O guarda-roupa aberto é uma das mais novas tendências do design de interiores, e saber como fazer um não é uma tarefa impossível, muito pelo contrário. Com uma boa inspiração e alguns materiais, você conseguirá facilmente fazer um guarda-roupa aberto do zero.
Combinado a isso, esse móvel também tem suas vantagens, sendo as principais a praticidade e o senso estético que ele agrega, se, claro, for feito da maneira adequada. A seguir, confira nosso passo a passo e alguns modelos para se inspirar.
Leia também: Saiba como aproveitar ao máximo a Iluminação natural da sua casa!
A nova tendência do design de interiores
O guarda-roupa aberto surgiu nos últimos anos, ganhando status de elemento decorativo, indo além da sua funcionalidade. Com isso, esse móvel ganhou espaço em quartos que variam em estilo, decoração e disposição de mobília. Muito disso se deu por sua lista de benefícios, que agrada diversos tipos de moradores.
Presentes tanto em quartos como em closets, os guarda-roupas abertos entregam personalidade, praticidade e um novo olhar sob essa item tão necessário. Esse modelo de móvel também possibilitou que diversos outros tipos fossem idealizados e criados com o passar dos anos. Para além das conhecidas araras, há outra gama de modelos e estilos para você escolher. Selecionamos alguns nos tópicos abaixo, confira.
Veja mais sobre as principais decoração escandinava para se inspirar no nosso artigo do blog.
Como fazer um guarda-roupa aberto – Passo a passo
Antes de qualquer etapa, é importante que você selecione um modelo que se adapte à sua rotina e à rotina da sua família, da mesma forma que integre a estética do ambiente. Pensando na variedade de estilos, mostramos o passo a passo para cada um deles:
1. Guarda-roupa aberto de madeira
Esse é, talvez o guarda-roupa com mais potencial para agregar estilo e personalidade ao ambiente. Mais associado ao estilo rústico, esse modelo de móvel é uma peça coringa para combinar com o restante do cômodo, se alinhado na tonalidade certa.
– desenhe o projeto do jeito que achar melhor;
– una algumas ripas de madeira na mesma tonalidade;
– use pregos e cola para juntar as partes desejadas;
– coloque os cabideiros no meio do móvel;
– enfeite com cestos e plantas em lugares estratégicos;
– envernize o móvel se achar necessário.
2. Guarda-roupa aberto em estrutura de metal
Ao contrário do anterior, esse é um dos guarda-roupas abertos mais comuns daqui. Esse é um modelo que combina com os estilos industriais e urbanos, mas que também soma com outras decorações.
– faça um projeto para separar os nichos e mensurar quantidade de metal necessária;
– compre canos de metais prontos e faça cortes/soldagens de acordo com o projeto;
– fixe na parede para garantir a sustentabilidade ideal;
– pinte com uma tinta-spray para metal na cor desejada;
– deixe a tinta secar e coloque os cabideiros nos lugares certos.
Nesse caso, você também pode incluir portas e suportes de madeira para somar ainda mais personalidade e primor ao móvel.
3. Guarda-roupa aberto com canos fixados na parede
Nesse caso, você poderá fazer algumas escolhas: fixar o cano de uma parede a outra, fixar um lado na parede e outro em uma prateleira, ou ainda, dividir os canos em pequenos nichos.
– escolha o lugar em que você vai colocar o cano;
– caso você escolha fixar em uma prateleira ou outro móvel, garanta que o peso não será um problema;
– fixe o cano na parede e use uma tinta-spray para dar brilho e vida ao guarda-roupa.
4. Guarda-roupa aberto com cabideiro fixado na parede
Esse é o modelo mais simples, mas que definitivamente não deixa a desejar no quesito estilo e praticidade. O segredo, para esse caso, é escolher o lugar e altura certa para colocar o cabideiro.
– meça o tamanho da parede para saber a dimensão ideal do cabideiro;
– cuidado com a grossura do cabideiro e certifique-se de que o cabide caiba;
– pinte da cor que desejar;
– padronize os cabides para potencializar a estética do guarda-roupa.
Uma dica interessante é fixar uma prateleira ou estante em cima do cabideiro, aproveitando mais o espaço e aumentando as possibilidades de otimizar a decoração do ambiente. Você também pode aproveitar o cabideiro e pendurá-lo ao teto.
Já sabe o que é guarda-roupa aberto e como fazer um? A verdade é que há uma ampla lista de modelos para você escolher. O que precisa estar alinhado é aquele que atenderá suas necessidades e que combinará com seu estilo de vida e com a decoração do ambiente.
O guarda-roupa aberto possibilita que você use a criatividade e disponha os nichos do jeito que achar melhor. Mas lembre-se que deixar o móvel sempre organizado é imprescindível para manter o visual adequado.
Saiba mais sobre o universo da ornamentação de imóveis no blog da Vanguard e tenha acesso a mais dicas, informações e novidades.
Leia também: Ouse em seu apartamento! Misture cores na decoração e arrase.