIII, o Rococó e o Romantismo. As referências são vistas em diversos detalhes como:

  • Uso de porcelanas;
  • Estilos dos móveis;
  • Ornamentos valorizando os espelhos;
  • Riqueza de detalhes.

Alguns desses itens são considerados uma raridade. Porém, muitos sofrerem com o tempo e passam por restaurações. Caso esse processo te custe muito tempo, também é possível encontrar réplicas verossimilhantes.

As principais características do vintage

Essa estética pode lembrar a casa de nossa avó, remetendo a uma decoração afetiva. Esses móveis têm alto valor pela raridade de encontrá-los em perfeito estado. Suas principais características são:

  • Estampa floral;
  • Ornamentos curvos derivados do Rococó;
  • Uso de madeira de boa qualidade e resistente;
  • Tons pastel e cores terrosas.

Assim, pode ser visto sofás com estampas florais, estantes e cômodas feitas de madeira mantendo sua coloração terrosa e ornamentos curvos em cômodas dando riqueza de detalhes na decoração.

Outro fator interessante é que o vintage e o romântico se conectam de maneira positiva. Isso se dá pelo por conta das referências do romantismo em ambos.

Como usar o estilo vintage na decoração?

Primeiro é interessante reparar nos detalhes da estrutura antes de sair decorando. Então, as cores do ambiente causam a impressão inicial, opte por tons pastéis. Ainda é possível fazer uma cromoterapia com o ambiente, porém evite a saturação para não destoar do estilo desejado.

Agora é hora de abusar das referências do século passado. Vitrolas, almofadas com crochês e azulejos são escolhas certas para esse modelo de decoração. Já os móveis de madeira bruta são destaque com os espelhos com ornamentos curvados.

Podemos usar uma sequência lógica para realizar sua decoração, seguindo o passo a passo de:

  1. Defina quais serão as cores e manter o tom pastel;
  2. Estruture uma iluminação coerente;
  3. Separe algumas relíquias dos anos 30 ao 70;
  4. Escolha os móveis do movimento;
  5. Pense nos detalhes com pequenos itens.

O que é o estilo retrô?

Surgindo nos anos 60, na França, o retrô tem como ideia a retrospectiva de estéticas com uma “nova roupagem”. Com isso, podemos falar que esse estilo é a releitura de movimentos estéticos anteriores como o próprio vintage.

Porém, ele conta com algumas características próprias do momento de seu surgimento, como o futurismo no uso de texturas metálicas. Outra referência desse movimento é a arte psicodélica, principalmente por conta de suas cores vibrantes e saturadas.

Assim, esse estilo pode ser muito utilizado com tendências atuais, logo saber a tendência de cor de 2023 pode dar um plus na sua decoração retro!

As principais características do retrô

Aqui as cores se distinguem um pouco da ideia de usar tons pastel do Vintage. Também é comum o retrô usar muitas referências dos anos 60 a 80. Esse período é marcado pelo patriotismo americano e a corrida espacial ligada com o futurista. Suas principais características são:

  • Flexibilidade de estilo;
  • Cores vibrantes;
  • Material variado;
  • Releituras modernizadas.

Isso faz com que esse modelo seja encaixado em muitas decorações. Sua ideia é fazer uma adaptação de um estilo trazendo detalhes do passado.

Como usar o estilo retrô na decoração?

O uso de mesas, cadeiras, racks, bancos e aparadores são opções para encaixar esse visual em sua casa. Com cores vibrantes, por vezes saturadas, é um grande destaque dessa estética.

Fazendo uma retrospectiva do vintage, é possível usar uma vitrola só que buscando uma de material metálico ou cor vibrante. Outra opção a se utilizar para enaltecer o retrô é mesclar a decoração com o minimalismo, industrial ou moderno.

Para isso, é interessante aplicar uma ordem de decoração. Assim, seguir um passo a passo como:

  1. Defina as cores que irá usar, lembre-se que devem intensas;
  2. Planeje quais estilos misturará;
  3. Adicione uma iluminação adequada;
  4. Comece com os móveis e quadros que retratam o movimento;
  5. Adicione detalhes, como a vitrola, pufes, quadros do pop.

Mas, não desconsidere a importância em se atentar para evitar alguns erros na decoração e arquitetura do ambiente.

Principais diferenças entre o estilo vintage e retrô

Depois de ver suas características é interessante pontuar as principais divergências. Apesar de ambos usarem referências passadas para se moldar as aplicações diferentes, não deixe isso te confundir!

Para isso, fizemos uma tabela para você visualizar as principais características:

VintageRetro
Cor pastelCor vibrante
Referência ao Rococó e RomantismoReleitura de muitos movimentos
Estampas floraisEstampas modernizadas
Surgiu nos anos 30Surgiu nos anos 60

Qual a melhor escolha vintage ou retrô?

Não há um estilo melhor que o outro. Considerar cores, materiais e ornamentos ajuda na escolha de vintage ou retrô.

E se você adora misturar visuais modernos e um ambiente com cores vibrantes, o retrô é uma escolha interessante. Isso porque ele abraça diversas outras tendências contemporâneas de decoração e permite cores mais vivas.

Porém, se o seu caso é ser um amante de ornamentos mais detalhados, cores com menor saturação e busca móveis de maior raridade, o vintage pode ser a escolha perfeita.

Vale lembrar, que se você não se identificou com nenhum deles, porém ainda quer um estilo que traga um ambiente confortável e que tenha elementos de ambos, a nova tendência de aesthetic, a cottagecore, pode ser o que você busca!

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download coolpad firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
5/5 - (2 votos)
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo