A popularidade de apartamentos com muitas divisórias, que determinam bem cada cômodo, perdeu lugar para padrões mais amplos e contemporâneos de ambiente. Assim é o apartamento studio, uma tendência cheia de personalidade, que vem ganhando cada vez mais espaço e conquistando adeptos ao redor do mundo.
Quer saber mais sobre este conceito, como surgiu e o que fazer para implementá-lo? Confira neste post.
O que é um apartamento studio?
O apartamento studio é uma tendência moderna de moradia, que se caracteriza pelo conceito de espaço aberto e possui poucas divisórias no ambiente – normalmente, apenas quartos e banheiros são separados dos demais cômodos.
Também é comum que apartamentos desse modelo tenham o pé-direto duplo e janelas maiores, que costumam ser proporcionais ao tamanho das paredes. O conceito aberto do studio é ideal para quem procura imóveis que permitam que o ar circule mais amplamente e que a luz natural entre com facilidade pelo espaço.
Além disso, é importante ter cuidado ao distribuir a mobília por este ambiente integrado! Para que a organização não seja comprometida, dê prioridade a móveis funcionais e amplos – além de confortáveis -, que possam ajudar a estabelecer os limites entre um espaço e outro de forma sutil.
Qual a diferença entre um apartamento studio e um loft?
É comum que os conceitos de apartamento studio e loft causem confusão, pois ambos são bastante semelhantes. Porém, algumas características importantes ajudam a diferenciar os dois tipos de moradia, como a estrutura e a localização de cada um.
Com dimensões normalmente em torno de 30m² a 50m², o apartamento studio é construído propositalmente em uma estrutura mais ampla, o que possibilita a aquisição deste modelo de moradia ainda na planta. Por esse motivo, é comum que estes imóveis se localizem em áreas como centros de cidades e outras regiões mais movimentadas.
Os lofts possuem, em média, 50m² e possuem menos divisórias, com paredes que geralmente separam os banheiros, apenas. A localização também se difere dos studios, principalmente se o espaço reciclado for um galpão, que é geralmente construído em locais mais afastados, fora dos grandes centros.
A ideia do loft é “reciclar” edifícios comerciais e galpões, que não são mais utilizados, e os transformar em imóveis residenciais. Essa tendência de converter esses espaços em moradia surgiu por volta da década de 50 na França e se popularizou nos EUA nos anos 60, principalmente nas grandes cidades.
Como surgiu a tendência dos apartamentos studio?
A tendência dos apartamentos studio no mercado imobiliário surgiu em grandes capitais do mundo, como Nova Iorque, Londres e Paris, e veio da necessidade de oferecer moradias amplas que pudessem ser integradas aos centros de cidades grandes, sem que ocupassem muito espaço.
Cada vez mais construtoras vêm aderindo a estes imóveis em seus catálogos, por serem alternativas modernas e práticas aos modelos de apartamento mais antigos. É comum, ainda, que os prédios de apartamento studio contem com infraestruturas que contribuam com a praticidade do ambiente, como academias e até mesmo escritórios.
Como transformar meu apartamento num studio?
Se você deseja aderir à tendência de apartamentos studio e morar em um espaço moderno e amplo, o ideal é investir em imóveis que já possuam este modelo de estrutura, ou reformar seu ambiente para diminuir as divisórias que ele possui.
Para aproveitar ainda mais seu espaço, confira as dicas a seguir:
Invista na mobília certa para seu studio
Em um apartamento amplo como o studio, é importante utilizar móveis e objetos de decorações que sigam uma ordem lógica e que direcionem para espaços privativos, mesmo com o conceito aberto do ambiente.
Dê preferência a mobílias amplas e as distribua de forma que elas criem a ilusão de corredores separando sala e cozinha, por exemplo. Outra ideia interessante é apostar em mobília com divisórias abertas, como guarda-roupas e estantes, seguindo o padrão da própria estrutura do apartamento.
Aproveite para ler nosso post sobre guarda-roupas abertos, e comece já a investir nessa tendência estética para o seu imóvel!
Aposte em uma decoração que integre o apartamento
Na decoração, evite o excesso de itens pela casa. O ideal é procurar objetos que complementem esses espaços privativos criados pelos móveis, sendo coerente com as cores e estilos de cada um.
Você pode escolher uma paleta de cor para cado nicho do ambiente, sendo coerente com as combinações, é claro. Isso ajudará ainda mais a definir onde cada “cômodo” se limita. Use também plantas suspensas e cortinas, que podem ajudar a aproveitar o pé-direito duplo, além de expandir a área de circulação.
Não negligencie os cuidados que um espaço aberto pede
Espaços abertos, como os apartamentos studio, podem ter suas desvantagens, como cheio e gordura espalhados por todo o espaço enquanto você cozinha. Por isso, invista em depuradores de ar – que podem até servir de base para uma decoração industrial.
E claro – não se esqueça que organização é a chave! Mantenha sempre cada coisa em seu devido lugar, para que o belo conceito aberto permaneça com cara de casa e não de bagunça!
Se você procura mais dicas de tendências para decoração, confira nosso post sobre as paletas de cores em alta para sala, e transforme o seu ambiente!
Os apartamentos studio são uma ótima alternativa de investimento para quem procura viver em uma boa localização, sem abrir mão da amplitude e modernidade no espaço. Se enquadra nesse perfil, aproveite as dicas que trouxemos neste post e se torne um adepto dessa tendência!