Ir para a Vanguard

Erros de arquitetura e decoração: conheça os 8 mais comuns

Chegou a hora de escolher os móveis, a paleta de cores, a iluminação e todos os outros objetos de decoração do seu apartamento! Apesar de essa fase ser a mais esperada para os moradores, é também a que causa mais dúvidas, pois as opções de combinações e estilos chegam a ser infinitas.

Aliada à beleza visual, a escolha deve estar alinhada ao uso e tamanho de cada ambiente. Uma sala de estar integrada com a de jantar, por exemplo, deve ter espaço suficiente para a circulação das pessoas de forma confortável. Já o tamanho do pendente acima do balcão da área gourmet deve ser proporcional a essa área, além de harmonizar com os outros itens decorativos.

Sala de estar de um apartamento decorado com divisória de vidro, muita madeira e elementos acinzentado.

Se você busca encontrar um equilíbrio na decoração ou na reforma do seu novo apê, sem falta ou exageros na sua escolha, listamos quais são os erros mais comuns de arquitetura. Confira:

1. Falta de planejamento

Assim como você analisou a planta do seu apartamento e escolheu a que mais se encaixava com à sua necessidade, é preciso também planejar com calma a decoração. Sem um estilo bem definido, com os móveis e acessórios que serão necessários, você pode acabar comprando itens que não se encaixam na proposta ou não serão úteis.

Por isso, faça uma lista com tudo o que você pensou em adicionar e converse com o seu arquiteto para chegar a um consenso dos modelos e opções que serão bem-vindos em cada ambiente.

2. Estampas que se conflitam

Um dos erros de decoração que causa mais perturbação visual é a mistura de diferentes padrões. Um tapete com estampa geométrica no chão, uma almofada floral sob o sofá e um quadro em estilo pop art na parede podem ser um pouco excessivos para decorar a sala.

sala de estar estilo vintage com muitos quadros e objetos de decoração

Para fugir desse efeito carregado, sempre tente mesclar itens estampados com lisos, variando dentro da mesma paleta de cores.

3. Não manter a proporcionalidade

Usar um sofá que ocupa toda a parede da sala ou uma cama que dificulta o acesso ao closet no quarto são erros bastante comuns e que podem ser facilmente evitados. Sabemos que nesses casos, os modelos maiores parecem ser mais confortáveis, mas eles podem carregar visualmente a decoração.

Antes de escolher os móveis, sempre se certifique do espaço que tem disponível para ele, considerando a localização das outras mobílias e a circulação em cada ambiente.

Essa dica também serve para os objetos decorativos. Uma mesinha lateral com portas-retratos que parecem quase cobrir a superfície pode causar uma sensação de bagunça e desorganização no hall de entrada

4. Não considerar o estilo de decoração

É muito comum combinar estilos diferentes, mas eles sempre devem estar em equilíbrio! Misturar objetos que não “conversam” pode causar uma poluição visual e tirar o ar de espaço agradável no apartamento. Se você quer apostar em um mix, a dica é manter a base da decoração neutra, como móveis e paredes, e apostar nos objetos menores para testar as tendências.

5. Exagerar nas cores

Quando falamos em exagero de cores, logo pensamos nas cores mais vibrantes como vermelho, azul, amarelo, verde e roxo. Elas precisam, sim, ser usadas de forma dosada para cada espaço. Mas o excesso também vale para cores claras! Muito utilizadas em ambientes minimalistas, elas podem causar certa monotonia se não forem bem distribuídas.

sala de estar com parede verde água e móveis retrô

Se você tem dúvidas de como combinar as cores na decoração, confira o texto sobre o assunto: Ouse em seu apartamento! Misture cores na decoração e arrase.

6. Espelhos demais!

Os espelhos são grandes aliados na decoração, deixando o ambiente mais bonito, além de promover uma sensação de amplitude. Mas nem por isso eles devem ser espalhados por toda a casa. Em excesso, eles podem causar um desconforto e até um aumento do stress dos moradores no dia a dia.

Usar este recurso no banheiro ou no closet e em uma parede da sala de jantar já costumam ser suficientes para a funcionalidade física e visual da peça.

7. Esquecer da iluminação

A iluminação pode valorizar ou anular a decoração do apartamento dependendo da escolha dos acessórios. Ambientes em que se precisa de mais atenção, como escritório e cozinha, pedem luzes mais intensas e, no último caso, podem até contar com pendentes decorativos.

Já para os ambientes de descanso, como o quarto e a sala, a dica é inserir pontos de iluminação indireta, como fitas de LED embutidas no gesso, para criar um clima mais intimista e relaxante. Um lustre volumoso em uma bela mesa de jantar é sempre uma ótima escolha, mas é preciso analisar se a temperatura da luz é ideal para os momentos da refeição.

sala de jantar com estante de vidro e sofá grande azul

E se você gosta de um estilo mais moderno, que tal apostar nas luzes para dar uma personalidade ao apê? Veja diferentes formas de usar LED e neon na decoração.

8. Falta de manutenção

A decoração não é um projeto que é implantado e pronto! Os itens que você inseriu em cada espaço e que formam o estilo que você escolheu devem receber cuidados de forma constante, ou até, quando necessário, serem substituídos.

Tente não deixar copos e taças gelados em superfícies de madeira para não manchar, faça uma lista de itens que descascaram e que precisam de conserto, mande as cortinas e tapetes para a lavanderia ao menos uma vez a cada 60 dias e descarte objetos que não tem mais condições de uso.

Agora que você já sabe quais são os erros de arquitetura e decoração podem ser evitados, está preparado para transformar o seu apê em um lugar onde se sinta à vontade para morar e receber os amigos!

Continue acompanhando o blog da Vanguard e acompanhe conteúdos de lifestyle, tendências de decoração e muito mais!

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download
Avalie o post
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo