Investir em imóveis já é uma forma de investimento muito conhecida por diversas pessoas, seja por conta do seu risco menor do que a renda variável ou pelo seu potencial de retorno maior. Independentemente do objetivo, essa ação é uma opção estável e muito atrativa para os investidores.
Se você está pensando em começar nesse ramo e deseja aproveitar as melhores oportunidades, é preciso entender bem sobre como o mercado imobiliário funciona. Para te ajudar, preparamos um guia completo sobre como investir em imóveis. Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber!
Investir em imóveis vale a pena?
A resposta é sim, vale a pena apostar nesse tipo de investimento. Ele possui um baixo risco, principalmente quando comparado à renda variável, e ainda possui um ótimo potencial de retorno. Mesmo assim, é importante tomar alguns cuidados na hora de comprar seus apartamentos e outras propriedades.
É fundamental fazer as aquisições junto de instituições financeiras confiáveis, além, é claro, de adquirir imóveis de construtoras de qualidade, como a Vanguard.
Você precisa também entender a importância de alguns fatores para a valorização ou não do imóvel que pretende comprar, como localização, tamanho, segurança, acabamentos, condições, infraestrutura da região, entre outros.
Leia também: Quais são as principais vantagens de morar em apartamento?
Como investir em imóveis?
Existem muitas formas de fazer um investimento em imóveis, desde a compra de fundos imobiliários até a aquisição de uma propriedade em si. A escolha da melhor opção vai de acordo com as suas necessidades e possibilidades de aplicação.
Muitas pessoas pensam que investir no imóvel deve acontecer apenas nos casos da necessidade de ter um lugar para morar e isso não está errado. No entanto, hoje em dia, é possível investir nessas propriedades também como uma forma de conseguir uma renda extra.
Você pode escolher uma dessas três formas principais de investir em um imóvel:
- Aluguel: investimento com o objetivo de conquistar uma renda com a locação da propriedade;
- Especulação: é feito quando há a intenção de revender o imóvel no futuro com uma valorização;
- Aplicações: aplicação em fundos de investimento imobiliário (FIIs) ou títulos privados (LCI).
Confira a seguir algumas dicas de como investir:
1. Aproveite o potencial dos imóveis na planta
Adquirir imóveis na planta é uma das melhores opções de investimentos no mercado imobiliário, isso porque eles são mais baratos e possuem um grande potencial de valorização quando prontos. A única desvantagem é ter que esperar um tempo maior para conseguir lucrar, já que ele ainda está sendo construído.
Então, se você não tem pressa em reaver o dinheiro aplicado, um apartamento na planta pode ser uma das melhores opções para investir.
Confira também: O que é um loft?
2. Invista na compra e revenda para retornos mais rápidos
Comprando imóveis prontos para revender, você consegue obter os seus retornos em menos tempo. Nesse modelo, o seu objetivo deve ser encontrar propriedades com valores mais baixos e que possam ter um bom potencial de retorno na venda.
É uma ótima estratégia para reaver o dinheiro rapidamente, mas é necessário ficar atento a alguns pontos nesse tipo de negociação:
- Custos de manutenção do imóvel;
- Taxas cartorárias e de intermediação imobiliária;
- Impostos.
Nossa dica é tentar sempre comprar na baixa e vender na alta, por isso, você precisa estar atento às movimentações do mercado imobiliário.
3. Compre para alugar e obter renda passiva com aluguéis
Uma renda passiva é quando você recebe dinheiro sem precisar trabalhar, ou seja, uma ótima opção para quem deseja ter uma rotina mais tranquila, não é? Se você souber fazer bons investimentos em imóveis e colocá-los para alugar, é possível conseguir isso.
No entanto, é importante lembrar que manter um imóvel exige gastos com manutenção e pode haver períodos de vacância, que são aqueles em que não há inquilinos. Comprar apartamentos para solteiros e jovens é uma boa alternativa, já que esse público costuma preferir alugar ao invés de comprar.
4. Invista também em FIIs e LCI
Os fundos de investimento imobiliário são uma ótima maneira de investir em imóveis também. Basicamente, você adquire um fundo comum que investe em imóveis por você.
Dentro das opções de FIIs, podemos encontrar dois formatos diferentes:
- Fundos de tijolo: são fundos que investem diretamente em ativos físicos, como um shopping, por exemplo;
- Fundos de papel: são títulos que investem nos produtos que incentivam a construção, como os LCIs.
A vantagem desse tipo de investimento é o seu baixo custo inicial e a possibilidade de ter uma renda com os seus dividendos, que podem ser mensais, trimestrais ou semestrais. Já a desvantagem é o menor retorno em números absolutos em comparação com a revenda de um imóvel.
Viu como o investimento imobiliário pode ser uma boa opção para a sua formação de patrimônio e renda extra? Para investir corretamente nesse mercado, é preciso conhecê-lo e saber o que avaliar nos imóveis disponíveis. Aproveite para conferir em nosso blog alguns dos principais fatores para avaliar na compra de um imóvel e aprenda no que ficar atento.