Ir para a Vanguard

Estilo industrial: elementos decorativos e 7 ideias para se inspirar

O estilo industrial é a nova estética queridinha dos moradores mais antenados no mundo decorativo. Se você está pensando em colocar em prática o estilo industrial, nesta publicação, separamos as principais informações sobre o assunto.

Entenda o conceito, como tudo começou, os elementos que o caracterizam e 7 ideias para você se inspirar.

Estilo industrial: o que é?

O estilo industrial tem como princípio um estilo de decorar os ambientes por meio da sustentabilidade. Sendo assim, todas as suas escolhas prezam pela economia, pelo gasto consciente e pelo reaproveitamento de materiais.

Parecido com o estilo rústico, a decoração industrial tem como principal desafio a criação de ambientes harmônicos. Seu visual pode ser definido como algo “cru” e é, na maioria das vezes, aplicado em lofts.

História do estilo industrial

Surgido por volta do século XX, o estilo industrial remete ao modo de vida estadunidense da época. A crise de 1929 causou o fechamento de muitas indústrias, as quais abandonaram as cidades e seus galpões.

Muito marcante na cidade de Nova York, o aumento da população tornou necessária a busca por novas maneiras de morar, dando surgimento aos lofts nesses lugares.

Essa criação se baseava em apartamentos amplos e sem divisões, adaptando fábricas e galpões. Seu objetivo é manter a estrutura e suas características, aproveitando esses fatores também como qualidade estética.

Veja também: Conheça o color block, a tendência das passarelas e do design de interiores

As características do estilo industrial

Atualmente, a estética valoriza ideais mais próximos do contemporâneo e mais alinhados com o século XXI. O estilo une os elementos da indústria em um design urbano e moderno com ampla valorização das texturas.

Você provavelmente já viu algum lugar com essa estética — além do ambiente doméstico, ela está bastante presente em estabelecimentos como bares e salões de beleza. Sua composição é formada por móveis e acessórios valorizados pelas imperfeições. As intervenções do ambiente urbano também são muito bem-vindas!

O estilo industrial ainda está presente na arquitetura dos ambientes de modo funcional. A estética se configura com elementos metálicos nas cores preta, marrom, cinza e prata. Além disso, é comum a combinação com paredes de tijolos e outros itens retrô. Aliás, você sabe a diferença entre retrô e vintage? Temos um conteúdo inteiro destinado ao assunto. Acesse e confira!

Decoração: os elementos essenciais para a estética industrial

Existem elementos que são pontos-chave para identificar um ambiente decorado com estética industrial. Dentre eles, estão os mezaninos feitos com as mesmas diretrizes dos lofts e as paredes com tijolos aparentes. Confira outros elementos característicos:

  • Bancos e bancadas feitos de cimento;
  • Escada feita em metal;
  • Esqueleto sem forro;
  • Chão de cimento queimado;
  • Paredes feitas de vidro.

7 inspirações para compor a sua decoração industrial

Caso você tenha se convencido de que a decoração industrial é o estilo certo para o seu apartamento, aproveite para conferir algumas sugestões que podem te ajudar a aplicar essa estética.

1. Iluminação

A iluminação composta por spots fixados em um trilho torna as opções de iluminação variadas. Preze sempre por uma boa luminosidade, pois essa era uma característica dos galpões. Aposte também nas luminárias artesanais, pendentes ou até mesmo nas luminárias de mesa. Além de representar um design moderno, elas também refletem personalidade.

2. Integração de ambientes

Como os ambientes do apartamento são inspirados em galpões, armazéns e fábricas, a ideia é que ele não tenha divisões entre cada cômodo por meio de paredes. Por isso, invista em móveis que possam fazer essa função de dividir ambientes. Aparadores e sofás são algumas opções que podem ser utilizadas para dar a sensação de delimitação de cada cômodo.

3. Concreto e cimento queimado

Cimento queimado e concreto puro são os queridinhos do estilo industrial, mas você provavelmente já sabe. O que você talvez ainda não saiba é que os móveis também podem ser feitos de — e somente de — concreto.

4. Estrutura de metal

Além de ser uma característica muito própria dos ambientes industriais, as estruturas metálicas são funcionais e podem ter papéis além da sustentação. Vigas de aço, por exemplo, podem servir como composição do ambiente, integrando móveis e promovendo destaque para pontos específicos.

Adicionar objetos de metal na decoração também agregam na definição industrial dos cômodos, como itens com acabamento fosco ou nas cores preta e prata. Tudo vai depender das tonalidades utilizadas na composição do ambiente.

5. Esqueleto e tubulações aparentes

Com a ausência dos forros, os ambientes mantêm a estética de um galpão. Os materiais usados no teto e o resto da estrutura também ajudam a sustentar a estética.

Outro benefício de deixar esses elementos à mostra é a economia e a rapidez para a finalização da obra. Aposte na madeira e no concreto para conseguir resultados ainda mais incríveis!

6. Portas e janelas

As portas e as janelas do estilo industrial são, em geral, grandes e largas. Essa característica transmite a sensação de amplitude ao ambiente. Elas são feitas em esquadrias de ferro, tornando o design ainda mais característico e próximo das indústrias.

7. Rústico: móveis e itens decorativos

Os componentes de decoração, como móveis e outros objetos com características rústicas, também contribuem para o aspecto industrial. A rusticidade no acabamento é muito comum do campo e promove sensação de aconchego, além de tornar o ambiente mais charmoso.

Uma dica é apostar nas cadeiras de ferro e nas mesas de madeira envelhecida. Pode não parecer, mas elas combinam e causam um efeito muito bonito.

Gostou do estilo industrial? Use nossas ideias de inspiração para finalmente colocá-lo em prática. Aproveite e veja um guia de paleta de cores para você usar no seu apartamento. Te esperamos lá!

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
Avalie o post
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo