Ir para a Vanguard

Tapete na decoração: como usar para repaginar seu apê?

É comum encontrar ambientes que passam uma sensação de vazio, apesar de estarem cheios de móveis. Nesses casos, provavelmente, não há tapetes na decoração. Especialmente porque esse item é essencial para garantir um cômodo com mais personalidade e aconchego.

Além disso, a tapeçaria auxilia no isolamento acústico e térmico do lugar, mas apesar de ser uma peça indispensável, ela gera diversas dúvidas quanto ao uso, modelos e estampas a serem escolhidos. Continue sua leitura e saiba como usar o tapete na decoração para trazer mais estilo e traços de sua personalidade ao seu apartamento.

Como usar tapete na decoração?

Os tapetes decorativos são itens essenciais para qualquer cômodo do apartamento, uma vez que agregam conforto e aconchego, ideais para garantir uma sensação mais acolhedora. Além disso, auxiliam na delimitação dos espaços e facilitam a escolha e a disposição dos móveis. Veja dicas de como usá-los na decoração:

1. Saiba combinar os elementos

Pode parecer uma dica banal, mas é preciso saber combinar o tapete com os móveis e o restante da decoração do ambiente. Esta dica é essencial para certificar que os cômodos fiquem harmônicos. A quem prefere não arriscar, ele pode funcionar sendo uma base neutra ou ponto focal.

Agora, àqueles que preferem o maximalismo, a ideia é apostar na mistura de estampas e cores. No entanto, é preciso ter cuidado e não exagerar. Usar o tapete como guia de tonalidade para harmonizá-lo com o restante da decoração pode ser uma boa solução.

Outro desafio é combinar tapeçarias em ambientes integrados. Nesse caso, o mais indicado é apostar em uma peça que tenha personalidade e outra com um estilo mais neutro.

Confira: Vibração e neutralidade na decoração em tons de cinza e amarelo.

2. Abuse da sobreposição

Para cômodos únicos, a sobreposição é uma ótima maneira de trazer modernidade e personalidade para o espaço. Apesar de parecer algo inovador, essa é uma tendência de decoração utilizada há bastante tempo.

Com essa técnica, é possível criar um visual diferente, conforme o gosto de cada morador. Por isso, não existe um padrão, as peças escolhidas vão depender da preferência individual. No entanto, para não errar, invista na escolha de um tapete básico, de tom neutro ou fibra natural, em conjunto com outro estampado e ousado.

3. Aposte na tapeçaria vertical

Pode parecer um tanto estranho à primeira vista, mas o tapete na parede é uma forte tendência do design de interiores. Muito difundida nas redes sociais, esse tipo de decoração aposta em peças manuais adquiridas em feiras de antiguidades.

A tapeçaria fixada de forma vertical é uma tentativa de resgate do ancestral, trazendo o passado para o presente de uma forma diferente. Essa é uma opção ideal para quem quer trazer um toque artesanal para o apartamento.

4. Priorize modelos atemporais

Os modelos atemporais, geralmente, são peças mais neutras e básicas e, por isso, funcionam em diversos estilos e épocas. Dessa forma, são escolhas seguras e devem ser priorizadas na decoração do apartamento.

Optar por aqueles compostos por linhas retas, cortes simétricos e cores neutras traz um ótimo caimento a qualquer ambiente. Caso prefira as estampas geométricas, aposte nas com repetição, como o xadrez, as listras e os losangos, são as melhores opções.

Como escolher o tapete certo para cada tipo de ambiente?

Além de saber combiná-los, é preciso entender alguns pontos para escolher o tapete certo para cada tipo de ambiente. Por mais que as preocupações com as cores, textura e estampas sejam importantes, é preciso se atentar às características físicas do cômodo e da peça. Confira dicas para garantir que isso seja considerado.

Defina o ambiente

Definir o ambiente é o primeiro passo para escolher o tapete ideal. É preciso observar qual o objetivo do lugar, se passam muitas pessoas, qual o estilo de decoração e muito mais!

Esses pontos são importantes porque com eles dá para saber se a peça precisa ser mais resistente, se a cor vai influenciar na redução da sensação de luminosidade do local e várias outras questões.

Você também pode se interessar: Decoração emotiva: a tendência que pode transformar seu apartamento

Considere as medidas

Outra prioridade na hora de escolher o tapete ideal para o apartamento é considerar as medidas. Com a proporção correta, todo o cômodo fica mais leve e harmônico. Se você já colocou uma tapeçaria em algum lugar e teve a sensação de que algo deu errado, então provavelmente o tamanho da peça não era a indicada para o espaço.

Para garantir um visual equilibrado, é preciso que as dimensões estejam conversando entre si. Para isso não tem segredo, é necessário medir todo o lugar, inclusive os móveis. As indicações cada cômodo são diferentes:

  • Sala de estar: é indicado optar por uma opção que seja, pelo menos, do tamanho do sofá. Tapetes muito pequenos dão a sensação que o espaço é menor do que realmente aparenta.
  • Sala de jantar: a tapeçaria precisa ser grande o suficiente para cobrir as cadeiras e mesas.
  • Quartos: deve ficar embaixo de toda a cama e da cabeceira com folga nas laterais.

Pense na limpeza

O tipo de manutenção é um fator importante na escolha do tapete. Para quem prefere praticidade, sem se preocupar com uma higienização constante, a melhor opção são os modelos lisos. Eles, geralmente, são menos espessos e, por isso, acumulam menos sujeira.

As cores escuras também facilitam a rotina de apartamentos com famílias grandes, crianças e pets em apartamentos que seguem o conceito pet place. Elas são ótimas para disfarçar manchas e outras marcas que tendem a aparecer nas tapeçarias.

Qual a função do tapete na decoração?

O tapete tem diferentes funções, muito além da decorativa. As principais delas são:

  • Conforto térmico;
  • Isolamento acústico;
  • Criar demarcações em áreas amplas.

Todas elas podem deixar os apartamentos muito mais aconchegantes e com uma sensação prazerosa.

Qual a importância do tapete?

A importância do tapete não é só a função decorativa. Essa peça também protege o piso dos apartamentos de eventuais riscos e outros danos causados por descuidos. Além disso, é válido ressaltar a proteção acústica e térmica que o item garante ao ambiente.

Por que usar tapete na sala?

A sala é um dos cômodos que o tapete mais aparece. Isso acontece porque esse é um ambiente que pede conforto extra. É um espaço coletivo, usado por todos os moradores visando o relaxamento, sendo assim, por proporcionar isolamento térmico e acústico, a tapeçaria é essencial nesse lugar.

Uma dica para harmonizar a peça com o cômodo é analisar a paleta de cores da sala. Escolha os principais tons e aposte em objetos que sigam esse padrão. O tapete é um item de decoração prático e versátil. Apenas com uma peça é possível transformar todo o apartamento.

Outra decoração com esse mesmo propósito, mas é usada nas paredes, é a pintura geométrica. Saiba mais sobre o assunto e combine estilos. Esperamos que tenha gostado e aproveitado este conteúdo e nos vemos nos próximos posts.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
online free course
5/5 - (1 voto)
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo