Ir para a Vanguard

Por que cuidar da alimentação é tão importante?

Cuidar da alimentação é de grande importância para manter o organismo saudável e se prevenir de doenças ou complicações que possam se desenvolver com o passar dos anos — no entanto, os motivos para uma boa dieta não se limitam a isso. Manter uma alimentação equilibrada é a base para ter uma vida duradoura e garantir o bem-estar físico e mental diário.

A partir do momento em que você não cuida do que consome, aumentam as chances de adoecer, ter mais dificuldades para dormir e não conseguir se sentir verdadeiramente bem. Assim, a rotina começa a se tornar mais cansativa, as horas de sono não são suficientes para descansar e, consequentemente, você acorda no dia seguinte com mau-humor.

Para ficar mais por dentro do assunto, continue a leitura e se informe sobre como criar uma rotina de alimentação saudável, os benefícios, como mantê-la e mais. Acompanhe!

Como ter uma alimentação saudável?

A base para cuidar da alimentação de forma saudável está em não consumir alimentos gordurosos constantemente — afinal, esses calóricos são responsáveis por auxiliar no aumento de peso. Os produtos industrializados também devem ficar de fora da dieta, pois contêm muito sal e outros aditivos nocivos, principalmente hambúrgueres, salsichas, presuntos, linguiças, sopas e molhos prontos.

Além disso, cuidar da alimentação requer ingestão regular de, no mínimo, 35 ml de água para cada quilo de peso. Ou seja, varia de pessoa para pessoa e deve ser ingerida ao longo do dia.

Os benefícios da alimentação saudável

Uma alimentação saudável protege o organismo contra doenças cardiovasculares, diabetes, AVC e obesidade. Ela ajuda você a se sentir mais ativo, confortável, bem-humorado e com disposição para realizar uma série de atividades durante o dia com mais foco, pois ocorre uma diminuição do estresse.

Cuidar da alimentação permite, ainda, que você melhore a sua memória e cuide da saúde intestinal — este último benefício é fundamental principalmente para pessoas que sofrem de prisão de ventre. Além desses fatores benéficos, podemos citar:

  • Prevenção de doenças infecciosas;
  • Redução do risco de desenvolver doenças crônicas;
  • Melhora da concentração;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Auxilia a ter uma boa noite de sono.

Quais são as consequências de uma alimentação inadequada?

O aumento de peso é uma das consequências negativas de não cuidar da alimentação. Afinal, comer produtos gordurosos, industrializados e processados resultam no acúmulo de gordura, assim como doces e refrigerantes, que são extremamente problemáticos quando ingeridos em grande quantidade.

Saiba que você também sente menos disposição ao longo do dia, o seu intestino não funciona como deve e há aumento do estresse. Você não consegue dormir corretamente e fica com a sensação constante de que as horas passaram tão rápido que seu corpo mal teve tempo de descansar.

Por não cuidar da alimentação, é possível desenvolver doenças sérias ao longo de sua vida. A gastrite, por exemplo, é um problema de saúde causado por uma inflamação e ocorre tantopelo consumo inadequado de alimentos como pela falta de alimentação adequada.

Dicas para uma alimentação saudável

Cuidar da alimentação não é um desafio impossível de ser realizado. Você precisacomeçar com a redução dos alimentos prejudiciais que costuma consumir. Lembre-se que o exagero é responsável por prejudicar a saúde e o bem-estar das pessoas e, por isso, precisa ser observado. Além disso, há outros passos a serem seguidos nessa jornada. Confira:

Consuma frutas e vegetais

Não são todas as pessoas que realmente gostam de vegetais e verduras, mas são exatamente os folhosos que contêm excelentes minerais e vitaminas. Com a união das frutas como sobremesa, você consegue reduzir a vontade de comer doces, pois há a possibilidade de realizar receitas muito saborosas para ingerir no dia a dia.

Compra de alimentos 

A compra dos alimentos pode ser feita em mercados e feiras. Sempre escolha produtos frescos que fazem parte da época em que estamos para conseguir uma melhor qualidade aliada ao bom preço. Com relação às verduras e legumes, invista em alface, cebolinha, couve, abóbora, pepino e quiabo, perfeitos para refogados e saladas.

Coma, no mínimo, três vezes por dia

Por alguma razão, as pessoas criaram o hábito de pular a primeira refeição do dia que é o café da manhã — seja pela falta de tempo ou por haver poucas opções disponíveis para consumir. Fato é que você precisa comer adequadamente de manhã, mesmo que seja uma xícara de café e pão acompanhado de ovo mexido ou omelete. 

É indispensável que, nesse processo de cuidar da alimentação, você coma pelo menos três vezes ao longo do dia — incluindo o almoço e o jantar. Também há a importância de colocar dois lanches no cardápio entre as refeições principais. Evite biscoitos e frituras nesses momentos e tente incluir fontes de proteína, como frango e iogurte.

Evite os alimentos processados

Por mais que sejam saborosos e rápidos de preparar, os ultraprocessados não fazem bem e prejudicam totalmente a saúde. Você pode evitar ingerir em sua rotina ou apenas limitar a uma pequena quantidade por semana.

Troque o óleo por azeite

O óleo é um dos ingredientes mais básicos na cozinha dos brasileiros, porém ele não faz bem à saúde quando usado em excesso. É mais adequado substituir pelo azeite, que é saboroso e evita que os pratos fiquem com um sabor oleoso, além de ser saudável e combinar com uma variedade de preparos.

Cuidado com o sal

O sal é um ingrediente que ajuda a dar mais sabor aos alimentos, porém o excesso pode causar problemas no coração e nos rins. O sódio em uma quantidade muito alta gera dificuldades do corpo eliminá-lo e o acúmulo da substância pode causar o temido cálculo renal.

Coma devagar

Comer com pressa é um problema grave e precisa ser corrigido. Ao comer devagar, você sente o sabor dos ingredientes, e o organismo consegue digerir o que foi consumido durante o dia corretamente.

Evite fast food

Por mais que a rotina seja muito corrida, procure cuidar da alimentação mesmo fora de casa e encontre restaurantes que servem refeições feitas na hora. Caso contrário, sugerimos que você defina um cardápio para toda a semana, preparando os pratos e colocando no congelador para ingerir na semana.

O que comer para manter a alimentação saudável?

Frutas, legumes e verduras são as principais sugestões para cuidar da alimentação com mais eficiência ao longo dos dias. É possível definir diversos cardápios balanceados e com tudo o que você precisa para se manter forte, saudável e mais disposto a realizar as suas atividades.

Você também deve consumir proteínas presentes em alimentos como peixes e frangos, assim como na carne vermelha. É possível incluir uma salada acompanhada de grãos como o arroz, que combina com brócolis e cenoura, e diversos legumes de sua preferência.

Cuidar da alimentação não deve ser visto como um problema complicado de lidar, pois é a sua saúde que necessita de cuidados. Você se sentirá melhor, mais disposto, menos estressado e não terá problemas de fome constantes que ocorrem quando você se alimenta inadequadamente.

Se você gosta de manter um estilo de vida voltado para o conforto, precisa conhecer o conceito hygge criado para expressar aquela sensação de tomar uma bebida quentinha em um dia frio debaixo das cobertas, sabe? Conheça mais desse assunto com a Vanguard.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
free online course
Avalie o post
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

Ir para a Vanguard Voltar ao topo